Súmulas 300 ... 321 ocultos » exibir Artigos
Súmula 322 do STJ
Para a repetição de indébito, nos contratos de abertura de crédito em conta-corrente, não se exige a prova do erro.
Súmulas 323 ... 399 ocultos » exibir Artigos
FECHAR
Petições selectionadas sobre o Súmula 322
Consumidor
Consumidor
Consumidor
Consumidor
Consumidor
Jurisprudências atuais que citam Súmula 322
STJ
ACÓRDÃO
AGRAVO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO NO AGRAVO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO, JULGADO PELO COLEGIADO DA CORTE ESPECIAL. RECURSO INTERPOSTO MANIFESTAMENTE INCABÍVEL. CERTIFICAÇÃO DO TRÂNSITO EM JULGADO. BAIXA DOS AUTOS À ORIGEM.
1. Insurge-se a parte agravante contra acórdão da Corte Especial que não conheceu do agravo em recurso extraordinário, por ser manifestamente incabível, bem como não ser possível a aplicação do Princípio da Fungibilidade Recursal.
2. A interposição do agravo nos próprios autos contra decisão colegiada consubstancia erro grave, impedindo, portanto, a aplicação do princípio da fungibilidade recursal. Precedentes.
3. "Não terá seguimento pedido ou recurso dirigido ao Supremo Tribunal Federal, quando manifestamente incabível, ou apresentado fora do prazo, ou quando for evidente a incompetência do Tribunal" (Súmula 322/STF).
Agravo em recurso extraordinário não conhecido com determinação imediata de certificação do trânsito em julgado e baixa dos autos à origem.
(STJ, ARE no ARE no RE no AgRg no AREsp 1587570/MG, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, CORTE ESPECIAL, julgado em 09/03/2021, DJe 11/03/2021)
TJ-MT Contratos Bancários
ACÓRDÃO
DIREITO CIVIL E CONSUMIDOR. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. DESCONTOS BANCÁRIOS INDEVIDOS. CONTRATAÇÃO NÃO COMPROVADA. RESTITUIÇÃO SIMPLES. DANO MORAL CONFIGURADO. REDUÇÃO DO QUANTUM INDENIZATÓRIO INVIÁVEL. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.
I. Caso em exame
1. Apelação cível interposta por instituição bancária contra sentença que reconheceu a inexistência de relação contratual entre as partes, condenando o banco à restituição em dobro dos valores descontados indevidamente da conta corrente do autor e ao pagamento ...
+175 PALAVRAS
... condições das partes, não merecendo redução.
IV. Dispositivo e tese
7. Recurso conhecido e parcialmente provido, tão somente para determinar que a restituição dos valores descontados se dê de forma simples.
Tese de julgamento:
"1. A ausência de comprovação da contratação legítima do serviço bancário impõe o reconhecimento da inexistência do débito e a devolução dos valores descontados indevidamente.
2. Não comprovada a má-fé da instituição financeira, a restituição deve ocorrer de forma simples.
(TJ-MT, N.U 1000035-77.2025.8.11.0003, CÂMARAS ISOLADAS CÍVEIS DE DIREITO PRIVADO, TATIANE COLOMBO, Segunda Câmara de Direito Privado, Julgado em 03/09/2025, Publicado no DJE 10/09/2025)
10/09/2025 •
Acórdão em APELAÇÃO CÍVEL
COPIAR
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA