Lei dos Notários e Registradores (L8935/1994)

Artigo 38 - Lei dos Notários e Registradores / 1994

VER EMENTA

Da Fiscalização pelo Poder Judiciário

Art. 37 oculto » exibir Artigo
Art. 38. O juízo competente zelará para que os serviços notariais e de registro sejam prestados com rapidez, qualidade satisfatória e de modo eficiente, podendo sugerir à autoridade competente a elaboração de planos de adequada e melhor prestação desses serviços, observados, também, critérios populacionais e sócio-econômicos, publicados regularmente pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 38

Lei:Lei dos Notários e Registradores   Art.:art-38  

STJ


EMENTA:  
AGRAVO INTERNO NO RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA - DECISÃO MONOCRÁTICA QUE DEU PARCIAL PROVIMENTO AO RECLAMO, PARA RECONHECER O INTERESSE RECURSAL. INSURGÊNCIA RECURSAL DOS REQUERENTES.1. O interesse de agir é condição da ação caracterizada pelo binômio necessidade-adequação. Necessidade concreta da atividade jurisdicional e adequação de provimento e procedimento desejados. O interesse processual pressupõe a alegação de lesão a interesse. 1.1. Hipótese em que o impetrante, notário, busca questionar decisão que assentou a incorreção do procedimento registral por ele adotado. Interesse recursal identificado.2. Agravo interno desprovido. (STJ, AgInt no RMS n. 40.368/RS, relator Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, julgado em 13/2/2023, DJe de 16/2/2023.)
Acórdão em INSURGÊNCIA RECURSAL DOS REQUERENTES | 16/02/2023

TJ-SC


EMENTA:  
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI ESTADUAL N. 16.810/2015. CRIAÇÃO DE SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS NA COMARCA DE JOINVILLE. PROPOSITURA DA LEI DE INICIATIVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE ESTUDO TÉCNICO PRÉVIO. ART. 38 DA LEI FEDERAL N. 8.935/1994. REORGANIZAÇÃO DAS DELEGAÇÕES QUE DEVE SE PAUTAR NO INTERESSE PÚBLICO, OBSERVANDO A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO. TESE FIXADA PELO STF. JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI SUBMETIDO AO CRIVO DO PODER LEGISLATIVO QUE EXERCEU O SEU MUNUS E REVELA A REALIZAÇÃO DE ESTUDO PRÉVIO. DECISÃO DO TRIBUNAL PLENO SUBSIDIADA DE DIVERSOS DADOS TÉCNICOS. INCREMENTO DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO ...
« (+68 PALAVRAS) »
...
INOCORRÊNCIA DOS VÍCIOS DE CONSTITUCIONALIDADE SUSCITADOS. INOPORTUNA PRETENSÃO DA ASSOCIAÇÃO DE REDISCUTIR MATÉRIA ADMINISTRATIVA AMPLAMENTE DEBATIDA. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO. "A realização de estudos prévios de viabilidade, nos quais se baseou a exposição de motivos da norma, bem como a observância aos parâmetros estabelecidos na Resolução nº 80/2009 do CNJ satisfazem o princípio da eficiência, o dever de motivação e o princípio da razoabilidade. [...] É constitucional lei estadual, de iniciativa do Tribunal de Justiça, que reorganiza as delegações dos serviços notariais e de registro, desde que haja interesse público nas modificações e seja observada a regra do concurso público". (STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4745, Relator Min. Roberto Barroso, Plenário, julgada em 02/09/2019) (TJSC, Direta de Inconstitucionalidade (Órgão Especial) n. 5010977-88.2021.8.24.0000, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Sérgio Roberto Baasch Luz, Órgão Especial, j. 16-03-2022)
Acórdão em Direta de Inconstitucionalidade (Órgão Especial) | 16/03/2022

TJ-SC


EMENTA:  
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI ESTADUAL N. 16.805/2015. CRIAÇÃO DE SERVENTIA EXTRAJUDICIAL NA COMARCA DE CONCÓRDIA. PROPOSITURA DA LEI DE INICIATIVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE ESTUDO TÉCNICO PRÉVIO. ART. 38 DA LEI FEDERAL N. 8.935/1994. REORGANIZAÇÃO DAS DELEGAÇÕES QUE DEVE SE PAUTAR NO INTERESSE PÚBLICO, OBSERVANDO A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO. TESE FIXADA PELO STF. JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI SUBMETIDO AO CRIVO DO PODER LEGISLATIVO QUE EXERCEU O SEU MUNUS E REVELA A REALIZAÇÃO DE ESTUDO PRÉVIO. DECISÃO DO TRIBUNAL PLENO SUBSIDIADA DE DIVERSOS DADOS TÉCNICOS. INCREMENTO DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO ...
« (+67 PALAVRAS) »
...
INOCORRÊNCIA DOS VÍCIOS DE CONSTITUCIONALIDADE SUSCITADOS. INOPORTUNA PRETENSÃO DA ASSOCIAÇÃO DE REDISCUTIR MATÉRIA ADMINISTRATIVA AMPLAMENTE DEBATIDA. IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO. "A realização de estudos prévios de viabilidade, nos quais se baseou a exposição de motivos da norma, bem como a observância aos parâmetros estabelecidos na Resolução nº 80/2009 do CNJ satisfazem o princípio da eficiência, o dever de motivação e o princípio da razoabilidade. [...] É constitucional lei estadual, de iniciativa do Tribunal de Justiça, que reorganiza as delegações dos serviços notariais e de registro, desde que haja interesse público nas modificações e seja observada a regra do concurso público". (STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4745, Relator Min. Roberto Barroso, Plenário, julgada em 02/09/2019) (TJSC, Direta de Inconstitucionalidade (Órgão Especial) n. 5010862-67.2021.8.24.0000, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Sérgio Roberto Baasch Luz, Órgão Especial, j. 16-03-2022)
Acórdão em Direta de Inconstitucionalidade (Órgão Especial) | 16/03/2022
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Art.. 39  - Capítulo seguinte
 Da Extinção da Delegação

Das Normas Comuns (Capítulos neste Título) :