MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Manifestação ao laudo social - guarda 

Atualizado por Modelo Inicial em 26/09/2023
Modelo geral de manifestação ao laudo pericial - Art. 436 do CPC/15.

EXMO(A). SR(A). JUIZ(A). DA VARA DA COMARCA DE


Processo nº


, já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, vem respeitosamente, nos termos do Art. 436 do CPC/15 apresentar

MANIFESTAÇÃO AO LAUDO PERICIAL

pelos fatos e motivos que passa a expor.


DA AVALIAÇÃO PERICIAL

Trata-se de ação de guarda, para qual a prova pericial buscou esclarecer o ambiente social em que as crianças estão inseridas, bem como para evidenciar eventual .

Todavia, com todo o respeito ao parecer técnico, diferentemente do resultado pericial, a perícia judicial apresentou algumas conclusões incompatíveis com a realidade, vejamos:

DO AMBIENTE DOMÉSTICO - CONCLUSÕES DIVERSAS

Quesito nº _:

Resposta:

No presente caso insta esclarecer que DIFERENTEMENTE DO QUE CONSTA NO LAUDO , ou seja, a resposta do perito evidentemente não condiz com as provas que já instruem o processo, em especial, .

Assim, a conclusão do perito é totalmente incompatível com as provas que instruem o processo. Evidentemente que tal perícia não foi realizada com a minuciosidade necessária para identificar o real objetivo da perícia.

Sabe-se que o estudo deve abordar todo o contexto em que se encontra inserido o menor, justamente para proporcionar conhecimento da sua realidade como um todo, no entanto, o presente estudo não engloba .

Ademais, a conclusão do perito se deve ao fato de uma análise superficial ao vasto material probatório juntado aos autos, assim como pela incompatibilidade incompreensível do Laudo Pericial deste processo com o Laudo que confirmou de forma categórica .

DAS LIMITAÇÕES DO ESTUDO SOCIAL - NECESSÁRIA COMPLEMENTAÇÃO

Em relação ao quesito nº , cumpre trazer as seguintes considerações:

Quesito nº _:

Resposta:

Ou seja, verifica-se que o estudo social foi nitidamente limitado, não abrangendo , ou seja questões fundamentais para o julgamento foram deixadas de lado.

Como vem sendo reafirmado pela jurisprudência:

  • "O estudo social deve abordar todo o contexto em que se encontra inserido o menor, justamente para proporcionar conhecimento da sua realidade como um todo. Restringir a abrangência do estudo social não se revela medida adequada, considerando a necessidade de elucidação do panorama geral das circunstâncias e do contexto em que o menor se encontra." (TJ-MG - AI: 23827071220228130000 Belo Horizonte, Relator: Des.(a) Carlos Roberto de Faria, Data de Julgamento: 23/06/2023, 8ª Câmara Cível Especializada, Data de Publicação: 27/06/2023)

Como é sabido, as ações envolvendo menores devem ser conduzidas e instruídas com muita cautela a fim de alcançar o melhor interesse da criança. De forma que, toda instrução processual deve privilegiar o objetivo traçado, que no caso é .

No entanto, considerando que não foi possível esclarecer , tem-se pela necessária complementação com nova perícia.

INCOMPATIBILIDADE DA CONCLUSÃO PERICIAL

Como visto, pela manifesta incompatibilidade da conclusão pericial com a vasta produção probatória das provas e laudos juntados no processo, deve ser desconsiderada a conclusão pericial.

Trata-se, afinal, de avaliação pericial contraditória que não pode embasar uma decisão, sob pena de nulidade, conforme precedentes sobre o tema:

Motivos que devem conduzir à nulidade da conclusão pericial.

Assim, diante todo o exposto, vem o Requerente Impugnar o Laudo Pericial apresentado, requerendo que seja afastada a conclusão pericial, devendo ser considerado o o conjunto fático-probatório dos autos, em especial os acostados, que demonstram a .

Nestes termos, pede deferimento.


  • , .



VER MODELO COMPLETO