MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Habeas Corpus - Prisão em Ação de Alimentos

Atualizado por Modelo Inicial em 07/04/2021
Pedido de liberdade em face da decisão que determinou a prisão civil por inadimplemento da pensão alimentícia fixada.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DR. DES. PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO




, Advogado, , inscrito na OAB/ sob o nº, com endereço profissional na , vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fulcro no artigo 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal, e nos artigos 647 e 648, inciso I, do Código de Processo Penal, impetrar

HABEAS CORPUS
C/C PEDIDO LIMINAR

em favor de , , , , residente e domiciliado na , contra ato ilegal praticado pelo MM. Juiz da xx Vara Criminal da Comarca de xx, pelas razões de fato e fundamentos:

ATENÇÃO: "O Superior Tribunal de Justiça firmou orientação no sentido de não admitir a impetração de habeas corpus em substituição ao recurso adequado, situação que implica o não-conhecimento da impetração, ressalvados casos excepcionais em que, configurada flagrante ilegalidade apta a gerar constrangimento ilegal, seja possível a concessão da ordem de ofício." (HC 421.824/SP, Rel. Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, julgado em 17/04/2018, DJe 20/04/2018)

DOS FATOS

  • DO CABIMENTO DO HABEAS CORPUS

  • Consoante dispõe a Constituição Federal, em seu art. 5.º, inciso LXVIII, "conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".
  • Portanto, diante de ato coator cometido pela autoridade impetrada, consubstanciada em manifesta ilegalidade, tem-se por devido e cabível o presente pedido.

DO PEDIDO

À vista do exposto, requer-se a V. Exa. que seja concedida ao Paciente a ordem, para:

a) Preliminarmente seja atribuído o efeito suspensivo ao presente pedido, com a suspensão da ordem de prisão proferida nos autos do processo ;

b) Seja reconhecida a ilegalidade da ordem de prisão, com a concessão da ordem e consequente expedição do competente alvará de soltura ao paciente.

c) Assim não entendendo, requer a conversão em prisão domiciliar.

Termos em que pede deferimento.

  • , .

ATENÇÃO AOS ANEXOS - Não confundir o processo de execução por prisão civil com a execução por expropriação. EMENTA: HABEAS CORPUS. PRISÃO CIVIL. EXECUÇÃO DE ALIMENTOS. PLEITO PELA REVOGAÇÃO DA ORDEM DE PRISÃO. INVIABILIDADE. Caso dos autos em o impetrante informou, acostou cópia e deduziu seus argumentos considerando processo diverso do qual efetivamente decretada a prisão civil do paciente, o qual sequer tramita pelo rito da coerção pessoal, mas pelo rito da expropriação, pois decorrente de acordo de alimentos não cumprido. Aliás, deixou de instruir o feito suficientemente, sequer tendo aportado a decisão que decretou a segregação. Ausência de ilegalidade ou constrangimento ilegal no decreto da segregação, que vai mantida. Ordem denegada. (TJ-RS; Habeas Corpus Cível, Nº 70083772582, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Antônio Daltoe Cezar, Julgado em: 13-02-2020)

ANEXOS:

1.

2.

3.

4.



VER MODELO COMPLETO