VOLTAR
O que não pode faltar no seu contrato de honorários - Geral

O que não pode faltar no seu contrato de honorários

  Por  

O título indica o que não pode faltar no seu contrato de honorários, ou seja, nem se cogita a ideia de existir alguma atuação jurídica sem um contrato. Ou seja, eis a primeira e essencial regra, faça sempre um contrato de honorários. Disponibilizamos um modelo aqui.

Vamos aos principais cuidados:

  1. Seja sempre transparente. O início da relação deve ser sempre permeada pela confiança, ética e total transparência sobre o compromisso firmado.
  2. Nunca inicie nenhuma atuação sem antes redigir e firmar um contrato. Até os mais pequenos pactos podem ser quebrados e sem a existência de um contrato perde-se as possibilidades de se executar uma obrigação não cumprida. Mas além da segurança, destaco a importância que envolve um instrumento contratual bem elaborado, deixando claro que o que esta em jogo é um trabalho profissional desenvolvido, e não uma mera consulta ou simples manejo processual.
  3. Especifique e limite as responsabilidades. Não basta um pacto formal, é preciso que todos os limites da incumbência profissional estejam expressas. Não são raros os atritos de compreensão do alcance do trabalho do Advogado levando à quebra da confiança ou mesmo das expectativas depositadas. Se o valor pactuado é restrito à defesa administrativa, isto deve estar claro e expresso.
  4. Estabeleça regras de comunicação. Muitos profissionais sofrem diariamente com o abuso das redes sociais ou de comunicação, como o whatsapp. As horas dedicadas à comunicação com o cliente devem ser computadas como horas técnicas para fins de cobrança, razão pela qual se exige do profissional o máximo de transparência com o cliente no ato da contratação, deixando muito claro valores passíveis de cobrança nos casos que os limites são ultrapassados.
  5. Estabeleça contratualmente o compromisso com a verdade, sob pena de rompimento imediato do pacto. A atuação profissional do Advogado exige confiança recíproca, portanto deve ser previsto a possibilidade de rompimento quando houver a quebra dessa segurança.
  6. Estabeleça multa por quebra do contrato previamente ao prazo ou término da ação, afinal, grande parte do trabalho é desempenhado no início do processo com coleta de dados, informações, desenvolvimento da tese dentre outras atividades de grande relevância, que devem ser devidamente remunerados em caso de rompimento.
  7. Estabeleça expressamente que o contratante fica obrigado a fornecer todos os dados, informações e documentos necessários para o bom e fiel desenvolvimento do objeto contratado, comprometendo-se a não faltar com a verdade, sendo responsáveis pela idoneidade moral, legitimidade e veracidade dos documentos que apresentar, com o compromisso expresso de informar quaisquer alterações dos fatos narrados e manter dados para contato atualizados. Tal previsão visa assegurar o Advogado de qualquer denúncia por falsidade ou litigância de má fé nos casos em que for induzido a erro pelo cliente.
  8. Estabeleça com clareza a forma e os valores pactuados, de forma a não deixar dúvidas sobre o cabimento de eventual cobranças. Não esqueça ainda de estabelecer a responsabilidade pelas despesas geradas pelo contrato, afinal, em muitos casos os clientes imaginam que os valores pagos a título de honorários supres custas processuais.
  9. Deixe claro e expresso em contrato que tais honorários independem e não possuem qualquer vínculo com os honorários sucumbenciais. Caso contrário, pode haver discussão sobre o beneficiário de tais valores.

O contrato se trata de um elemento de extrema relevância para dar maior transparência e segurança na relação pactuada. Repita-se, firme contrato de honorários para qualquer tipo de atuação.

Trata-se de ferramenta indispensável para a garantia do cumprimento de obrigações recíprocas e evitar eventual inadimplência, por ser título executivo: (CONTRATO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS - TÍTULO EXECUTIVO. O contrato de honorários advocatícios é título executivo extrajudicial apto a embasar o processo de execução, quando preenchidos os requisitos de certeza, liquidez e exigibilidade. TJ-MG - AC: MG, Relator: Estevão Lucchesi, 14ª CÂMARA CÍVEL, 02/03/2016.)

Tratam-se de algumas dicas que visam resguardar a transparência e segurança da relação.

Gostou do conteúdo? Deixe suas sugestões. Encontre um modelo de contrato de honorários e faça as suas alterações. Estamos buscando continuamente agregar valor à Advocacia pautados no trabalho colaborativo dos colegas.


ARTIGO REFERENTE AO MODELO

Contrato de Honorários Advocatícios

Publicado por Modelo Inicial em 28/03/2018.

  CADASTRE-SE GRÁTIS

Cadastre-se para receber conteúdos da área Geral e poder comentar esse artigo.

Comentários

Parabéns  a equipe pela excelência  das iniciais. Estou totalmente satisfeito com a minha assinatura. 
Responder
uma clausula de liquidez nos termos do art 784 do  CPC, tbém seria útil.
Responder
Eu acrescentaria uma clausula sobre a liquidez e exigibilidade do Contrato nos termos do CPC : Inciso III do art. 784 do Novo Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015
Responder
Muito bom o modelo
Responder
Eficiente!
Responder
Excelente
Responder
boa tarde alguem tem: contrato representante comercial
Responder
@Morgana Montanari:
Boa tarde! Este modelo pode lhe ser útil: Contrato Representacao Comercial Abraço!
Responder
OBRIGADA! }
Responder
MUITO BOM
Responder
muito bom....
Responder
Muito bom!
Responder
Muito bom! ás vezes não atentamos para tais procedimentos.
Responder
Muito obrigada!
Responder
Excelente as dicas, trabalho há  quase 22 anos e sempre faço contrato de honorários. Mas estas dicas foram ótimas para o aperfeiçoamento do documento.
Responder
Muito, mas muito obrigada mesmo pelos esclarecimentos que nos são proporcionados nas peças e artigos publicados. Gratidão, do fundo do coração.
Responder
Muitíssimo obrigado!
Responder
Muito bom, são pequenos trabalhos que as vezes nos fogem de como fazer de forma clara e simples.
Responder
Muito bom o modelo! Completo e esclarecedor!
Responder
Muito legais as dicas! Parabéns!!
Responder
Muito interessante a abordagem. É possível compartilhar peças minhas?
Responder
Muito bom!! Parabéns!!👏 👏 
Responder
Muito bom, parabéns!
Responder
Gostei Muito das Dicas. parabéns!
Responder
Muito relevante essa dica! Parabéns! 
Responder
Muito boa a iniciativa. Parabéns!!
Responder
Gostaria que as "dicas" fossem disponibilizadas também, mesmo que à parte, servido para futuros contratos.
Responder
Achei excelente a iniciativa de compartilhar as dicas de como elaborar um contrato de honorários e a importância disso!! Um bom contrato evita uma gigante dor de cabeça!! 
Responder
MODELOS RELACIONADOS