Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) (L13146/2015)

Artigo 84 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) / 2015

VER EMENTA

DO RECONHECIMENTO IGUAL PERANTE A LEI

Art. 84. A pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais pessoas.
§ 1º Quando necessário, a pessoa com deficiência será submetida à curatela, conforme a lei.
§ 2º É facultado à pessoa com deficiência a adoção de processo de tomada de decisão apoiada.
§ 3º A definição de curatela de pessoa com deficiência constitui medida protetiva extraordinária, proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível.
§ 4º Os curadores são obrigados a prestar, anualmente, contas de sua administração ao juiz, apresentando o balanço do respectivo ano.
Arts. 85 ... 87 ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 84

Cível
Contestação - Ação de interdição - Espólio - inventariante, Impugnação à Gratuidade de Justiça, Pedidos da Reconvenção - Contrapedido, Revelia, Requisitos não atendidos para tutela de urgência, Nulidade da citação, Citação inexistente, Incapacidade civil, Justiça Gratuita ao Contestante, Feriado Local, Pessoa Jurídica, Falecimento do Autor, Irreversibilidade da medida, Provas a produzir, Citação por edital, Direitos indisponíveis, Curatela compartilhada, Ausência de pretensão resistida - não esgotamento da via administrativa, Ausência de documentos ou custas, Pessoa Física, Falsidade ideológica - informação falsa em documento verdadeiro, Ausência de informações e elementos necessários, Ausência de incapacidade, Incapacidade processual, Perda do objeto - contas prestadas, Cônjuges - ausente anuência, Escolha do curador, Falsidade documental, Pedido de reconhecimento da concessão indevida da AJG, Ausência de Provas, Pessoa com deficiência, Sociedade empresária, Princípio da instrumentalidade das formas, Falsidade material - documento falso, Situações que a citação não deve ocorrer, Ausência do fumus buni iuris, Peça Apócrifa, Ausência de benefício ao Autor, Carência da ação - Pedido genérico, contas prestadas, falta de interesse de agir, Acusações graves - alcoolemia, maus tratos etc., Advogado sem procuração, Pedido de reconhecimento da Conexão, Ausência do periculum in mora, Ausência de Provas - Geral, Pedidos indeterminados, fatos genéricos, Inépcia da petição inicial, Pedido genérico, Irregularidade na procuração ou na carta de preposto, Conexão e Juiz prevento

Jurisprudências atuais que citam Artigo 84

Lei:Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)   Art.:art-84  

TJ-MG


EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL - CURATELA - OBRIGAÇÃO DE PRESTAR CONTAS - PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO DA PESSOA INCAPAZ - PRAZO ANUAL - PREVISÃO LEGAL EXPRESSA. 1. O curador, na condição de administrador dos bens do curatelado, tem obrigação legal de prestar contas. 2. A prestação de contas, além de proteger o patrimônio do curatelado, confere transparência à gestão dos recursos que não pertencem ao curador. 3. A prestação de contas, pelos curadores, deverá observar a periodicidade anual, conforme disposto no art. 84, §4º, da Lei n° 13.146/2015. (TJ-MG - Apelação Cível 1.0000.22.133899-9/001, Relator(a): Des.(a) Carlos Henrique Perpétuo Braga, julgamento em 18/08/2022, publicação da súmula em 25/08/2022)
Acórdão em Apelação Cível | 25/08/2022

TJ-AL Nulidade / Anulação


EMENTA:  
AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROCESSO CIVIL. INTERDIÇÃO. CURATELA. PEDIDO DE DESTITUIÇÃO DE CURADOR PROVISÓRIO E NOMEAÇÃO DA AGRAVANTE PARA A FUNÇÃO. NECESSIDADE DE INTERDIÇÃO DEMONSTRADA NOS AUTOS POR PROVA PERICIAL. ALEGAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DOS DEVERES E DE AUSÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. REJEIÇÃO. CURADOR PROVISÓRIO QUE VEM EXERCENDO A FUNÇÃO HÁ ANOS, ANTES MESMO DE SER DESIGNADO PELO JUÍZO. AGRAVANTE QUE, QUANDO DA PROPOSITURA DA AÇÃO, AFIRMOU NÃO POSSUIR CONDIÇÕES DE EXERCER O ENCARGO. ELEMENTOS PROBATÓRIOS QUE DEMONSTRAM O ATENDIMENTO AOS INTERESSES DA INTERDITANDA. AUSÊNCIA DE IMPOSIÇÃO DA OBRIGAÇÃO DE PRESTAR CONTAS NO TERMO DE CURATELA. OBRIGAÇÃO LEGAL QUE NÃO VEM SENDO CUMPRIDA, CONFORME EXIGÊNCIA PREVISTA, SOBRETUDO, NO ART. 84, § 4º, DA LEI FEDERAL N.º 13.146/2015. POSSIBILIDADE DE SANEAMENTO DA AUSÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO CURADOR PROVISÓRIO, A FIM DE PRESERVAR O MELHOR INTERESSE DA INTERDITANDA. DEVER CUJO CUMPRIMENTO DEVE SE DAR PERANTE O JUÍZO DE ORIGEM. PRECEDENTES. CONSTANTE INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NOS AUTOS COMO FISCAL DA ORDEM JURÍDICA. FALECIMENTO DE TERCEIRO INTERESSADO. NECESSIDADE DE SUSPENSÃO DO FEITO PARA A REGULARIZAÇÃO PROCESSUAL, A FIM DE EVITAR FUTURAS ALEGAÇÕES DE NULIDADE. DECISÃO REFORMADA EM PARTE. RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. (TJ-AL; Número do Processo: 0804196-17.2021.8.02.0000; Relator (a): Des. Celyrio Adamastor Tenório Accioly; Comarca: Foro Unificado; Órgão julgador: 3ª Câmara Cível; Data do julgamento: 26/08/2021; Data de registro: 02/09/2021)
Acórdão em Agravo de Instrumento | 02/09/2021

TJ-SP Tutela e Curatela


EMENTA:  
INTERDIÇÃO - SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA - INSURGÊNCIA DA AUTORA, PELA REFORMA, A FIM DE QUE SEJA AFASTADO O DEVER DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUALMENTE - ALEGA QUE A CURATELADA PERCEBE, TÃO SOMENTE, OS BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS DO LOAS - DESCABIMENTO - EXPRESSA PREVISÃO LEGAL - OBSERVÂNCIA DO ART. 84, §4º DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - LEI Nº 13.146/2015) - NÃO SE VISLUMBRA NENHUMA EXCEÇÃO NO SUPRACITADO DISPOSITIVO, ACERCA DO QUANTUM AUFERIDO PELA PESSOA INCAPAZ - RECURSO NÃO PROVIDO - SENTENÇA MANTIDA. (TJSP;  Apelação Cível 0002282-04.2014.8.26.0363; Relator (a): HERTHA HELENA DE OLIVEIRA; Órgão Julgador: 2ª Câmara de Direito Privado; Foro de Mogi Mirim - 3ª Vara; Data do Julgamento: 08/08/2020; Data de Registro: 08/08/2020)
Acórdão em Apelação Cível | 08/08/2020
Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 88 ... 91  - Título seguinte
 DOS CRIMES E DAS INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

DO ACESSO À JUSTIÇA (Capítulos neste Título) :