CF - Constituição Federal (CF/1988)

Artigo 13 - Constituição Federal / 1988

VER EMENTA

DA NACIONALIDADE

Art. 12 oculto » exibir Artigo
Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.
§ 1º São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais.
§ 2º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 13

Lei:CF   Art.:art-13  

TJ-RS Meio Ambiente


EMENTA:  
CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. PLEITO DE ADOÇÃO DE PROVIDÊNCIAS DE CUNHO ADMINISTRATIVO TIPICAMENTE LOCAIS. ESTADO E ILEGITIMIDADE PASSIVA. DISTINÇÃO ENTRE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E COMPETÊNCIA COMUM. ARTIGOS 23, 24 E 30, I, CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ARTIGO 13, I, CONSTITUIÇÃO ESTADUAL. Afigura-se correta a decisão agravada, ao declarar a ilegitimidade do Estado do Rio ...
« (+234 PALAVRAS) »
...
exclusivamente a direção superior da administração municipal, forte nos artigos 84, II, CF e 82, II, CE e em atenção ao princípio da simetria, não fosse evidenciarem os elementos de prova até então carreados não estar a municipalidade inerte frente às deficiências apontadas pelo Parquet, havendo nos autos demonstração das providências por ele adotadas com vistas à melhoria do serviço prestado, realidade esta que afasta a presença dos requisitos exigidos pelo artigo 300, CPC/15 para concessão da tutela de urgência. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. (TJ-RS; Agravo de Instrumento, Nº 70083865170, Vigésima Primeira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Armínio José Abreu Lima da Rosa, Julgado em: 24-06-2020)
Acórdão em Agravo de Instrumento | 29/06/2020

TJ-RS Inconstitucionalidade Material


EMENTA:  
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI MUNICIPAL Nº 10/1997 DE CAMAQUÃ. FORMA DE APRESENTAÇÃO DE RECEITUÁRIO MÉDICO. COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO. ART. 22, INCISO XVI, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. INCONSTITUCIONALIDADE. VIOLAÇÃO AOS ARTS. 1º, E 13 DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL. O constituinte originário outorgou competência aos Municípios para legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e a estadual no que couber (art. 30, incisos I e II, da Constituição Federal). Desborda dessa competência norma que dispõe sobre a forma como devem ser redigidos receituários médicos, invadindo competência privativa da União para legislar sobre condições para o exercício de profissões, prevista no art. 22, inciso XVI, da CF. Violação aos arts. 1º, e 13 da Constituição do Estado. Precedentes deste Órgão Especial. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE JULGADA PROCEDENTE. UNÂNIME. (TJ-RS; Direta de Inconstitucionalidade, Nº 70083881433, Tribunal Pleno, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Marcelo Bandeira Pereira, Julgado em: 17-07-2020)
Acórdão em Direta de Inconstitucionalidade | 22/07/2020

TJ-RS Pública


EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PÚBLICO NÃO ESPECIFICADO. MEIO AMBIENTE. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. MUNICÍPIO DE TORRES. LIMINAR. CANIL/GATIL PARTICULAR. AUXÍLIO COM RAÇÃO E MEDICAMENTOS. CONCORDÂNCIA DO ENTE PÚBLICO. APRESENTAÇÃO DE PLANO ESTRATÉGICO PARA SUPORTE AO ABRIGO DE ANIMAIS. MANUTENÇÃO. 1. Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público em desfavor do Município de Torres com o objetivo de impeli-lo a fornecer materiais necessários à preservação de canil/gatil particular, como a dispensação de ração, medicamentos veterinários e mão de obra necessária à conservação do local, requerendo, inclusive, antecipação dos efeitos da tutela. Deferida a medida liminar, irresigna-se o ente municipal tão somente em relação à determinação para apresentar plano estratégico que auxilie na manutenção do ...
« (+414 PALAVRAS) »
...
art. 225 da Constituição Federal, cuja proteção foi atribuída ao Ministério Público, nos termos do art. 127, caput, do texto constitucional. Não se há falar, dessa forma, em prejuízo à reserva do possível, ao mínimo existencial, em ofensa à separação de poderes, em violação da prévia previsão orçamentária ou não observância do princípio da razoabilidade. O próprio Supremo Tribunal Federal entende como possível a adoção de medidas assecuratórias dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos pelo Poder Judiciário. Manutenção da decisão agravada. NEGARAM PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO. UNÂNIME. (TJ-RS; Agravo de Instrumento, Nº 50590190720218217000, Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Laura Louzada Jaccottet, Julgado em: 25-08-2021)
Acórdão em Agravo de Instrumento | 26/08/2021
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 14 ... 16  - Capítulo seguinte
 DOS DIREITOS POLÍTICOS

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Capítulos neste Título) :