Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO



,

À

Ref:

PEDIDO DE REEQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO
REPACTUAÇÃO DE PREÇOS

Para pedido de simples aplicação de índices de atualização do preço, veja modelo de pedido de reajuste de contrato administrativo.


  • , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº , , com sede na , , , , , vem respeitosamente, por meio do seu Advogado, infra assinado, apresentar

PEDIDO DE REEQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO

, que faz nos seguintes termos:


1. BREVE RELATO DO CONTRATO

A empresa sagrou-se vencedora em no , cujo objeto é .

Entretanto, o preço orçado não mais se compactua com o valor de mercado, uma vez que conforme se comprovará na sequência, o valor cotado à época da licitação não supre mais os custos e insumos previstos.

2. DO DESEQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO

ATENÇÃO ao precedente do STJ, que impactos previsíveis nos preços não amparam o pedido de repactuação dos preços, como por exemplo o dissídio da categoria. ADMINISTRATIVO. CONTRATO. EQUILÍBRIO ECONÔMICO- FINANCEIRO. REAJUSTE SALARIAL. PREVISÃO NO DISSÍDIO COLETIVO. AUSÊNCIA DE CASO FORTUITO E FORÇA MAIOR. INAPLICABILIDADE DA TEORIA DA IMPREVISÃO.1. Cuida-se de inconformismo com acórdão do Tribunal de origem que possibilitou a repactuação de preços em contrato administrativo, devido à existência de majoração de salários de empregados da contratada.2. O art. 65, inc. II, alínea "d", da Lei 8.666/1993 prevê que só é admitida em caráter excepcional a repactuação de preço de contrato administrativo quando há "fatos imprevisíveis, ou previsíveis porém de conseqüências incalculáveis, retardadores ou impeditivos da execução do ajustado, ou, ainda, em caso de força maior, caso fortuito ou fato do príncipe, configurando álea econômica extraordinária e extracontratual".3. Diante desse cenário legislativo, e utilizando interpretação a contrario sensu, percebe-se que é vedada a repactuação de preços de contrato administrativo em virtude de ocorrência de situação previsível (como é o caso do reajuste salarial determinado por convenção coletiva de trabalho).4. Ora, não pode ser aplicada a Teoria da Imprevisão para a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo (Lei 8.666/1993, art. 65, II, "d") na hipótese de aumento salarial dos empregados da contratada em decorrência de dissídio coletivo, pois constitui evento certo que deveria ser levado em conta quando da efetivação da proposta. Precedentes: REsp 411.101/PR, Segunda Turma, Min. Eliana Calmon, DJ de 8.9.2003; REsp 134.797/DF, Segunda Turma, Min. Paulo Gallotti, DJ de 10.08.2000; AgRg no REsp 417.989/PR, Rel. Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 24/3/2009; REsp 668.367/PR, Rel. Ministro Teori Albino Zavascki, Primeira Turma, DJ 5/10/2006, p. 242; REsp 650.613/SP, Rel. Ministro João Otávio de Noronha, Segunda Turma, DJ 23/11/2007, p. 454.5. Recurso Especial provido. (STJ, REsp 1824099/GO, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 13/08/2019, DJe 29/10/2019)

Este fato impede a continuidade do que foi pactuado nos preços originariamente propostos. Afinal, tratam-se de reflexos imprevisíveis na época da elaboração das propostas.

É completamente temerário manter a continuidade do contrato, sem que a equação econômica-financeira prevaleça, dando espaço a preços irrisórios e insuficientes a manter as despesas mínimas da empresa contratada. Estamos diante de um necessário REEQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO.

3. DO DIREITO AO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO DO CONTRATO E REPACTUAÇÃO DOS PREÇOS

    4. REQUERIMENTOS

        12

        Comentários

        Pessoal estou tentando acessar um modelo de pedido de reajuste e só consigo encontrar reequilíbrio, sou assinante e gostaria de informações sobre essa peça. Podem me ajudar por favor   
        Responder
        @Carolina Carla Domingues Paes:
        Bom dia! O seguinte modelo pode lhe ser útil: / Mas como são apenas modelos iniciais, devem passar pela revisão do Advogado, o qual precisa adequar à jurisprudência local, revisar a vigência das leis, necessidade de outras provas e adequação ao caso concreto.
        Responder
        Boa tarde !! em um edital de registro de preços para manutenção de motores veiculares estão solicitando certificação do CONAREM, somo um autocenter com experiência e vários atestados de grandes órgãos públicos com este modelo de serviço já prestado. como esta manutenção nos padrões de hoje exige pouco de retifica de motores pois os componente são substituídos e na maioria não necessitam de retíficas, esta exigência restringe fornecedores e privilegia em a um único setor de retíficas sendo direcionado a elas
        Responder
        BOA TARDE. NÃO ENCONTREI REEQUILIBRIO ECONOMICO FINANCEIRO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO. APENAS DE CONTRATO.
        Responder
        QUAIS OS SERVIÇOS DISPOVIVEIS PARA ASSINANTE:
        Responder
        não tem uma maneira de paga só um mês
        Responder
        este preço é pago mensalmente 
        Responder
        bom dia gostaria de saber o preço somente desta peça.
        Responder
        ESTOU INTERESSADO, NO ENTANTO PRECISO CONHECER A QUALIDADEL DAS PEÇAS . PARA TANTO ESTOU  SOLICITANDO ESSA PEDIDO DE REEQUILIBRIO ECONOMICO FINANCEIRO. SE PUDER ME ENVIAR , TUDO BEM SENÃO ........
        Responder
        Boa  tarde! Qual o valor a  ser pago?
        Responder
        Sim
        Responder
        bom dia, como fazemos para baixar esse modelo? tem que ser assinante e pagar?
        Responder