8 livros de direito penal para ler na Quarentena

E-BOOK
 
Por Modelo Inicial
11/04/2020  
8 livros de direito penal para ler na Quarentena - Penal
Não há momento mais adequado para colocar a leitura em dia do que a quarentena! Confira 8 livros de direito penal que você precisa ler.

Neste artigo:
  1. O Advogado Mafioso (John Grisham)
  2. Oratória para advogados e estudantes de direito (Reinaldo Polito)
  3. Como julgar, como defender, como acusar (Roberto Lyra)
  4. A Arte da Guerra (Sun Tzu)
  5. Manual de Direito Penal (Rogério Sanches Cunha)
  6. O Príncipe (Nicolau Maquiavel)
  7. A verdade sobre o caso de Harry Quebert (Joël Dicker)
  8. Em Defesa de Jacob (William Landay)

Com a política rígida de isolamento social, a quarentena virou rotina a inúmeros profissionais, dente os quais, o Advogado. Longe de ser considerado um período de férias, pois inúmeros novos desafios surgiram nessa fase, por outro lado, o isolamento social tem garantido um tempo livre maior não gasto no trânsito, reuniões e audiências.

Portanto, de forma a trazer mais produtividade neste período, trazemos uma sugestão de leitura. Acompanhe!

A área penal costuma atrair e fascinar muito advogados e estudantes de direito, contudo, assim como os demais ramos jurídicos, o direito penal exige dedicação para que seja possível construir uma carreira promissora na área criminalista.

Pensando nisso, separamos os melhores livros para aqueles que são apaixonados pelo direito penal, sendo que a seleção inclui não apenas leituras especificamente jurídicas, mas também engloba assuntos que auxiliam outras habilidades, além do direito, que cabem aos advogados criminalistas, como oratória, criminologia e filosofia.

Se você se interessa pelo tema, veja estas dicas:

1. O Advogado Mafioso (John Grisham)

O livro "O Advogado Mafioso" conta a história de Sebastian Rudd, um advogado atípico e fora do comum que defende pessoas de quem os outros advogados preferem nem se aproximar, como um acusado de abusar sexualmente e matar duas meninas, um crime do chefe organizado e um homem que diz pertencer a um culto satânico.

Para o advogado, não importa se o seu cliente é inocente ou culpado, mas ele não gosta de injustiças e acredita que todos os cidadãos merecem um julgamento justo, mesmo que para isso ele tenha que quebrar algumas regras da justiça.

2. Oratória para advogados e estudantes de direito (Reinaldo Polito)

O livro "Oratória para advogados e estudantes de Direito" tem o objetivo de ensiná-lo a atuar na advocacia com oratória excepcional. Em cada capítulo o autor busca orientar os profissionais do Direito para falar de maneira correta e eficiente em audiências, em teses de defesa ou de acusação no Tribunal do Júri, em sustentações orais perante os tribunais superiores, em palestras e conferências perante as plateias mais exigentes, em reuniões com outros advogados e no relacionamento com clientes.

O objetivo do livro é fazer com que o leitor aprenda técnicas que o tornam um profissional naturalmente seguro, comunicativo e envolvente, mas que ainda assim preserva o seu estilo e suas características pessoais.

Além de aprender a oratória para a área jurídica também é possível aprender com essa leitura a vencer o medo de falar em público, como conquistar a confiança dos ouvintes e até mesmo a usar com segurança o vocabulário, a voz e a expressão corporal.

3. Como julgar, como defender, como acusar (Roberto Lyra)

"Como julgar, como defender, como acusar" é uma obra escrita pelo promotor de justiça Roberto Lyra, um profissional que, após se sobressair de maneira excepcional em um tribunal do júri, ficou conhecido como o príncipe dos promotores públicos brasileiros.

É mais um dos livros de direito penal que valem a leitura. No livro o autor, que percorreu todos os estágios da carreira do Ministério Público, ensina as técnicas e táticas que utilizou durante a sua carreira de operador do Direito Penal.

4. A Arte da Guerra (Sun Tzu)

O livro "A Arte da Guerra" de Sun Tzu é um grande clássico da literatura que todos os estudantes de direito deveriam ler. É uma obra que fala sobre utilizar o conhecimento estratégico e sobre como é preciso se comportar, ter postura e preparo perante situações difíceis.

A grande lição do autor é mostrar que é preciso encarar os momentos difíceis sem nos fazermos de vítimas da situação, mas além dessa, há uma profunda filosofia e muitas outras lições no livro.

5. Manual de Direito Penal (Rogério Sanches Cunha)

Na obra "Manual de Direito Penal" o autor Rogério Sanches Cunha consegue retratar, por meio de uma linguagem objetiva e simples, mas profunda, diversas lições fundamentais sobre a legislação penal. Sempre que possível o autor apresenta esquemas, tabelas e quadros a fim de auxiliar no aprendizado e na fixação do conteúdo, tudo isso sem descuidar da parte técnica.

Além disso, a outra abrange a posição de grandes doutrinadores e cita com frequência o entendimento dos tribunais superiores, o que faz com que o leitor se mantenha atualizado a respeito do tema que está sendo estudado.

6. O Príncipe (Nicolau Maquiavel)

O famoso livro "O Príncipe", de Nicolau Maquiavel, foi lançado em 1513 e é considerado o maior tratado político de todos os tempos. Até os dias atuais a obra é objeto de muitas discussões acadêmicas e serve para diversos estudos e análises. Maquiavel traz uma distinção bem definida entre política e ética, dando notoriedade ao termo maquiavélico. Ele também decifra os caminhos de como um governante deve agir para chegar ao poder e manter-se nele.

7. A verdade sobre o caso de Harry Quebert (Joël Dicker)

Em "A verdade sobre o caso de Harry Quebert" o autor, Joël Dicker, relata a história de uma adolescente de 15 anos que se envolve com um escritor famoso com o dobro da sua idade. Depois de alguns anos o seu corpo é encontrado na casa do escritor que, consequentemente, passa a ser o principal suspeito do homicídio.

Essa obra faz com que o estudante de direito e, até mesmo, os profissionais que já atuam na área entendam a importância de questionar tudo o que acontece em torno de um crime e conhecer todos os cenários antes de adotar qualquer atitude.

8. Em Defesa de Jacob (William Landay)

O livro "Em Defesa de Jacob" de William Landay retrata a história de Andy Barber, um procurador da cidade de Newton que acredita ter a família perfeita, até o momento em que é designado para comandar uma investigação de homicídio de um garoto de 14 anos.

Ao descobrir as provas do assassinato, o procurador se vê em um impasse porque a vítima era colega de sala de seu filho, que se torna um dos suspeitos do crime. A trama gira em torno de Andy, que busca descobrir se o seu filho, Jacob, é inocente. Ainda, precisa tentar salvar seu casamento e encarar os segredos de seu passado. "Em defesa de Jacob" é uma fascinante obra de suspense e mistério que costuma tirar o folego do leitor.

Agora que você já conhece 8 livros de direito penal que, sem dúvidas, valem a leitura e que devem beneficiá-lo em sua carreira criminal, não perca tempo e comece a ler quanto antes as obras que apresentamos!

Gostou do nosso post? Compartilhe conosco os livros que mais te marcaram na carreira!

  CADASTRE-SE GRÁTIS

Cadastre-se para receber conteúdos da área Penal e poder comentar esse artigo.

MODELOS RELACIONADOS