CTN - Código Tributário Nacional (L5172/1966)

Artigo 31 - CTN / 1966

VER EMENTA

Impôsto sôbre a Propriedade Territorial Rural

Arts. 29 ... 30 ocultos » exibir Artigos
Art. 31. Contribuinte do impôsto é o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 31

LeiCTN   Art.art-31  

STJ


ACÓRDÃO
PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. INDEFERIMENTO DO PEDIDO DE PENHORA NO ROSTO DOS AUTOS DE AÇÃO DE FALÊNCIA. HABILITAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA. DESNECESSIDADE. INTELIGÊNCIA DO ART. 187 DO CTN E DO ART. 29 DA LEF. 1. O STJ possui orientação pacífica no sentido de que "Uma vez inscrita em dívida ativa obrigação consubstanciada em outro título executivo, deve ser aplicado o regime jurídico próprio da dívida ativa que implica seu controle administrativo, orçamentário e financeiro (emissão de certidões positivas - art. 31, da LEF, parcelamentos, remissões, anistias, programas fiscais em geral, etc.) e agrega ao crédito inscrito a eficácia de não se sujeitar a concurso de credores ou habilitação em falência, concordata, liquidação, inventário ou arrolamento (art. 29, da LEF)" (REsp 1.247.650/RN, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, DJe 19/12/2013). 2. Desnecessária, portanto, a apresentação de prova negativa (inexistência de pedido, nos autos da Ação Falimentar, de habilitação do crédito), para o fim de análise do requerimento apresentado, nos autos da Execução Fiscal, de realização de penhora no rosto dos autos. 3. Recurso Especial provido. (STJ, REsp 1740313/DF, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 12/06/2018, DJe 26/11/2018)
26/11/2018 • Acórdão em EXECUÇÃO FISCAL
COPIAR

TRF-4


ACÓRDÃO
DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. IMPOSTO TERRITORIAL RURAL (ITR). SUJEIÇÃO PASSIVA. CISÃO SOCIETÁRIA. REDIRECIONAMENTO DA EXECUÇÃO. SÚMULA Nº 435 DO STJ. NULIDADE DA CDA. VALOR DA TERRA NUA (VTN). RECURSO DESPROVIDO. 1. Nos termos dos artigos 29 e 31 do Código Tributário Nacional, o contribuinte do Imposto Territorial ...
+202 PALAVRAS
...
administrativo. 4. Carece de interesse recursal o embargante que postula a nulidade do arbitramento do Valor da Terra Nua (VTN) com base no Sistema de Preços de Terras (SIPT) quando demonstrado que a Fazenda Nacional, em estrito cumprimento a decisão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), acolheu o valor originalmente declarado pelo contribuinte, limitando-se a cobrança ao recálculo do imposto decorrente da glosa de áreas de preservação ambiental. (TRF-4, AC 5010337-82.2022.4.04.7003, 1ª Turma, Relator(a): LUCIANE A. CORRÊA MÜNCH, Julgado em: 09/09/2026)
10/09/2026 • Acórdão em APELAÇÃO CIVEL
COPIAR
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 32 ... 34  - Seção seguinte
 Impôsto sôbre a Propriedade Predial e Territorial Urbana

Impostos sôbre o Patrimônio e a Renda (Seções neste Capítulo) :