Súmula 14 - Súmulas do STJ

VER EMENTA

Súmula 1 a 99

Súmulas 1 ... 13 ocultos » exibir Artigos

Súmula 14 do STJ

ARBITRADOS OS HONORARIOS ADVOCATICIOS EM PERCENTUAL SOBRE O VALOR DA CAUSA, A CORREÇÃO MONETARIA INCIDE A PARTIR DO RESPECTIVO AJUIZAMENTO.
Súmulas 15 ... 99 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Súmula 14


Jurisprudências atuais que citam Súmula 14

Lei:Súmulas do STJ   Art.:art-14  
Publicado em: 31/08/2021 STJ Acórdão

CERCEAMENTO DE DEFESA

EMENTA:  
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CERCEAMENTO DE DEFESA. INOCORRÊNCIA. CARÁTER SIGILOSO DA INVESTIGAÇÃO. DILIGÊNCIAS EM CURSO. SÚMULA VINCULANTE N. 14/STF. AGRAVO IMPROVIDO.1. "É possível a decretação de sigilo para diligências cautelares em andamento durante o inquérito policial, quando a publicidade do ato possa comprometer a eficácia da medida, em observância ao preceituado na Súmula Vinculante n. 14/STF" (RHC 71.214/RN, Rel. Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, DJe 16/12/2016).2. Ainda que a defesa sustente não existir, nos autos, prova de que haveriam de fato diligências em curso, não cabe a esta Corte duvidar da veracidade do afirmado, que tem (juris tantum) presunção de veracidade, a qual, enquanto não contestada mediante elementos concretos, devidamente demonstrados por prova pré-constituída, deve ser mantida.3. Agravo regimental improvido. (STJ, AgRg no RMS 66.364/RS, Rel. Ministro OLINDO MENEZES (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TRF 1ª REGIÃO), SEXTA TURMA, julgado em 24/08/2021, DJe 31/08/2021)
COPIAR

Publicado em: 30/09/2019 STJ Acórdão

AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL

EMENTA:  
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS FIXADOS EM 5% SOBRE O VALOR DO PROVEITO ECONÔMICO OBTIDO PELA PROCEDÊNCIA DO PEDIDO, QUE CHEGA AO MONTANTE DE R$ 625.567,58, EM JUNHO DE 2010. EXECUÇÃO FISCAL QUE SE ARRASTA POR 9 ANOS. BASE DE CÁLCULO DOS HONORÁRIOS QUE DEVE SER ATUALIZADA DESDE A PROPOSITURA DA AÇÃO. AGRAVO REGIMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS A QUE SE NEGA PROVIMENTO. AGRAVO REGIMENTAL DE (...) PALM PROVIDO, APENAS PARA ESCLARECER QUE A VERBA HONORÁRIA FIXADA EM 5% SOBRE O VALOR DO PROVEITO ECONÔMICO DEVE SER CORRIGIDA DESDE O AJUIZAMENTO DA DEMANDA. 1. O critério para a fixação da verba honorária deve levar em conta, sobretudo, a razoabilidade do seu valor, em face do trabalho ...
« (+122 PALAVRAS) »
...
são razoáveis. Ademais, massiva e já pacificada é a jurisprudência de que a exequente poderia - e até deveria - ter sido ponderada antes da promoção da iniciativa judicial, e não somente após tal iniciativa. 3. Por outro lado, nos termos da Súmula 14/STJ, a atualização monetária dos honorários advocatícios fixados sobre o valor da causa atribuído em sede de Embargos à Execução incide a partir da propositura da demanda.4. Agravo Regimental do MUNICÍPIO DE CANOAS/RS a que se nega provimento. Agravo Regimental de (...) PALM - MASSA FALIDA provido, para esclarecer que a verba honorária fixada em 5% sobre o valor do proveito econômico deve ser corrigida desde o ajuizamento da demanda. (STJ, AgRg no AREsp 426.749/RS, Rel. Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 23/09/2019, DJe 30/09/2019)
COPIAR

Publicado em: 12/12/2017 STJ Acórdão

RECURSO ORDINÁRIO INTERPOSTO POR DOIS RECORRENTES

EMENTA:  
PROCESSUAL PENAL. RECURSO ORDINÁRIO INTERPOSTO POR DOIS RECORRENTES. F. E. L. A. F. e T. F. R. RECURSO DE F.E.L.A NÃO CONHECIDO. NENHUM ATO JUDICIAL CONCRETO CONTRA ELE EDITADO. BUSCA E APREENSÃO. CELULAR DA RECORRENTE T. F. R. ARRECADADO COM A DILIGÊNCIA. ALEGAÇÃO DE QUE TERIA HAVIDO VIOLAÇÃO À SÚMULA VINCULANTE Nº 14. MATÉRIA NÃO APRECIADA NO ACÓRDÃO ATACADO. NÃO CONHECIMENTO SOB PENA DE SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA. ILICITUDE DA MEDIDA. NÃO OCORRÊNCIA. ATENDIMENTO DOS DITAMES LEGAIS. 1 - Não detectado nenhum ato judicial concreto contra o recorrente F.E.L.A.F. não merece seu recurso conhecimento. 2 - Não se conhece, sob pena de supressão de instância, da alegação da recorrente T.F.R. de que teria havido violação à Súmula Vinculante nº 14, pois não foi o tema decidido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará. 3 - Não há falar em ilicitude da apreensão do celular de T.F.R. se constatado que a medida coercitiva atendeu aos ditames legais. 4 - Recurso ordinário de F.E.L.A.F. não conhecido. 5 - Recurso ordinário de T.F.R. conhecido em parte e, nesta extensão, não provido. (STJ, RHC 85.522/PA, Rel. Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, SEXTA TURMA, julgado em 05/12/2017, DJe 12/12/2017)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Súmulas. 100 ... 199  - Conteúdo seguinte
 Súmula 100 a 199

(Conteúdos ) :