Artigo 2 - Lei nº 13.188 / 2015

VER EMENTA
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 oculto » exibir Artigo
Art. 2º Ao ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social é assegurado o direito de resposta ou retificação, gratuito e proporcional ao agravo.
§ 1º Para os efeitos desta Lei, considera-se matéria qualquer reportagem, nota ou notícia divulgada por veículo de comunicação social, independentemente do meio ou da plataforma de distribuição, publicação ou transmissão que utilize, cujo conteúdo atente, ainda que por equívoco de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica identificada ou passível de identificação.
§ 2º São excluídos da definição de matéria estabelecida no § 1º deste artigo os comentários realizados por usuários da internet nas páginas eletrônicas dos veículos de comunicação social.
§ 3º A retratação ou retificação espontânea, ainda que a elas sejam conferidos os mesmos destaque, publicidade, periodicidade e dimensão do agravo, não impedem o exercício do direito de resposta pelo ofendido nem prejudicam a ação de reparação por dano moral.
Arts. 3 ... 14 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Jurisprudências atuais que citam Artigo 2

Lei:Lei nº 13.188   Art.:art-2  

STJ


EMENTA:  
CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. INOCORRÊNCIA. DIREITO DE RESPOSTA. MATÉRIA JORNALÍSTICA QUE SUGERE QUE A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR ESTARIA A SER APLICADA PELO AUTOR (MAGISTRADO) DE FORMA ARBITRÁRIA E DISCRIMINATÓRIA. ABUSO DE DIREITO CONFIGURADO. JULGAMENTO EXTRA PETITA. INOCORRÊNCIA. PROVIMENTO JUDICIAL QUE SE ENCONTRA EM CONFORMIDADE COM O CONJUNTO DA POSTULAÇÃO. DIREITO DE RESPOSTA. PROPORCIONALIDADE AO AGRAVO. INCIDÊNCIA DA SÚMULA Nº 7 DO STJ. VIOLAÇÃO AO ART. 329 DO CPC. INOCORRÊNCIA. INEXISTÊNCIA DE ALTERAÇÃO SUBSTANCIAL DO CONTEÚDO DA RESPOSTA. PREJUÍZO NÃO EVIDENCIADO. ...
« (+271 PALAVRAS) »
...
A agravante sustenta que houve modificação do pedido após a citação e a apresentação da contestação, sem o seu consentimento, em violação ao art. 329 do CPC.8. Não se verifica, porém, nenhum prejuízo. A alteração não foi substancial, a ponto de descaracterizar o pedido inicial. O texto de resposta apresentado posteriormente é, em essência, o mesmo. Apenas foi reduzido, sem modificação dos argumentos inicialmente apresentados. Essa alteração sutil não é, em tese, suficiente a causar prejuízo, a incidir o princípio da instrumentalidade das formas.9. Agravo interno a que se nega provimento. (STJ, AgInt no AREsp n. 1.640.456/MG, relatora Ministra Maria Isabel Gallotti, Quarta Turma, julgado em 6/3/2023, DJe de 10/3/2023.)
Acórdão em PROCESSUAL CIVIL | 10/03/2023

TJ-SC


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. PUBLICAÇÃO DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. RECURSO DA AUTORA ALEGADA OFENSA À SUA HONRA E REFLEXOS NEGATIVOS NO SEU ORÇAMENTO EM RAZÃO DE A CÂMERA TER FOCADO O SEU NOME, SENDO CONTEÚDO TENDENCIOSO, SENSACIONALISTA E OCORRÊNCIA DE FALTA DE CAUTELA DA APELADA. AUSÊNCIA DE EXCESSO E/OU ABUSO NA MANIFESTAÇÃO DA OPINIÃO. MATÉRIAS QUE REPRODUZEM OS RELATOS DOS PACIENTES, OPINIÃO MÉDICA E DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA. OPORTUNIZAÇÃO PELA RECORRENTE DE DIREITO DE RESPOSTA, QUE FORA EXERCIDO PELA PARTE (ART. 2º, LEI 13.188/2015. LAUDOS PERICIAIS JUNTADOS QUE CORROBORAM QUE O MATERIAL UTILIZADO PELA DEMANDANTE, NO MOMENTO DA CIRURGIA, NÃO ERA ADEQUADO. REQUERENTE QUE DESEMPENHAVA ATIVIDADE DE MÉDICA NO HOSPITAL DO MUNICÍPIO. FIGURA PÚBLICA. AUSÊNCIA DE EXTRAPOLAÇÃO DO DIREITO DE INFORMAR.  HONORÁRIOS RECURSAIS. DEVIDOS. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJSC, Apelação n. 5007097-96.2019.8.24.0020, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Cláudia Lambert de Faria, Quinta Câmara de Direito Civil, j. 20-02-2024)
Acórdão em Apelação | 20/02/2024

TJ-SC


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO PARA TUTELA DO DIREITO DE RESPOSTA. PROCEDÊNCIA NA ORIGEM. PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIA PELO PORTAL DEMANDADO. ATRIBUIÇÃO DE FALAS AO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO SINDICAL DEMANDANTE. AUSÊNCIA DE PROVA SOBRE A EXISTÊNCIA E AUTORIA DAS ALEGADAS FALAS. ADEMAIS, TEOR DA REPORTAGEM QUE NÃO SE COADUNA COM O POSICIONAMENTO DA ENTIDADE AUTORA. TENTATIVA EXTRAJUDICIAL DE RETIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES REJEITADA PELA PARTE RÉ. DIVERGÊNCIAS E IMPRECISÕES QUE ENSEJAM O DIREITO DE RESPOSTA. TEXTO DE RESPOSTA APRESENTADO PELA PARTE AUTORA QUE GUARDA ABSOLUTA PERTINÊNCIA COM A IMPRECISÃO DO TEOR DA NOTÍCIA VEICULADA. EXEGESE DOS ARTIGOS 2°, 4° E 8° DA LEI N. 13.188/2015. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. (TJSC, Apelação n. 0015586-09.2016.8.24.0023, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rel. Jairo Fernandes Gonçalves, Quinta Câmara de Direito Civil, j. 29-08-2023)
Acórdão em Apelação | 29/08/2023
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA

(Conteúdos ) :