CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 64 - CPP / 1941

VER EMENTA

DA AÇÃO CIVIL

Art. 63 oculto » exibir Artigo
Art. 64. Sem prejuízo do disposto no artigo anterior, a ação para ressarcimento do dano poderá ser proposta no juízo cível, contra o autor do crime e, se for caso, contra o responsável civil.
Parágrafo único. Intentada a ação penal, o juiz da ação civil poderá suspender o curso desta, até o julgamento definitivo daquela.
Arts. 65 ... 68 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 64

Lei:CPP   Art.:art-64  

STJ


EMENTA:  
RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. CONDENAÇÃO EMBASADA EM PROVA OBTIDA POR MEIO DE INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA, DECRETADA NO BOJO DE INQUÉRITO POLICIAL INSTAURADO PARA INVESTIGAR A PRÁTICA DE CRIME DE HOMICÍDIO. ENCONTRO FORTUITO DE PROVAS (FENÔMENO DA SERENDIPIDADE). DESCOBERTA DA PRÁTICA DE CRIME DE INJÚRIA RACIAL PELO INVESTIGADO CONTRA O DELEGADO DE POLÍCIA RESPONSÁVEL PELA INVESTIGAÇÃO, ORA RECORRIDO. PROVA UTILIZADA PARA A CONDENAÇÃO DO RÉU EM QUEIXA-CRIME. POSTERIOR EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE PELA PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA ESTATAL. IRRELEVÂNCIA. INDEPENDÊNCIA DAS RESPONSABILIDADES CIVIL E PENAL. ARTS. 64 E 67, II, ...
« (+734 PALAVRAS) »
...
do CPC/2015 não exige autorização expressa do magistrado responsável pela produção da prova para que ela seja utilizada em outro processo.5. Conquanto o objeto do presente recurso seja apenas a discussão acerca da legalidade da prova emprestada, deve-se repudiar as graves ofensas cometidas pelo recorrente, as quais extrapolam os limites do simples desabafo contra eventual injustiça em seu envolvimento na investigação criminal por homicídio, em manifesta afronta à dignidade do recorrido, o qual se viu injustificadamente ultrajado em razão da cor da sua pele, fatos que não podem ser tolerados pelo Poder Judiciário.6. Recurso especial desprovido. (STJ, REsp 1780715/SP, Rel. Ministro MARCO AURÉLIO BELLIZZE, TERCEIRA TURMA, julgado em 23/03/2021, DJe 30/03/2021)
Acórdão em AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS | 30/03/2021

TRF-2


EMENTA:  
AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. PRAZO PRESCRICIONAL. PENA IN ABSTRATO. PROCESSO CRIMINAL. RÉU, AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL CONDENADO PELOS CRIMES previstos no ARtigo 171 c/c artigo 14, II e artigo 88, DO CP. DOLO. INDEPEDENCIAS DAS INSTÂNCIAS. RAZOABILIDADE DAS SANÇÕES APLICADAS. ARTIGO 11 DA LIA. REMESSA NÃO CONHECIDA. APELO DO RÉU I MPROVIDO. 1. Trata-se de remessa necessária e apelação interposta por IRARI ANAPURUS contra a sentença de fls. 2338/2356, que nos autos da ação civil pública proposta pelo MINISTÉRIO ...
« (+4489 PALAVRAS) »
...
sua aposentadoria, por entender indevida a penalidade a ele imposta no âmbito do processo administrativo disciplinar, o que, por si só, já demonstraria a n ecessidade de nestes autos aplicar-se a pena de perda do cargo público. 75. Na mesma linha do Juízo a quo "A suspensão de direitos políticos por três anos também impede que o servidor retorne à Administração Pública, ainda que para ocupar outro cargo ou emprego público, cuja ilibada conduta se exige, bem como o cumprimento da legalidade estrita", bem como "deve ser proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos por três anos, com o fim de não permitir que o réu, ainda que de forma transversa, mantenha vínculo com a administração p ública." 7 6. Remessa necessária não conhecida. Apelação do réu improvida. 7 (TRF-2, Apelação / Reexame Necessário 0097998-03.2017.4.02.5101, Relator(a): ALCIDES MARTINS, 5ª TURMA ESPECIALIZADA, Julgado em: 10/12/2020, Disponibilizado em: 15/12/2020)
Acórdão em Apelação / Reexame Necessário | 15/12/2020

TRF-2


EMENTA:  
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ART. 1.022 DO CPC. VÍCIOS. CONTRADIÇÃO E OMISSÃO. INEXISTÊNCIA. ANÁLISE FÁTICO-JURÍDICA. IMPROVIMENTO DOS EMBARGOS DE DECLARAÇAO. 1. Trata-se de embargos de declaração opostos por AMAURI FRANKLIN NOGUEIRA FILHO, JÚLIO CESAR NOGUEIRA e MARCOS ANTONIO contra o acórdão do evento 49, ACOR1 - 2º grau que, nos autos da ação ordinária de ressarcimento ao erário ajuizada pela UNIÃO, negou provimento aos recursos, e manteve a sentença que julgou procedente o pedido para condenar os réus, ora embargantes, ao ressarcimento do montante correspondente ao valor depositado em suas contas bancárias na Suíça, devidamente corrigido e juros de mora de 1% desde a data final de cada período ...
« (+2047 PALAVRAS) »
...
Suíça corresponde a um dano ao erário de igual valor. Por fim, restou cabalmente demonstrado, no âmbito do processo penal, que todo o saldo constante das contas abertas e mantidas na Suíça pelos réus tem origem ilícita, o que foi em linha acima, minuciosamente analisado." 11. Nítido se mostra que os embargos de declaração não se constituem como via recursal adequada para suscitar a revisão na análise fático-jurídica decidida no acórdão e, mesmo para efeitos de prequestionamento, os embargos de declaração só podem ser acolhidos se presentes qualquer um dos vícios elencados no art. 1022 do Código de Processo Civil, o que não se constata na situação vertente. 12. Embargos de declaração improvidos. (TRF-2, Apelação Cível n. 01698450220164025101, Relator(a): Juiz Federal WILNEY MAGNO DE AZEVEDO SILVA, Assinado em: 07/05/2024)
Acórdão em Apelação Cível | 07/05/2024
DETALHES PDF COPIAR
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Art.. 69  - Título seguinte
 DA COMPETÊNCIA

DO PROCESSO EM GERAL (Títulos neste Livro) :