Decreto nº 3.358 (2000)

Artigo 3 - Decreto nº 3.358 / 2000

VER EMENTA
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e em cumprimento ao disposto no art. 2º da Lei nº 9.827, de 27 de agosto de 1999,
DECRETA:

Arts. 1 ... 2 ocultos » exibir Artigos
Art. 3º O registro de extração será efetuado exclusivamente para substâncias minerais de emprego imediato na construção civil, definidas em portaria do Ministro de Estado de Minas e Energia, em área considerada livre nos termos do Art. 18 do Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 (Código de Mineração). LEI REVOGADA
§ 1º Será admitido, em caráter excepcional, o registro de extração em área onerada, desde que o titular do direito minerário preexistente autorize expressamente a extração. LEI REVOGADA
§ 2º A extração de que trata este Decreto fica adstrita à área máxima de cinco hectares.
Requerimento de Registro de Extração
LEI REVOGADA
Arts. 4 ... 14 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 3

Lei:Decreto nº 3.358   Art.:art-3  

TRF-4


EMENTA:  
ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. EXTRAÇÃO DE SAIBRO PELO MUNICIPIO. EMPREGO EM OBRA PÚBLICA. AUTORIZAÇÃO LEGAL DE ACORDO COM O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 2 DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO. O REGISTRO DE QUE TRATA O DECRETO Nº 3.358/00, ARTS. 2º E 3º, TEM CARÁTER INFORMATIVO E NÃO AUTORIZATIVO.1. Nos termos do art. 120 do CPC, foi rejeitado liminarmente o pedido de habilitação, de modo ...
« (+106 PALAVRAS) »
...
autorizativo; logo, sendo o apelado ente integrante da federação e o registro uma formalidade sem natureza permissionária, não há falar em ilegalidade da conduta do Município.4. Embora o art. 3º, II da Resolução ANM nº 1, de 2018, estabeleça que o registro de extração somente pode ser requerido em área onerada se o titular do direito minerário preexistente autorizar expressamente a extração, tais direitos estariam circunscritos à pesquisa e não à lavra, propriamente dita e a extração estaria sendo feita em parcela declarada de interesse público e para uso em obra pública, devendo prevalescer o interesse público e a proporcionalidade/razoabilidade. (TRF-4, AC 5037722-59.2023.4.04.7200, Relator(a): ROGERIO FAVRETO, TERCEIRA TURMA, Julgado em: 18/07/2024, Publicado em: 18/07/2024)
Acórdão em APELAÇÃO CIVEL | 18/07/2024

TRF-4


EMENTA:  
APELAÇÃO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ADMINISTRATIVO. RESSARCIMENTO DE SAIBRO À UNIÃO. A EXTRAÇÃO DE SAIBRO PELOS MUNICIPIOS, DE ACORDO COM O §1 DO ART. 2 DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO, INDEPENDE DE REGISTRO OU AUTORIZAÇÃO JUNTO AO DNPM, DESDE QUE ATENDIDAS AS CONDIÇÕES DISPOSTAS. A INTERPRETAÇÃO DE QUE OS ARTS. 2º E 3º DO DECRETO Nº 3.358/00 ESTARIA APENAS REGULAMENTANDO O EXERCICIO DO DIREITO DOS MUNICÍPIOS, DISPOSTO NO §1 DO ART. 2 DO CÓDIGO ...
« (+160 PALAVRAS) »
...
do art. 2 do Código de Mineração, para a lavra, observados os seus requisitos. 3. O registro de que trata o Decreto nº 3.358/00, arts. 2º e , tem caráter informativo e não autorizativo; logo, não há razão para falar-se de ressarcimento à União, pois o minério foi usado em obras públicas, executadas pelo próprio município em prol de seus munícipes; fato que a União reconhece, logo, sendo o apelado ente integrante da federação e o registro uma formalidade sem natureza permissionária, não há dano patrimonial a ser ressarcido em favor da União. (TRF-4, AC 5007419-87.2017.4.04.7001, Relator(a): ROGERIO FAVRETO, TERCEIRA TURMA, Julgado em: 14/12/2021, Publicado em: 15/12/2021)
Acórdão em APELAÇÃO CIVEL | 15/12/2021

TRF-3


EMENTA:  
CONSTITUICIONAL/PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. RESSARCIMENTO. DANO AO ERÁRIO DECORRENTE DE LAVRA IRREGULAR. IMPRESCRITIBILIDADE. TEMA 999. APELAÇÃO E REMESSA OFICIAL, TIDA POR INTERPOSTA, PROVIDAS.1. Introdutoriamente, destaco que a Ação Civil Pública é uma das espécies de ações coletivas para fins de responsabilização por danos morais e patrimoniais, utilizada para tutelar interesses supraindividuais, abrangendo os direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos pertinentes ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, à ordem econômica e urbanística, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, ao patrimônio ...
« (+367 PALAVRAS) »
...
Note-se, nesse ponto, que o C. STF, em decisões recentes e posteriores à fixação da Tese 999, tem adotado posicionamento firme em determinar sua aplicação aos feitos similares aos do processado, reconhecendo a imprescritibilidade da pretensão estatal nos casos de usurpação mineral (lavra irregular de minérios). Precedentes.9. Portanto, considerando o posicionamento recente adotado pelo C. STF, no sentido aplicar a tese fixada pelo Tema 999 em casos análogos ao observado no processado, imperioso o acolhimento da tese da imprescritibilidade da pretensão estatal, motivo pelo qual determino o retorno do feito à Instância Ordinária, para regular prosseguimento.10. Apelação e remessa oficial, tida por interposta, providas. (TRF 3ª Região, 6ª Turma, ApCiv - APELAÇÃO CÍVEL - 5000536-75.2017.4.03.6121, Rel. Desembargador Federal ERIK FREDERICO GRAMSTRUP, julgado em 02/07/2021, DJEN DATA: 06/07/2021)
Acórdão em APELAÇÃO CÍVEL | 06/07/2021
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

(Conteúdos ) :