Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO


AO JUÍZO FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE


Tratando-se de resistência da Instituição para a liberação, não se trata de pedido de alvará, mas ação cominatória. APELAÇÃO CÍVEL - ALVARÁ JUDICIAL - SAQUE DE CONTA INATIVA DE FGTS PELO TITULAR - VIA INADEQUADA - SENTENÇA DE EXTINÇÃO - MANUTENÇÃO. - Não se tratando de requerimento de alvará decorrente de falecimento, mas de pedido de saque de saldo de conta inativa do FGTS pelo próprio titular, inadequada a via eleita. - "O alvará judicial é procedimento de jurisdição voluntária incompatível com a resistência oposta pela instituição bancária". Precedentes deste Tribunal de Justiça.- Recurso conhecido e desprovido. Conclusões: POR UNANIMIDADE, NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO. (TJ-RJ, APELAÇÃO 0002145-65.2018.8.19.0043, Relator(a): DES. CAETANO ERNESTO DA FONSECA COSTA, Publicado em: 09/03/2020)

  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, ajuizar

AÇÃO COMINATÓRIA
SAQUE FGTS

  • em face da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF, com endereço para intimações no Município de , em , nº , pelos fatos e fundamentos que passa a expor.



DOS FATOS

    • O Autor é trabalhador regido pelo regime do FGTS, mantendo conta vinculada junto à Ré. Seu filho é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), CID 10 F.84, conforme laudo médico firmado por neurologista infantil anexo.
    • Tal condição exige acompanhamento terapêutico multidisciplinar contínuo, envolvendo tratamentos que não são totalmente cobertos pelo sistema público de saúde e demandam significativo aporte financeiro.
    • Em face dessas circunstâncias, o Autor requereu administrativamente junto à Ré a liberação dos valores depositados em sua conta vinculada no FGTS para custear as terapias necessárias ao tratamento de seu filho.
    • Todavia, tal pedido foi indeferido sob o argumento de que o Transtorno do Espectro Autista não se encontra elencado no artigo 20 da Lei 8.036/90. Esse entendimento, todavia, não acompanha a interpretação mais recente e pertinente para garantir direitos fundamentais à saúde e assistência familiar.
    • Diante disso, o Autor busca judicialmente a liberação dos valores do FGTS, de modo a viabilizar o tratamento adequado e contínuo de seu filho, única solução que pode garantir uma qualidade de vida digna e condizente com seus direitos fundamentais, consagrados pela Constituição Federal e pelas leis promulgadas pelo Estado Brasileiro.
  • Ao solicitar à CEF a liberação do fundo, teve como resposta negativa ao pedido, razão pela qual move a presente ação.

        DOS PEDIDOS

              3

              Comentários

              (TRT1 ROT 0101212-53.2018.5.01.0043
              Responder
              lanço o processo administrativo aonde
              Responder
              @gisele alencar:
              email: aradi1machado@hotmailcom
              Responder