TST publica ato que permite a substituição de depósitos recursais por seguro garantia

E-BOOK
 
Por Modelo Inicial
02/06/2020  
TST publica ato que permite a substituição de depósitos recursais por seguro garantia - Trabalhista
A empresa que tem depósitos recursais em dinheiro junto a processos trabalhistas, pode requerer a sua substituição por seguro garantia ou fiança bancária.

Em recente publicação, foi divulgado ato conjunto TST.CSJT.CGJT 1/2020, que trata do uso do seguro garantia judicial em substituição ao depósito recursal e garantia de execução trabalhista.

Referido ato altera os artigos 7º, e 12 do Ato Conjunto TST.CSJT.CGJT nº 1, de 16 de outubro de 2019, nos termos da decisão do CNJ.

Com isso, as regras previstas para o seguro garantia no referido ato, passam a ter a seguinte redação:

"Art. 7º O executado que não pagar a importância reclamada poderá garantir a execução trabalhista mediante apresentação de seguro garantia judicial (art. 882 da CLT, com redação dada pela Lei nº 13.467/2017).

Parágrafo único. Para fins de substituição da penhora, equiparam-se a dinheiro a fiança bancária e o seguro garantia judicial, desde que atendidos os requisitos deste Ato Conjunto (art. 835, § 2º, do CPC).

Art. 8º O depósito recursal poderá ser substituído por fiança bancária ou seguro garantia judicial (art. 899, § 11, da CLT, incluído pela Lei nº 13.467/2017), observados os requisitos deste Ato Conjunto.

Parágrafo único. O requerimento de substituição do depósito recursal por seguro garantia judicial será dirigido ao Juiz ou Relator, competente para decidir o pedido na fase em que se encontrar o processo, na origem ou em instância recursal.

Art. 12 Ao entrar em vigor este Ato, suas disposições serão aplicadas aos seguros garantias judiciais e às cartas de fiança bancária apresentados após a vigência da Lei 13.467/2017, devendo o magistrado deferir prazo razoável para a devida adequação."

Conforme expressa previsão, a empresa que tem depósitos recursais em dinheiro junto a processos, pode requerer a sua substituição por seguro garantia ou fiança bancária, desde que realizados após a vigência da reforma trabalhista.

Sobre o tema, veja um modelo de pedido de substituição dos depósitos recursais por seguro garantia ou carta fiança.

PETIÇÃO RELACIONADA

Substituição do depósito judicial por seguro garantia

  CADASTRE-SE GRÁTIS

Cadastre-se para receber conteúdos da área Trabalhista e poder comentar esse artigo.

Comentários

MODELOS RELACIONADOS