Recibo de pagamento: veja como elaborar um recibo

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Por Modelo Inicial
15/03/2024  
Recibo de pagamento: veja como elaborar um recibo -
Você conhece a importância do recibo para a sua rotina profissional? Aprenda como elaborar o documento neste post!

Neste artigo:
  1. O que é um recibo?
  2. Qual é sua finalidade?
  3. Quais são os riscos de não usar um recibo?
  4. Qual é a sua importância na área jurídica?
  5. Como elaborar um recibo?
  6. Qual é a importância de contar com ajuda profissional?

Em qualquer tipo de negociação que inclui serviços e valores, é muito importante ter segurança sobre as transações realizadas. Para atividades profissionais, é fundamental saber como elaborar um recibo corretamente.

Ele é um documento imprescindível, pois dá segurança quanto à quitação das obrigações. Além disso, exerce um papel relevante para a advocacia pela garantia de comprovação do serviço realizado, o que pode evitar futuros problemas relacionados a desacordos entre as partes.

Para explicar sua importância e dar algumas dicas sobre como elaborá-lo corretamente, preparamos este artigo sobre o assunto. Confira!

O que é um recibo?

Trata-se de um registro escrito, uma formalização do pagamento de determinado valor ou de um serviço de uma pessoa para outra. Dessa forma, ele também serve para comprovar o cumprimento de alguma obrigação.

Ele pode discriminar um recebimento em dinheiro ou algum serviço. Vale ressaltar que ele se difere da nota fiscal por não poder ser utilizado como comprovante de recolhimento de impostos.

Qual é sua finalidade?

Quando é realizado um negócio que exija uma contraprestação, o recibo tem a finalidade de comprovar o cumprimento das obrigações das partes participantes do negócio. Por isso, é fundamental que ele seja devidamente especificado, com a descrição correta de sua origem e a assinatura de quem recebeu o dinheiro ou serviço.

Quais são os riscos de não usar um recibo?

Pela sua função de comprovar recebimentos, sua ausência pode gerar alguns riscos para os envolvidos na transação. Ele funciona como um instrumento de prova, por isso, caso não seja entregue ou seja confeccionado com erros, não vai proteger o devedor contra qualquer cobrança futura indevida, gerando o velho receio de que "um mau pagador, paga duas vezes".

Qual é a sua importância na área jurídica?

No exercício da advocacia, os recibos podem funcionar como uma prestação de contas pelo serviço jurídico prestado pelos advogados. Além disso, resguarda o cliente de ter efetuado o pagamento dos honorários. Com uma atuação ampla, que envolve desde a confecção de contratos até o acompanhamento processual, o advogado precisa fazer uso de recibos e protocolos.

Inclusive, essa prática é indispensável por força do artigo 12 do Código de Ética e Disciplina da OAB, que traz a proibição do advogado reter documentos do cliente. Nesse caso, o comprovante deve descrever a entrega de documentos, bens ou valores oriundos da prestação de serviços.

Em toda área jurídica o recibo se destaca também por se tratar de prova crucial nos casos de cobrança indevida.

Como elaborar um recibo?

Apesar de existirem alguns modelos de recibos pré-confeccionados, que podem ser adquiridos em lojas que vendam esses itens, ele não tem uma forma especificada pela lei. Por isso, para cada negócio pode ser necessário comprovar os pagamentos de formas diferentes.

Contudo, existem algumas informações que devem estar presentes como requisitos de validade desse documento, quais sejam:

  • data em que foi realizado;
  • dados de quem recebeu o valor;
  • dados de quem realizou o pagamento;
  • descrição de referência;
  • valor que foi recebido.

Embora esses sejam os dados obrigatórios, ele pode conter outras informações que sejam relevantes para a transação. Considerando que o recibo precisa ser o mais detalhado possível, veja a seguir um passo a passo para elaboração desse documento.

Dê um título ao documento

É interessante colocar um título, sem deixar o espaço em branco. Existem exemplos que podem ser utilizados, como "Recibo de pagamento", "Declaração de pagamento", ou outros similares. O título deve ser claro quanto ao teor do comprovante, para facilitar as consultas posteriores.

Descreva o recebimento

Após o título, deve ser feita a descrição do serviço ou do recebimento. Nesse sentido, é preferível escrever o texto na primeira pessoa, do singular (em caso de pessoa física), ou do plural (quando o credor for pessoa jurídica). É importante descrever de modo claro quem recebeu o pagamento. Nesse campo, também pode ser incluída alguma informação relevante relacionada à contraprestação recebida, como número da parcela quando a quitação for parcelada.

Tenha atenção aos valores

É dever do emitente revisar o valor informado no comprovante para não entregar um documento com erro. Por isso, preste atenção aos valores mencionados. Para facilitar a identificação, é recomendado que o valor seja escrito de modo numérico seguido da forma extensa entre parênteses. Veja esse exemplo: R$150 (cento e cinquenta reais). Esse modo de escrita é importante para casos de divergência. Se houver alguma dúvida sobre o valor descrito, a forma alfabética prevalece sobre a numérica.

Verifique o foro para realizar os pagamentos

É importante verificar o foro em que os pagamentos serão realizados, pois, em caso de discussão sobre a validade do recibo, ela será levada para o setor judicial. Assim, se não houver indicação de um foro específico no documento, valerá o local de assinatura, que será a cidade de ajuizamento do litígio.

Reserve um espaço para local, data e assinatura

Os últimos itens na confecção do recibo são o local de pagamento, a data da emissão e a assinatura da pessoa que está recebendo. A data deve vir escrita por extenso. É recomendável que conste o nome completo e CPF da pessoa que recebeu e assinou o comprovante. Não esqueça de adicionar uma linha acima do nome com espaço suficiente para caber a assinatura.

Qual é a importância de contar com ajuda profissional?

Quem trabalha com vendas e prestação de serviços que exigem pagamentos e cobranças costuma ficar com muitas dúvidas sobre os recibos que precisam ser emitidos. Por isso, ao lidar com esses comprovantes, vale contar com o auxílio de um advogado.

Se ocorrer alguma cobrança, você terá um profissional da área disponível para verificar a validade jurídica desses documentos. Até mesmo na elaboração dos recibos, a presença de um advogado pode garantir que o comprovante formulado tenha todos os dados necessários e possa servir como prova em uma eventual ação judicial.

Para diferentes tipos de negócios e transações diversas, é fundamental garantir segurança para as partes envolvidas. Em negociações que envolvem algum tipo de pagamento, quem emprega o dinheiro precisa confiar que não será acionado futuramente por algo que já foi quitado.

Dessa forma, saber como elaborar um recibo se mostra indispensável para profissionais que lidam com um grande volume de produtos e serviços. Esse documento é a garantia de não sofrer prejuízos ao ser surpreendido negativamente com demandas relacionadas à comprovação das transações.

Agora que você já sabe a importância desse tipo de comprovante, veja um modelo de recibo para o seu negócio!

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Comentários

gostei muito estava a precisar, obrigado
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otimo
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@Castro:
gostei muito estava a precisar, obrigado
Responder
excelente  as explicações.
Responder
@Emanuelbentes Pereira:
gostei muito estava a precisar, obrigado
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