6 dicas certeiras sobre como fidelizar clientes na advocacia

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Por Modelo Inicial
13/12/2019  
6 dicas certeiras sobre como fidelizar clientes na advocacia - Geral
Fidelizar clientes é algo fundamental para manter a sustentabilidade do seu escritório de advocacia. Aprenda como fazer isso em 6 passos.

Neste artigo:
  1. Construa um bom relacionamento
  2. Garanta o melhor atendimento
  3. Escute o cliente e tire todas suas dúvidas
  4. Procure manter um controle das expectativas
  5. Mantenha o cliente informado
  6. Adote diferentes canais de comunicação

O sucesso de um escritório de advocacia depende de uma boa demanda de ações judiciais. Isso significa ser contratado para trabalhar em vários casos ao mesmo tempo, pois a sustentabilidade do negócio depende disso. Assim, além de atrair novos, é fundamental que o advogado saiba como fidelizar clientes.

Afinal, por que atuar em apenas um processo, se você pode atender determinada pessoa sempre que ela precisar? Essa situação favorece, inclusive, novas indicações, pois um bom trabalho, quando reconhecido, tem maiores chances de gerar recomendações. Porém, isso dependerá de você e do serviço prestado.

Se ficou interessado e quer saber o que fazer para fidelizar clientes na advocacia, continue a leitura e confira as 6 dicas certeiras que listamos para você!

1. Construa um bom relacionamento

Ser cordial, gentil e atencioso é uma postura que todo profissional da área de serviços, e que, portanto, lida com pessoas, deve adotar perante seus clientes. Isso também vale para a advocacia. Dessa forma, procure evidenciar essas características no exercício da sua profissão.

Seja muito claro e paciente ao explicar as etapas de um processo, assim como ao expor os riscos e as possibilidades de êxito para quem for contratar você. Dessa maneira, você será reconhecido pelo bom relacionamento que estabelece com os seus clientes, e não apenas pelo bom trabalho na defesa dos interesses deles, o que faz toda a diferença!

2. Garanta o melhor atendimento

Mais do que ter um bom relacionamento, é preciso prezar pela oferta do melhor atendimento. Isso porque estamos falando de uma relação profissional antes de qualquer coisa. E, para que ela se dê de forma benéfica para ambas as partes, alguns pontos são importantes. O primeiro deles é a pontualidade. Então, nada de deixar o cliente esperando. Ao agendar um atendimento, chegue com antecedência.

Também é muito importante estar preparado para os encontros, estudando pelo menos os aspectos gerais que envolvam o caso a ser tratado. Caso o processo judicial já esteja em andamento, tenha certeza de que domina o que está acontecendo nele. Analise o andamento processual e registre as informações mais importantes, de forma a cercar as perguntas que o outorgante possa fazer a você.

3. Escute o cliente e tire todas suas dúvidas

Uma ação judicial não é algo tão simples assim de entender, e isso é verdade até mesmo para alguns advogados no início da carreira, concorda? Pois, para o cliente que não é da área, menos ainda. Logo, ao esclarecer como uma ação judicial acontece, é normal que ele tenha dúvidas.

Nesse momento, é fundamental que você o escute com atenção e procure saná-las da maneira mais clara possível. Utilize uma linguagem simples, assegurando que ele vá entender o que você está dizendo. Dessa forma, ele se sentirá acolhido e seguro em tê-lo como seu representante não somente no processo em questão, mas em eventuais ações que possam surgir no futuro também.

4. Procure manter um controle das expectativas

Não é raro um cliente chegar a um escritório de advocacia com um caso jurídico, narrando outro semelhante de algum conhecido e já esperando ter o mesmo êxito. Contudo, isso é perigoso, pois cria uma falsa expectativa sobre a futura ação ou até mesmo sobre os resultados do serviço que você vai prestar. E, sabe-se que não está ao alcance do advogado assegurar o sucesso do cliente, pois há muitas variáveis envolvidas em uma aça judicial.

Nesse sentido, se o que você quer é fidelizar o cliente, não ofereça garantia nenhuma sobre nada e tente controlar as expectativas deles. Como mencionado, seja claro a respeito da possibilidade de vitória ou de derrota em um litígio. Assim, ele reconhecerá a sua maturidade profissional e não correrá o risco de se frustrar. Isso garante uma credibilidade a mais no seu trabalho e ele poderá voltar a contratar você mesmo que não saia vitorioso de uma causa.

5. Mantenha o cliente informado

Os andamentos de um processo nem sempre são tão ágeis como gostaríamos. Mas, ainda que decorra um longo período entre uma atualização e outra, é muito importante manter o cliente sempre informado sobre o que está acontecendo na ação em que ele é parte (mesmo que não haja nada de novo).

Fazer isso com frequência evita que a pessoa que o contratou tenha a impressão de que a demora se deve a uma má prestação advocatícia. Esse comportamento transmite, então, a imagem de um profissional responsável e atencioso, fazendo com que o cliente fique satisfeito com o serviço e busque-o em outras oportunidades.

6. Adote diferentes canais de comunicação

É verdade que o e-mail é o meio de comunicação mais formal e muito usado entre clientes e advogados. Por outro lado, ele também representa uma limitação em alguns aspectos, principalmente no que se refere ao tempo entre uma mensagem e outra. Além disso, outras mídias são hoje de fácil acesso e ganharam a preferência de muita gente. Portanto, para oferecer o melhor atendimento, procure diversificar os canais de interação com o seu cliente.

Explore diferentes mídias sociais, para que esteja acessível aos seus contratantes. Você pode utilizar aplicativos de mensagem, garantindo uma comunicação rápida e eficiente. No entanto, lembre-se de restringir o uso desses recursos no contrato para uso profissional, mantendo um número corporativo para isso. Sobre o tema, leia sobre como o whatsapp pode influenciar no seu contrato de honorários.

Sendo assim, você deve saber que o que move um escritório de advocacia é a atuação constante e diversificada em processos judiciais. Nesse aspecto, atrair mais pessoas é bom, mas garantir outros atendimentos ao mesmo contratante é uma estratégia melhor ainda. Por isso, é imprescindível saber como fidelizar clientes. Como visto, algumas atitudes simples, porém relevantes, são bastante eficientes.

Depois de colocá-las em prática, lembre-se de fazer uma pesquisa de satisfação ao final de cada atendimento. Isso permite que você identifique, a partir do ponto de vista do cliente, os pontos fortes e o que precisa ser melhorado, aprimorando o atendimento. Assim, você será sempre lembrado pela qualidade do serviço como um todo, sendo sempre a primeira opção em novas demandas judiciais que possam surgir.

Gostou deste post? As dicas listadas acima sobre como fidelizar clientes devem estar associadas a estratégias de marketing jurídico para que se possam alcançar resultados ainda melhores. Assim, separamos um post especial para ajudar você a começar a aplicá-lo!

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