Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar o documento, adquira Modelo Inicial PRO


AO CÍVEL DA COMARCA DE .


Atente ao limite previsto para ações no Juizado Especial. Caso a expectativa ultrapasse o valor de 40 salários mínimos, deve-se renunciar expressamente ao excedente ou ingressar na Justiça Comum.


  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por seu Advogado, infra assinado, ajuizar

AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO
E DANOS MORAIS

  • em face de , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº , , com sede na , , , na Cidade de, , , pelos motivos e fatos que passa a expor.

LEGITIMIDADE DAS PARTES: Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. Parágrafo único. Havendo substituição processual, o substituído poderá intervir como assistente litisconsorcial. (Art. 18 do CPC)

DOS FATOS

  • Em , o Autor foi surpreendido com a cobrança de R$ pela empresa Ré, por meio de .
  • Ao tentar obter informações sobre a origem de tais valores, o Autor verificou que tratava-se de .
  • Tratam-se de tarifas debitadas mensalmente da conta do Autor indevidamente, por tratar-se de CONTA INATIVA desde , data da última movimentação .
  • Na tentativa de solucionar o problema, o Autor fez diversas ligações para a Requerida sem que obtivesse qualquer êxito, conforme em anexo.
  • Inconformado com o constrangimento infundado, o Autor busca a imediata repetição dos valores indevidamente descontados, bem como a composição do dano moral sofrido por abalo de crédito e desvio produtivo.
  • INTERESSE DE AGIR: O interesse de agir deve ficar demonstrado e geralmente vem amparado pela pretensão resistida e utilidade da ação. Ou seja, antes da ação o Autor tentou resolver o impasse e o deferimento do pedido traz efetivamente uma solução ao problema. Esta prova é importante para demonstrar o interesse de agir do Autor. O interesse de agir (Art. 17 CPC), também chamado de interesse processual, é um dos pressupostos processuais exigidos para que uma ação judicial possa ser validamente proposta.

DO DIREITO

          1

          Comentários

          Boa tarde! Venho contribuir com a melhoria deste material. Para repetição do in débito na forma do art. 42, Parágrafo único do CDC, a Corte Especial do STJ, assentou recentemente que não é necessário a demonstração de má-fé, bastando que o fornecedor tenha agido de forma contrária a boa-fé objetiva. Verbis: "a restituição em dobro do in débito (parágrafo único do artigo 42, CDC) independe da natureza do elemento volitivo do fornecedor que cobrou o valor indevido, revelando-se cabível quando a cobrança indevida consubstaciar conduta contrária a boa-fé (STJ. Corte Especial. EAREsp 676608/RS. Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 21/10/2020. É de suma importancia que todos os modelos que contenham tópico sobre a repeticção do in débito na forma do art. 42, Parágrafo único do CDC, sejam atualizadas.
          Responder
          @Everson Damasceno:
          Olá Dr. Everson!! Agradecemos sua mensagem. Iniciamos a atualizar os modelos com base na sua sugestão!
          Responder