Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

AO JUIZO FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE


ATENÇÃO: Pela divergência de posicionamento sobre a competência, legitimidade e cabimento do pedido, pesquisar precedentes locais para direcionar a sua inicial.

  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, ajuizar

AÇÃO DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO EMERGENCIAL - LEI 13.982/2020 C/C DANOS MORAIS

  • em face da FAZENDA NACIONAL - UNIÃO, com endereço para intimações neste Município em , nº , e;
  • em face da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, pessoa jurídica de direito público, inscrita no CNPJ sob nº , , com sede na , , , na Cidade de, , , pelos motivos e fatos que passa a expor.

O polo passivo deve indicar o responsável pelo ato impugnado. Incluímos a União como responsável pela fonte de custeio, mas cada caso deve ser avaliado de forma individualizada com base no responsável pelo ato impugnado e precedentes locais.

DOS FATOS

  • O Autor, por meio do aplicativo disponibilizado pela CAIXA, realizou o seu cadastro em , conforme comprovantes em anexo, compreendendo poucas informações solicitadas para avaliação do direito ao benefício, previsto pelo Art. 2º da Lei 13.982/2020
  • Em , teve seu benefício negado.
  • Inconformado com o resultado, o Autor não teve qualquer meio disponível para recorrer da decisão, sendo informado apenas para fazer o pedido novamente.
  • Assim, em 20/04/2020, foi disponibilizada uma atualização do aplicativo permitindo a nova solicitação, o que foi feita.
  • Assim, considerando que o sistema disponibilizado pelos Réus não permite a inclusão de qualquer documento ou informação atual, impedindo que dados constantes no Dataprev seja atualizados, tem-se uma notório cerceamento de direito.
  • Cabe, por fim destacar, que o Autor é responsável pela manutenção de sua família, composta por , não tendo qualquer fonte de renda, evidenciando a urgência e importância do benefício, motivando a presente ação.

DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

    DOS PEDIDOS

          21

          Comentários

          BOA TARDE, OBRIGADA . ESTOU LENDO. PARECE BOA.
          Responder
          Alguem ja teve deferimento de liminar? Como estão os entendimentos Brasil afora? 
          Responder
          Pessoal, boa noite! Estou com caso o seguinte, o auxilio foi deferido, recebeu 2 parcelas, a 3 e 4 foram roubadas. Foi feita a contestação na caixa e infrmaram que nao há indicios de fraude "simples assim". Mais o cliente nao recebeu as parcelas e quer ser restituido, pq foi roubado e caixa simplesmente diz isso, que nao ha indicios. Alguma luz por favor?
          Responder
          Pessoal estou com um caso no qual o autor do pedido teve deferimento do pedido, mas em no máximo 1 semana depois da concessão faleceu. Para ter a possibilidade do benefício ele anexou o cpf da dependente. O que vcs indicariam neste caso?  
          Responder
          Bom dia, alguém saberia informar se nas Capitais, o endereço da União a constar no polo passivo é o endereço da Fazenda Pública Nacional????
          Responder
          o Valor da causa, com máxima vênia, creio que está equivocado, pois os pedidos são cumulativos (Danos morais e as parcelas do auxilio emergencial) devendo assim o valor da causa se proceder conforme artigo 292, VI do CPC. Somando as 3 parcelas do auxilio + danos morais. Mas fora isso a peça é impecável, já até protocolei a ação.
          Responder
          @Wylian Gabriel:
          Olá Dr. Wylian! Agradecemos sua excelente contribuição e agregamos esta observação no modelo!
          Responder
          Doutores em um processo que atuo, o juiz em decisão interlocutória  reconheceu de oficio   a ilegitimidade passiva “ad causam” da DATAPREV.Manteve a União e CEF.
          Responder
          @Leda Palacio Dos Santos:
          Bom saber!! Obrigada por compartilhar!
          Responder
          Boa tarde, chegaram a alguma conclusão sobre o polo passivo?
          Responder
          Pessoal, boa tarde! alguém fez? deu certo? União e CEF?
          Responder
          @Maria Clara Rodrigues:
          sim!! Dá certo.
          Responder
          muito obrigada!!!
          Responder
          Na dúvida, melhor colocar os dois no polo passivo, ou mesmo como está na petição modelo, também a União.
          Responder
          Entendo que seja a União, por isso Juizado Federal
          Responder
          oi, parabens, mas tbm tenho a msm duvida. quem seria o sujeito passivel?
          Responder
          eu tbm estou com essa dúvida
          Responder
          Gostei e parabenizo o autor pelo conteúdo da obra. Todavia, gostaria de saber quem é o sujeito passível desta ação? Muito agradecido,     Egnaldo Antunes Chalegre
          Responder
          @Egnaldo:
          Bom dia amigos. na ação de nº 5002691-20.2020.4.02.5104 da JFRJ, figurou como polo passivo a DATAPREV e a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. link da noticia: https://www.migalhas.com.br/quentes/326563/juiza-determina-liberacao-do-auxilio-emergencial-a-mulher-que-demonstrou-fim-do-vinculo-de-trabalho
          Responder
          @Egnaldo:
          OLA BOA TARDE, EU ENTENDO QUE VAI DEPENDER DO CASO. NO MEU POR EXEMPLO, ENTENDO QUE SEJA SOMENTE A CAIXA. JA QUE O VALOR ENCONTRA-SE DEPOSITADO EM CONTA VIRTUAL E POR MOTIVOS DE FALHA NO APLICATIVO NAO SE CONSEGUE USAR O DINHEIRO. OU SEJA, ELA RETEM O VALOR PELA   INAPLICABILIDADE DO APLICATIVO. 
          Responder
          @Egnaldo:
          Os juízes estão excluindo a dataprev do polo passivo. Outro ponto relevante é informar a composição familiar do autor, se há outro familiar recebendo auxilio.
          Responder