Art. 6º Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.
§ 1º As autoridades e os servidores públicos dos Poderes da República, os serventuários da Justiça e os membros do Ministério Público devem dispensar ao advogado, no exercício da profissão, tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho, preservando e resguardando, de ofício, a imagem, a reputação e a integridade do advogado nos termos desta Lei.
§ 2º Durante as audiências de instrução e julgamento realizadas no Poder Judiciário, nos procedimentos de jurisdição contenciosa ou voluntária, os advogados do autor e do requerido devem permanecer no mesmo plano topográfico e em posição equidistante em relação ao magistrado que as presidir.
Arts. 7 ... 7-B ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Artigos Jurídicos sobre Artigo 6
Geral
06/04/2025
Advogar em causa própria é possível? Saiba como
O advogado pode advogar em causa própria? O que a Lei prevê sobre esse tema? Leia este post e conheça todos os detalhes!Jurisprudências atuais que citam Artigo 6
TJ-RS Cláusulas Abusivas
ACÓRDÃO
APELAÇÕES CÍVEIS. NEGÓCIOS JURÍDICOS BANCÁRIOS. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. - LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. LITIGÂNCIA TEMERÁRIA. PENALIDADE. APLICAÇÃO AO PATRONO. IMPOSSIBILIDADE. O DANO OCASIONADO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, AO CONSTITUINTE OU PARTE ADVERSA, REQUISITA AÇÃO PRÓPRIA PARA RESSARCIMENTO OU REPARAÇÃO. A AUTONOMIA DO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA É ASSEGURADA PELO ARTIGO 6° DA LEI 8.906/94. NÃO INCUMBE AO MAGISTRADO DITAR ...
+332 PALAVRAS
... RECONHECIMENTO À COMPENSAÇÃO POR DANO MORAL EXIGE A PROVA DE ATO ILÍCITO, A DEMONSTRAÇÃO DO NEXO CAUSAL E O DANO INDENIZÁVEL QUE SE CARACTERIZA POR GRAVAME AO DIREITO PERSONALÍSSIMO, SITUAÇÃO VEXATÓRIA OU ABALO PSÍQUICO DURADOURO. A PRETENSÃO NÃO SE JUSTIFICA DIANTE DE MEROS TRANSTORNOS OU DISSABORES NA RELAÇÃO SOCIAL, CIVIL OU COMERCIAL. CIRCUNSTÂNCIA DOS AUTOS EM QUE SE IMPÕE AFASTAR A PRETENSÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. RECURSO DA PARTE RÉ PARCIALMENTE PROVIDO E RECURSO DA PARTE AUTORA DESPROVIDO.
(TJ-RS; Apelação Cível, Nº 50070455920218210038, Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: João Moreno Pomar, Julgado em: 15-12-2023)
19/12/2023 •
Acórdão em Apelação
COPIAR
TJ-MG
ACÓRDÃO
APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE COBRANÇA - ALEGAÇÃO DE INTEMPESTIVIDADE - PRAZO RECURSAL INTERROMPIDO PELOS EMBARGOS DECLARATÓRIOS OPOSTOS PELA OUTRA PARTE - ARGUIÇÃO DE SUSPEIÇÃO DO JUIZ - QUEBRA DE IMPARCIALIDADE NÃO CARACTERIZADA - CONTRATO VERBAL DE COMPRA E VENDA DE EQUIPAMENTO OFTALMOLÓGICO - LEGÍTIMA EXPECTATIVA DO COMPRADOR DE RECEBER APARELHO DE LASER ACOMPANHADO DE MACA - AUSÊNCIA DE ENTREGA DA MACA - DIREITO AO ABATIMENTO DO PREÇO - AUSÊNCIA DE DIFERENÇA A RECLAMAR - IMPROCEDÊNCIA DA PRETENSÃO DE COBRANÇA - HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS - TEMPO, VOLUME E ZELO DO TRABALHO DO ADVOGADO ...
+147 PALAVRAS
... compradores ao pagamento de valor correspondente ao produto que não foi entregue. - Ante a constatação de que o processo, estendendo-se por mais de 13 anos, demandou dos advogados da parte vencedora volume e tempo consideráveis de trabalho, envidado com zelo na elaboração de variadas peças processuais, atuação em incidentes processuais e participação em instrução com prova pericial e oral, afigura-se razoável a fixação dos honorários em percentual superior ao piso legal de 10% do valor da causa.
(TJ-MG - Apelação Cível 1.0188.08.077818-9/001, Relator(a): Des.(a) Fernando Lins, julgamento em 15/06/2022, publicação da súmula em 15/06/2022)
15/06/2022 •
Acórdão em Apelação Cível
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA