I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;
II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo.
Arts. 27 ... 67 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 26
TJ-RS Indenização por Dano Material
ACÓRDÃO
RECURSO INOMINADO. TERCEIRA TURMA RECURSAL DA FAZENDA PÚBLICA. AÇÃO INDENIZATÓRIA. ACIDENTE DE TRÂNSITO. AUSÊNCIA DE SINALIZAÇÃO DA PLACA DE PARE. INOBSERVÂNCIA PELO AUTOR DOS ARTS. 44 E 26 DO CTB. INEXISTENTE O DEVER DE INDENIZAR. SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA REFORMADA, AO EFEITO DE JULGAR IMPROCEDENTE A AÇÃO.
(TJ-RS; Recurso Inominado, Nº 50233057320228210008, Terceira Turma Recursal da Fazenda Pública, Turmas Recursais, Relator: Laura de Borba Maciel Fleck, Julgado em: 22-08-2024)
29/08/2024 •
Acórdão em Recurso Inominado
COPIAR
TJ-PR
ACÓRDÃO
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE REPARAÇÃO POR DANOS MATERIAS. ACIDENTE DE TRÂNSITO. SENTENÇA QUE JULGOU PARCIALMENTE PROCEDENTES OS PEDIDOS INICIAIS E IMPROCEDENTE O PEDIDO CONTRAPOSTO. PARTE RECORRENTE ALEGA QUE NÃO FOI QUEM DEU CAUSA AO ACIDENTE, DEVENDO A SENTENÇA ATACADA SER REFORMADA. NÃO HÁ COMPROVAÇÃO DE QUE O RECORRENTE TRANSITAVA DE MANEIRA A GARANTIR A SEGURANÇA DIANTE DE SITUAÇÃO NÃO PREVISÍVEL NO TRÂNSITO. ARTIGO 26, INCISO II, DO CTB, QUE DETERMINA QUE O CONDUTOR DEVERÁ GUARDAR DISTÂNCIA DE SEGURANÇA LATERAL E FRONTAL ENTRE O SEU E OS DEMAIS VEÍCULOS, BEM COMO EM RELAÇÃO AO BORDO DA PISTA, CONSIDERANDO-SE, NO MOMENTO, A VELOCIDADE E AS CONDIÇÕES DO LOCAL, DA CIRCULAÇÃO, DO VEÍCULO E AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS, SEJA DURANTE O TRAFEGO COMUM OU DURANTE A REALIZAÇÃO DE MANOBRAS. CULPA PELO ACIDENTE DA PARTE RECORRENTE. MATERIAL PROBATÓRIO APRESENTADO PELO RECORRENTE INSUFICIENTE PARA COMPROVAR SUAS ALEGAÇÕES. SENTENÇA MANTIDA. CONDENAÇÃO AO PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS E CUSTAS PARA EM 10% DO VALOR DA CONDENAÇÃO. SUSPENSA EM VIRTUDE DA CONCESSÃO DE GRATUIDADE DE JUSTIÇA. RECURSO INOMINADO CONHECIDO E DESPROVIDO.
(TJPR - 3ª Turma Recursal - 0002743-16.2019.8.16.0189 - Pontal do Paraná - Rel.: JUÍZA DE DIREITO DA TURMA RECURSAL DOS JUÍZAADOS ESPECIAIS DENISE HAMMERSCHMIDT - J. 21.06.2022)
22/06/2022 •
Acórdão em RECURSO INOMINADO
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA