Lei do Mandado de Injunção (L13300/2016)

Artigo 9 - Lei do Mandado de Injunção / 2016

VER EMENTA
O VICE - PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Arts. 1 ... 8 ocultos » exibir Artigos
Art. 9º A decisão terá eficácia subjetiva limitada às partes e produzirá efeitos até o advento da norma regulamentadora.
§ 1º Poderá ser conferida eficácia ultra partes ou erga omnes à decisão, quando isso for inerente ou indispensável ao exercício do direito, da liberdade ou da prerrogativa objeto da impetração.
§ 2º Transitada em julgado a decisão, seus efeitos poderão ser estendidos aos casos análogos por decisão monocrática do relator.
§ 3º O indeferimento do pedido por insuficiência de prova não impede a renovação da impetração fundada em outros elementos probatórios.
Arts. 10 ... 15 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 9

Lei:Lei do Mandado de Injunção   Art.:art-9  

STF


EMENTA:  
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO – EXPOSIÇÃO E SUJEIÇÃO DOS HOMOSSEXUAIS, TRANSGÊNEROS E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE LGBTI+ A GRAVES OFENSAS AOS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM DECORRÊNCIA DE SUPERAÇÃO IRRAZOÁVEL DO LAPSO TEMPORAL NECESSÁRIO À IMPLEMENTAÇÃO DOS MANDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DE CRIMINALIZAÇÃO INSTITUÍDOS PELO TEXTO CONSTITUCIONAL (CF, art. 5º, incisos XLI e XLII) – A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO COMO INSTRUMENTO DE CONCRETIZAÇÃO DAS CLÁUSULAS CONSTITUCIONAIS FRUSTRADAS, EM SUA EFICÁCIA, POR INJUSTIFICÁVEL INÉRCIA DO PODER PÚBLICO – A SITUAÇÃO ...
« (+1768 PALAVRAS) »
...
aplicável somente nos pontos que se mostrarem convenientes aos desígnios dos governantes ou de grupos majoritários, em detrimento dos interesses maiores dos cidadãos ou, muitas vezes, em frontal desrespeito aos direitos das minorias, notadamente daquelas expostas a situações de vulnerabilidade. – A ação direta de inconstitucionalidade por omissão, nesse contexto, tem por objetivo provocar legítima reação jurisdicional que, expressamente autorizada e atribuída ao Supremo Tribunal Federal pela própria Carta Política, destina-se a impedir o desprestígio da Lei Fundamental, a neutralizar gestos de desprezo pela Constituição, a outorgar proteção a princípios, direitos e garantias nela proclamados e a obstar, por extremamente grave, a erosão da consciência constitucional. Doutrina. Precedentes do STF. (STF, ADO 26, Relator(a): CELSO DE MELLO, Tribunal Pleno, Julgado em: 13/06/2019, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-243 DIVULG 05-10-2020 PUBLIC 06-10-2020)
Acórdão em AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO | 06/10/2020

TRF-3


EMENTA:  
      ADMINISTRATIVO. APELAÇÃO. APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL COM DEFICIÊNCIA. SUPERVENIÊNCIA DA EC 103/2019. APLICAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 142/2013. RECURSO PROVIDO.1. Apelação interposta pela parte autora, servidora pública federal ocupante do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, contra sentença e embargos de declaração que julgou improcedente o pedido de reconhecimento do direito à aposentadoria diferenciada dos servidores públicos com deficiência (CF/1988, art. 40, § 4º, I) ...
« (+150 PALAVRAS) »
...
até que seja editada a lei complementar exigida pelo art. 40, § 4º-A, da CF.4. À mingua de lei complementar regulamentadora dos requisitos e dos critérios para concessão da aposentadoria diferenciada dos servidores públicos federais com deficiência, é de se aplicar a Lei Complementar 142/2013, nos termos do artigo 22, caput, da EC 103/2019, não havendo que se falar em ausência de interpositio legislatoris.5. Apelação provida. Sentença reformada.     (TRF 3ª Região, 1ª Turma, ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL - 5005675-94.2019.4.03.6102, Rel. Desembargador Federal HELIO EGYDIO DE MATOS NOGUEIRA, julgado em 18/11/2021, DJEN DATA: 22/11/2021)
Acórdão em APELAÇÃO CÍVEL | 22/11/2021

TJ-PE Extensão de Vantagem aos Inativos


EMENTA:  
CONSTITUCIONAL E PREVIDENCIÁRIO. APELAÇÃO. AÇÃO REVISIONAL DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. MILITAR ESTADUAL REFORMADO. PROVENTOS. PAGAMENTO SOB A FORMA DE SUBSÍDIO. DIREITO ASSEGURADO POR MANDADO DE INJUNÇÃO. EFICÁCIA TEMPORAL. EDIÇÃO DE NORMA REGULAMENTADORA. REAJUSTE CONCEDIDO POR LEGISLAÇÃO POSTERIOR. PARIDADE. APELAÇÃO PROVIDA. 1. Trata-se de apelação interposta contra sentença que julgou improcedente ação revisional de proventos de reforma. A controvérsia cinge-se ao direito do apelante, policial militar reformado, com proventos calculados na forma de subsídio por força de decisão judicial, ao reajuste concedido pela Lei Complementar Estadual nº 482/22, que redefiniu os valores nominais do soldo dos militares do Estado de Pernambuco. 2. O apelante ...
« (+154 PALAVRAS) »
...
acrescido pelo artigo 25 da Lei Federal nº 13.954/19, lhe asseguram a paridade com os militares em atividade. 4. Apelação provida para determinar a revisão do valor dos proventos do apelante e condenar os apelados ao pagamento das diferenças remuneratórias retroativas a junho de 2022. Decisão unânime. ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos, ACORDAM os Excelentíssimos Senhores Desembargadores integrantes da Primeira Câmara de Direito Público deste Tribunal de Justiça, por unanimidade, em DAR PROVIMENTO à apelação, nos termos do relatório e voto do relator, que passam a integrar o presente julgado. Recife, datado e assinado eletronicamente. Desembargador Jorge Américo Pereira de Lira Relator (TJPE, APELAÇÃO CÍVEL 0003740-54.2023.8.17.2218, Relator(a): JORGE AMERICO PEREIRA DE LIRA, Gabinete do Des. Jorge Américo Pereira de Lira, Julgado em 08/02/2024, publicado em 08/02/2024)
Acórdão em Apelação Cível | 08/02/2024
DETALHES PDF COPIAR
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

(Conteúdos ) :