CPC - Código de Processo Civil (L13105/2015)

Artigo 136 - CPC / 2015

VER EMENTA

DO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

Arts. 133 ... 135 ocultos » exibir Artigos
Art. 136. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.
Parágrafo único. Se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.
Art. 137 oculto » exibir Artigo
FECHAR

Artigos Jurídicos sobre Artigo 136

O que todo Advogado precisa saber sobre a desconsideração da personalidade jurídica - Geral
Geral 21/05/2020

O que todo Advogado precisa saber sobre a desconsideração da personalidade jurídica

Veja as dúvidas mais comuns sobre o conceito e aplicabilidade do incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

Jurisprudências atuais que citam Artigo 136

Lei:CPC   Art.:art-136  
Publicado em: 04/05/2021 TJ-DFT Acórdão

202

EMENTA:  
  PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. EXECUTADA. PESSOA JURÍDICA. FORMA DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E ALCANCE DE PATRIMÔNIO DE TERCEIRO. INCIDENTE. AJUIZAMENTO. IMPRESCINDIBILIDADE. PRETENSÃO INCIDENTAL. DEFLAGRAÇÃO. PRESSUPOSTOS (CPC, ART. 134, § 4º). AUSÊNCIA DE SUBSTRATO MATERIAL. INVIABILIDADE DE INSTAURAÇÃO. PENHORA ELETRÔNICA. BACENJUD, INFOJUD E RENAJUD. FRUSTRAÇÃO. ENCERRAMENTO IRREGULAR DAS ATIVIDADES DA EMPRESA. DEMONSTRAÇÃO. INEXISTÊNCIA. ABUSO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. DESVIRTUAMENTO DA DESTINAÇÃO OU CONFUSÃO PATRIMONIAL. ...
« (+345 PALAVRAS) »
...
presumida nem intuída, tornando inviável até mesmo a deflagração do incidente de desconsideração da personalidade se não subsistentes elementos mínimos que induzam ao uso indevido da pessoa jurídica. 5. Conquanto o encerramento das atividades da empresa à margem das exigências administrativas não encerre prática ortodoxa, de forma isolada, não encerra fato suficiente a induzir a realização dos pressupostos necessários ao levantamento do véu que divisa a autonomia patrimonial da pessoa jurídica e dos detentores do seu capital social, legitimando o direcionamento dos atos expropriatórios ao patrimônio dos sócios, pois não induz que fora gerida de forma abusiva ou com confusão patrimonial nem que fora utilizada como forma de acobertamento dos sócios. 6. Agravo conhecido e desprovido. Unânime.     (TJDFT, Acórdão n.1334228, 07433546720208070000, Relator(a): TEÓFILO CAETANO, 1ª Turma Cível, Julgado em: 28/04/2021, Publicado em: 04/05/2021)
COPIAR

Publicado em: 13/02/2020 TJ-DFT Acórdão

202

EMENTA:  
  PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. EXECUTADA. PESSOA JURÍDICA. FORMA DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E ALCANCE DE PATRIMÔNIO DE TERCEIRO. INCIDENTE. AJUIZAMENTO. IMPRESCINDIBILIDADE. PRETENSÃO INCIDENTAL. DEFLAGRAÇÃO. PRESSUPOSTOS (CPC, ART. 134, § 4º). AUSÊNCIA DE SUBSTRATO MATERIAL. INVIABILIDADE DE INSTAURAÇÃO. PENHORA ELETRÔNICA. BACENJUD, INFOJUD E RENAJUD. FRUSTRAÇÃO. ABUSO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. DESVIRTUAMENTO DA DESTINAÇÃO OU CONFUSÃO PATRIMONIAL. INDÍCIOS. DEMONSTRAÇÃO. INOCORRÊNCIA. AUTONOMIA PATRIMONIAL. MITIGAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. ...
« (+270 PALAVRAS) »
...
deflagração do incidente volvido a esse desiderato deve derivar de suporte subjacente. 4. Como exceção à regra da autonomia patrimonial, a desconsideração da personalidade jurídica e a penhora de bens pessoais dos sócios da pessoa jurídica para a satisfação de obrigações contraídas pela executada, conquanto legalmente assimilável, deve derivar da comprovação de que a pessoa jurídica excutida fora utilizada de forma abusiva e dissimulada, não podendo essa anomalia ser presumida nem intuída em razão da frustração na localização de bens a serem objeto da constrição patrimonial, tornando inviável até mesmo a deflagração do incidente de desconsideração da personalidade se não subsistentes elementos mínimos que induzam ao uso indevido da pessoa jurídica. 5. Agravo conhecido e desprovido. Unânime.     (TJDFT, Acórdão n.1227744, 07192720620198070000, Relator(a): TEÓFILO CAETANO, 1ª Turma Cível, Julgado em: 29/01/2020, Publicado em: 13/02/2020)
COPIAR

Publicado em: 17/03/2022 TJ-SC Acórdão

Agravo de Instrumento

EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. DECISÃO INTERLOCUTÓRIA QUE INDEFERIU PLEITO DO CREDOR PARA CONSULTA DE MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS EM NOME DE EMPRESA EM QUE O DEVEDOR FIGURA COMO SÓCIO, BEM COMO UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS BACENJUD E INFOJUD PARA LOCALIZAÇÃO DE BENS EM NOME DA ESPOSA DO EXECUTADO. RECURSO DO EXEQUENTE. SUSTENTADA OCORRÊNCIA DE OCULTAÇÃO/TRANSFERÊNCIA DE PATRIMÔNIO PARA SOCIEDADE EMPRESÁRIA E À CÔNJUGE DO EXECUTADO. DECISÃO RECORRIDA QUE INDEFERIU OS PLEITOS PORQUANTO OS DESTINATÁRIOS DA MEDIDA NÃO INTEGRAM A LIDE. SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA CONSTITUÍDA NA FORMA DO ARTIGO 1.052 DO CÓDIGO CIVIL. PERSONALIDADE JURÍDICA E PATRIMÔNIO DISTINTOS DOS SEUS SÓCIOS. IMPOSSIBILIDADE DE EXECUÇÃO DIRETA. NECESSIDADE DE INSTAURAÇÃO DE INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO INVERSA DA PERSONALIDADE JURÍDICA PARA QUE A EMPRESA VENHA A RESPONDER POR DÍVIDA NÃO CONTRAÍDA (ART. 133, § 2º, CPC/2015), OBSERVADO O PROCEDIMENTO DISCIPLINADO NOS ARTS. 135 E 136 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. PESQUISA DE BENS EM NOME DA ESPOSA DO DEVEDOR. IMPOSSIBILIDADE. CASAMENTO PELO REGIME DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS QUE NÃO PRESUME A SOLIDARIEDADE DA DÍVIDA EM VISTA DAS DIVERSAS EXCEÇÕES PREVISTAS NOS ARTIGOS 1.659 E SEGUINTES DO CÓDIGO CIVIL DE 2002. CÔNJUGE VIRAGO QUE NÃO PARTICIPOU DO PROCESSO DE CONHECIMENTO E DA FORMAÇÃO DO TÍTULO JUDICIAL. NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA AO CONTRADITÓRIO E AO DEVIDO PROCESSO LEGAL. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJSC, Agravo de Instrumento n. 5026364-80.2020.8.24.0000, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Haidée Denise Grin, Sétima Câmara de Direito Civil, j. 17-03-2022)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Art.. 138  - Capítulo seguinte
 DO AMICUS CURIAE

DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS (Capítulos neste Título) :