MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Contrarrazões ao Recurso Extraordinário Trabalhista

Atualizado por Modelo Inicial em 20/10/2019

EXMO. SR. DR. MINISTRO PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO


ATENÇÃO: Prazo de interposição do recurso e contrarrazões é de 15 dias úteis - Arts. 219 e 1.003, §5º. Os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento - Art. 224CPC. Enquanto perdurarem os recursos excepcionais, a sentença anterior já pode ser executada provisoriamente, exceto quando conferido pedido de efeito suspensivo. REsp e REX podem ser ajuizados simultaneamente no STF e no STJ, já que suas diferenças são bem delineadas pela Constituição, tratando-se de discussão de matérias distintas. Portanto, o prazo para apresentar os recursos corre simultaneamente.

Processo nº

, já qualificado nos autos do Recurso em epígrafe, vem à presença de Vossa Excelência, propor

CONTRARRAZÕES AO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

proposto por , que faz nos termos nas razões em anexo.






EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL


Recorrente:

Recorrido:

Origem:TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

Processo nº.:


BREVE SÍNTESE

Trata-se originariamente de ação trabalhista movida em face do . Ocorre que após decisão do TST pelo , o Recorrente ao entender "injusta a decisão", interpôs o presente Recurso Extraordinário, o qual sequer merece ser recebido, pelos motivos que passa a dispor.

DA INADMISSIBILIDADE DO RECURSO

O Recurso Extraordinário trata-se de sucedâneo recursal restrito, ou seja, a mera alegação de que as decisões anteriores foram "injustas" não serve para fundamentar a estreita via do Recurso Extraordinário, conforme destaca renomada doutrina:

"(...) o recurso extraordinário e o recurso especial não visam diretamente à tutela do direito da parte (não visam à prolação de uma "decisão de mérito justa e efetiva" para o caso concreto, art. 6.º, CPC). Objetivam precipuamente a unidade do direito brasileiro - mediante a compreensão da Constituição (recurso extraordinário, art. 102, III, CF) e do direito infraconstitucional federal (recurso especial, art. 105, III, CF). Vale dizer: visam à coerência e a universabilidade da ordem jurídica (art. 926, CPC)." (MITIDIERO, Daniel. ARENHART, Sérgio Cruz. MARINONI, Luiz Guilherme. Novo Código de Processo Civil Comentado - Ed. RT, 2017. e-book, Art. 1.027)

Por tais razões que a não observância aos requisitos de admissibilidade deve conduzir ao não conhecimento do presente recurso.

DOS PEDIDOS

Nestes termos, requer o recebimento da presente contrarrazões ao recurso, para fins de ser negado seguimento ao Recurso Extraordinário, por notória inadmissibilidade.

Assim não entendendo, seja ao final desprovido.

  • , .

ATENÇÃO: Indicar a interposição do recurso foi utilizada como via protelatória. De acordo com o Art. 80. Do CPC, considera-se litigante de má-fé aquele que: ... VII - interpuser recurso com intuito manifestamente protelatório. O juiz condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que deverá ser superior a um por cento e inferior a dez por cento do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.



VER MODELO COMPLETO