CP - Código Penal (DEL2848/1940)

Artigo 66 - Código Penal / 1940

VER EMENTA

DA APLICAÇÃO DA PENA

Arts. 59 ... 65 ocultos » exibir Artigos
Art. 66 - A pena poderá ser ainda atenuada em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime, embora não prevista expressamente em lei.
Arts. 67 ... 76 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Artigos Jurídicos sobre Artigo 66

Dosimetria da pena. Procedimento e recursos cabíveis - Penal
Penal 05/10/2019

Dosimetria da pena. Procedimento e recursos cabíveis

Veja sobre as fases da dosimetria da pena e como recorrer da decisão.
Dosimetria da pena. Fases e recursos cabíveis - Penal
Penal 28/08/2019

Dosimetria da pena. Fases e recursos cabíveis

Veja os requisitos legais e possibilidades de recurso em face da dosimetria da pena.

Jurisprudências atuais que citam Artigo 66

Lei:CP   Art.:art-66  
14/10/2020 TJ-RS Acórdão

Apelação - Tráfico de Drogas e Condutas Afins

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS. ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO. RECEPTAÇÃO. PROCESSUAL PENAL. PRELIMINARES. INÉPCIA DA DENÚNCIA. Conforme orientação jurídica dos Tribunais Superiores, a alegação de inépcia da denúncia está preclusa quando suscitada após a sentença penal. LITISPENDÊNCIA. Inocorrência. Embora o crime de tráfico de drogas e de associação possuam caráter permanente, verifica-se que a permanência cessou com a prisão do réu e A.de. O.F., interrompendo-se a atividade delitiva. Evidencia-se, assim, tratar-se de crimes distintos, pois praticados em circunstâncias diversas de tempo e local, após a interrupção da permanência. Fatos delituosos absolutamente distintos entre si, não havendo a tríplice identidade que caracteriza a litispendência DESENTRANHAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL. O ...
« (+500 PALAVRAS) »
...
DELITIVA. Inviável o reconhecimento da continuidade delitiva, uma vez que os crimes foram cometidos e consumados em intervalo de tempo superior a 30 dias, descaracterizando a continuidade delitiva, nos termos da jurisprudência majoritária, motivo pelo qual se reconhece do concurso material, na forma do art. 69 do Código Penal, devendo as penas serem somadas. Aplicação da pena. Pena base reduzida para o mínimo legal. Minorante do tráfico privilegiado concedida. Regime aberto. Substituída a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direito. APELO MINISTERIAL DESPROVIDO. APELO DO RÉU M.G.M. PROVIDO. APELO DO RÉU A.DE.O.F. PROVIDO EM PARTE. POR MAIORIA, VENCIDA DRA. (...). (TJ-RS; Apelação Criminal, Nº 70082645789, Terceira Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rinez da Trindade, Julgado em: 12-03-2020)
COPIAR

27/10/2020 TJ-RJ Acórdão

APELAÇÃO - Roubo / Crimes contra o Patrimônio / DIREITO PENAL

EMENTA:  
APELAÇÃO. Artigo 157, caput, do Código Penal. Condenação. RECURSO DEFENSIVO. Aplicação do artigo 66, do Código Penal, porquanto o ora apelante, em Juízo, se arrependeu da prática do crime. Compensação "com o aumento referente aos maus antecedentes, de modo que a pena intermediária repouse no mínimo legal previsto em Lei".1. O artigo 66, do Código Penal permite que, circunstâncias particulares e excepcionais, que guardam nexo causal com o crime, e que não estão contempladas no artigo 65, do Código Penal, possam ser consideradas pelo Juízo no momento de aplicação da pena, diante de sua relevância. No caso do arrependimento do agente, esse deve ser sincero e espontâneo. Na presente hipótese, a declaração do acusado, em Juízo, de que estava arrependido de ter feito "essas coisas", e que não tinha necessidade de fazer "essas coisas" demonstrou apenas o intuito de eximir-se de sua responsabilidade, não tendo externado qualquer sentimento de remorso pela prática dos fatos. Impossível a aplicação do artigo 66, do Código Penal.2. Não tendo sido reconhecida a atenuante do artigo 66, do Código Penal, resta prejudicado o pedido de compensação. RECURSO DESPROVIDO. Conclusões: À UNANIMIDADE, NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO, NA FORMA DO VOTO DA DES. RELATORA. (TJ-RJ, APELAÇÃO 0092374-66.2019.8.19.0001, Relator(a): DES. KATIA MARIA AMARAL JANGUTTA, Publicado em: 27/10/2020)
COPIAR

14/10/2020 TJ-RS Acórdão

Apelação - Tráfico de Drogas e Condutas Afins

EMENTA:  
APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS. ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO. PROCESSUAL PENAL. PRELIMINARES. INÉPCIA DA DENÚNCIA. Conforme orientação jurídica dos Tribunais Superiores, a alegação de inépcia da denúncia está preclusa quando suscitada após a sentença penal. LITISPENDÊNCIA. Inocorrência. Embora o crime de tráfico de drogas e de associação possuam caráter permanente, verifica-se que a permanência cessou com a prisão do réu e A.de. O.F., interrompendo-se a atividade delitiva. Evidencia-se, assim, tratar-se de crimes distintos, pois praticados em circunstâncias diversas de tempo e local, após a interrupção da permanência. Fatos delituosos absolutamente distintos entre si, não havendo a tríplice identidade que caracteriza a litispendência DESENTRANHAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL. O inquérito policial ...
« (+359 PALAVRAS) »
...
DELITIVA. Inviável o reconhecimento da continuidade delitiva, uma vez que os crimes foram cometidos e consumados em intervalo de tempo superior a 30 dias, descaracterizando a continuidade delitiva, nos termos da jurisprudência majoritária, motivo pelo qual se reconhece do concurso material, na forma do art. 69 do Código Penal, devendo as penas serem somadas. Aplicação da pena. Pena base reduzida para o mínimo legal. Minorante do tráfico privilegiado concedida. Regime aberto. Substituída a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direito. APELO MINISTERIAL DESPROVIDO. APELO DO RÉU M.G.M. PROVIDO. APELO DO RÉU A.DE.O.F. PROVIDO EM PARTE. POR MAIORIA, VENCIDA DRA. (...). (TJ-RS; Apelação Criminal, Nº 70082645847, Terceira Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rinez da Trindade, Julgado em: 12-03-2020)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 77 ... 82  - Capítulo seguinte
 DA SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA

DAS PENAS (Capítulos neste Título) :