Art. 19. O rateio dos recursos dos Estados transferidos aos Municípios para ações e serviços públicos de saúde será realizado segundo o critério de necessidades de saúde da população e levará em consideração as dimensões epidemiológica, demográfica, socioeconômica e espacial e a capacidade de oferta de ações e de serviços de saúde, observada a necessidade de reduzir as desigualdades regionais, nos termos do Inciso II do § 3º do art. 198 da Constituição Federal.
§ 1º Os Planos Estaduais de Saúde deverão explicitar a metodologia de alocação dos recursos estaduais e a previsão anual de recursos aos Municípios, pactuadas pelos gestores estaduais e municipais, em comissão intergestores bipartite, e aprovadas pelo Conselho Estadual de Saúde.
§ 2º O Poder Executivo, na forma estabelecida no Inciso II do caput do art. 9º da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, manterá o respectivo Conselho de Saúde e Tribunal de Contas informados sobre o montante de recursos previsto para transferência do Estado para os Municípios com base no Plano Estadual de Saúde.
Arts. 20 ... 21 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Jurisprudências atuais que citam Artigo 19
TJ-MT Litisconsórcio
ACÓRDÃO
AGRAVO INTERNO – AGRAVO DE INSTRUMENTO - DECISÃO MONOCRÁTICA QUE NEGOU PROVIMENTO A RECURSO E MANTEVE DECISÃO DE PRIMEIRO GRAU – AÇÃO INDENIZATÓRIA - EXCLUSÃO ESTADO DE MATO GROSSO - ILEGITIMIDADE PASSIVA ESTADUAL – AUSÊNCIA RESPONSABILIDADE - AGRAVO DESPROVIDO – DECISÃO MANTIDA.
Ao que parece o único motivo para o Ente estatal compor a lide, se deu pelas alegações de "ausência de repasses", que de nenhuma maneira demonstram qualquer nexo de causalidade com o evento morte, o Memorando nº 0125/2020/GBSAAF/SUPF/SES/MT. Além disso, ainda que houvesse qualquer tipo de atraso em repasse, isso jamais seria justificativa para a responsabilização do Estado sem uma narrativa mínima do nexo de causalidade, até porque o ente conveniado jamais poderia interromper a prestação de serviço de saúde em razão de atrasos de repasse.
Não se verifica, portanto, qualquer fundamento para a inclusão do Estado de Mato Grosso no polo passivo da presente ação, uma vez que a própria causa de pedir se baseia no tratamento dispensado por órgãos ligados aos entes municipais, a quem incumbe, inclusive, o repasse às entidades a eles conveniados, nos termos dos arts. 19 e ss da LC 141/2012.
(TJ-MT, N.U 1002567-04.2023.8.11.0000, CÂMARAS ISOLADAS CÍVEIS DE DIREITO PÚBLICO, MARIO ROBERTO KONO DE OLIVEIRA, Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, Julgado em 28/11/2023, Publicado no DJE 05/12/2023)
05/12/2023 •
Acórdão em AGRAVO REGIMENTAL CÍVEL
COPIAR
TJ-RS Repasse de Verbas Públicas
ACÓRDÃO
APELAÇÃO CÍVEL/REMESSA NECESSÁRIA. DIREITO PÚBLICO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DE COBRANÇA. REPASSE DE VERBAS DESTINADAS À SAÚDE. VERBA HONORÁRIA. PAGAMENTO POR PRECATÓRIO. VALOR QUE DEVE OBSERVAR O PROVEITO ECONÔMICO OBTIDO PELO MUNICÍPIO. EM SE TRATANDO DE REPASSE LIGADO AO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE, OS INTERESSES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, AINDA QUE LEGÍTIMOS, NÃO PODEM SE SOBREPOR AOS INTERESSES DOS CIDADÃOS. A MATÉRIA POSSUI REGRAMENTO CONSTITUCIONAL (ARTS. 6º, 196, 198...
+147 PALAVRAS
... CORRESPONDE AO VALOR APURADO EM PERÍCIA, TAMPOUCO AO VALOR DA CONDENAÇÃO, VISTO QUE, DO MONTANTE APURADO NOS AUTOS DO PROCESSO DE CONHECIMENTO, DEVERÃO SER ABATIDOS OS REPASSES DE VALORES REALIZADOS ADMINISTRATIVAMENTE. POR FIM, REVELA-SE CABÍVEL QUE O PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SE DÊ MEDIANTE PRECATÓRIO, VISTO QUE A CONDENAÇÃO PRINCIPAL É QUE EXIGE TRATAMENTO DE EXCEÇÃO E NÃO ESTÁ SUBMETIDA À SISTEMÁTICA DOS PRECATÓRIOS. APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDA. PREJUDICADA A REMESSA NECESSÁRIA.
(TJ-RS; Apelação Cível, Nº 50002441320198210034, Primeira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Newton Luís Medeiros Fabrício, Julgado em: 30-08-2023)
05/09/2023 •
Acórdão em Apelação
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA