CPP - Código de Processo Penal (DEL3689/1941)

Artigo 383 - CPP / 1941

VER EMENTA

DA SENTENÇA

Arts. 381 ... 382 ocultos » exibir Artigos
Art. 383. O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave.
§ 1º Se, em conseqüência de definição jurídica diversa, houver possibilidade de proposta de suspensão condicional do processo, o juiz procederá de acordo com o disposto na lei.
§ 2º Tratando-se de infração da competência de outro juízo, a este serão encaminhados os autos.
Arts. 384 ... 393 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 383

Lei:CPP   Art.:art-383  
28/05/2019 TJ-SC Acórdão

Apelação Criminal

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL. CRIMES CONTRA A PESSOA. LESÃO CORPORAL LEVE (CP, ART. 129, CAPUT) E LESÃO CORPORAL GRAVÍSSIMA (CP, ART. 129, § 2º, IV). SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA, COM A ABSOLVIÇÃO DO PRIMEIRO E DESCLASSIFICAÇÃO DO SEGUNDO CRIME PARA LESÃO CORPORAL CULPOSA (CP, ART. 129, § 6º). AVENTADA NULIDADE DA SENTENÇA PROFERIDA POR JUIZ ABSOLUTAMENTE INCOMPETENTE. ALEGADA INOBSERVÂNCIA DA REMESSA DOS AUTOS AO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL EM DECORRÊNCIA DA DESCLASSIFICAÇÃO DO CRIME DE LESÃO CORPORAL GRAVÍSSIMA PARA CULPOSA. DESPROVIMENTO. JUIZ DA JUSTIÇA COMUM QUE PERMANECE COMPETENTE PARA JULGAR O FEITO EM RAZÃO DA APLICAÇÃO DA EMENDATIO LIBELLI (CPP, ART. 383). EXEGESE DO ART. 81 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA PROCESSUAL E DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO. OUTROSSIM, PROCEDIMENTO OBSERVADO QUE SE MOSTROU BENÉFICO AO APELANTE. NO ENTANTO, ACOLHIMENTO DO PEDIDO E SOBRESTAMENTO DA CONDENAÇÃO, DANDO-SE VISTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS EVENTUALMENTE CABÍVEIS, NOS TERMOS DO VERBETE 337 DA SÚMULA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. (TJSC, Apelação Criminal n. 0022956-39.2016.8.24.0023, da Capital, rel. Des. Ernani Guetten de Almeida, Terceira Câmara Criminal, j. 28-05-2019)
COPIAR

03/02/2021 TJ-RS Acórdão

Apelação - Extorsão

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. CRIME DE EXTORSÃO SIMPLES E CRIMES DE EXTORSÃO QUALIFICADA PELA RESTRIÇÃO DA LIBERDADE DA VÍTIMA E MAJORADAS PELO EMPREGO DE ARMA E PELO CONCURSO DE PESSOAS. PRELIMINAR DE NULIDADE. DESCLASSIFICAÇÃO OPERADA EM PRIMEIRO GRAU DO CRIME DE ROUBO MAJORADO PELO EMPREGO DE ARMA, PELO CONCURSO DE PESSOAS E PELA RESTRIÇÃO DA LIBERDADE DA VÍTIMA (FATO 1) PARA O CRIME DE EXTORSÃO QUALIFICADA PELA RESTRIÇÃO DA LIBERDADE DA VÍTIMA E MAJORADAS PELO EMPREGO DE ARMA E PELO CONCURSO DE PESSOAS. AUSÊNCIA DE OFENSA AOS PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. CASO EM QUE CONFIGURADA A HIPÓTESE DE EMENDATIO LIBELLI, CONFORME PREVISTO NO ART. 383 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL...
« (+766 PALAVRAS) »
...
considerar-se uma ou algumas delas na 1ª fase da dosimetria como antecedentes criminais, e a(s) outra(s) na 2ª fase, como agravante da reincidência, sem que tal operação caracterize bis in idem, conforme preceitua a Súmula 241 do STJ. Tendo o réu, mediante uma única ação atingido o patrimônio de quatro vítimas diferentes, produzindo mais de um resultado, não há falar em afastamento do concurso formal de crimes, tendo em vista o disposto no Art. 70 do Código Penal. Fato 3 - Pena-base redimensionada em face do afastamento da valoração negativa das vetoriais conduta social, motivos e comportamento da vítima, mantendo-se as demais, porquanto dignas de nota. PRELIMINAR REJEITADA. APELAÇÃO PROVIDA, EM PARTE. POR MAIORIA. (TJ-RS; Apelação Criminal, Nº 70084090745, Sétima Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Conrado Kurtz de Souza, Julgado em: 14-12-2020)
COPIAR

04/12/2019 TJ-RS Acórdão

Apelação

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL. CRIMES PREVISTOS NO ESTATUTO DO TORCEDOR (LEI Nº 10.671/2003). PROMOVER TUMULTO, PRATICAR OU INCITAR VIOLÊNCIA NUM RAIO DE 5.000 METROS AO REDOR DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO ESPORTIVO, OU DURANTE O TRAJETO DE IDA E VOLTA DO LOCAL DA REALIZAÇÃO DO EVENTO. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. DESACATO. NULIDADE DO PROCESSO PELA AUSÊNCIA DE OFERTA DA TRANSAÇÃO PENAL E DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO. REJEITADA. Caso em que, diante do concurso de crimes, o somatório das penas supera os limites previstos no Art. 61 e no Art. 89, ambos da Lei 9.099/95...
« (+180 PALAVRAS) »
...
CRIMES IMPUTADOS AO ACUSADO. ABSOLVIÇÃO QUE SE IMPÕE. Caso em que a negativa de autoria apresentada pelo réu, corroborada pelas testemunhas presenciais do fato, faz surgir dúvida insanável quanto à autoria dos crimes. Por força do Art. 155 do Código de Processo Penal é necessário que os conectores que liguem a prova judicializada às investigações policiais se constituam elementos fáticos robustos e não meramente lógicos e que constituam presunção. Impositiva a absolvição do réu por força do princípio In dubio pro reo, tendo em vista a ausência de prova judicializada que efetivamente esclareça a autoria dos crimes descritos na denúncia. PRELIMINARES DE NULIDADE REJEITADAS. APELAÇÃO CRIMINAL PROVIDA. (TJ-RS; Apelação Criminal, Nº 70082638115, Sétima Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Conrado Kurtz de Souza, Julgado em: 21-11-2019)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 394 ... 405  - Capítulo seguinte
 DA INSTRUÇÃO CRIMINAL

DO PROCESSO EM GERAL (Títulos neste Livro) :