Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

AO JUÍZO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE

COMPETÊNCIA: STJ Súmula nº 161 STJ: É da competência da Justiça Estadual autorizar o levantamento dos valores relativos ao PIS-PASEP e FGTS, em decorrência do falecimento do titular da conta.

CABIMENTO: Valores devidos pelos empregadores aos empregados e os montantes das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Participação PIS-PASEP, independente de inventário. Já em relação a saldos bancários e de contas de cadernetas de poupança ou fundos de investimento, o valor não pode superar 500 OTN e não pode existir outros bens a inventariar. ALVARÁ JUDICIAL - LEVANTAMENTO DE SALDO DE VENCIMENTOS - EXISTÊNCIA DE BENS E HERDEIROS - SENTENÇA DE EXTINÇÃO. Comprovada a existência de bens a serem inventariados e de outros herdeiros, incabível o levantamento de valores bancários sem que haja a abertura de inventário. Verba que deve ser arrecadada pelo espólio e partilhada entre todos os herdeiros. Conhecimento e desprovimento do recurso. (TJ-RJ - APL: 00048088520188190075, Relator: Des(a). RICARDO COUTO DE CASTRO, Data de Julgamento: 22/05/2019, SÉTIMA CÂMARA CÍVEL)

Quando houver resistência da Instituição financeira para a liberação, não se trata de pedido de alvará, mas ação cominatória. APELAÇÃO CÍVEL - ALVARÁ JUDICIAL - SAQUE DE CONTA INATIVA DE FGTS PELO TITULAR - VIA INADEQUADA - SENTENÇA DE EXTINÇÃO - MANUTENÇÃO. - Não se tratando de requerimento de alvará decorrente de falecimento, mas de pedido de saque de saldo de conta inativa do FGTS pelo próprio titular, inadequada a via eleita. - "O alvará judicial é procedimento de jurisdição voluntária incompatível com a resistência oposta pela instituição bancária". Precedentes deste Tribunal de Justiça.- Recurso conhecido e desprovido. Conclusões: POR UNANIMIDADE, NEGOU-SE PROVIMENTO AO RECURSO. (TJ-RJ, APELAÇÃO 0002145-65.2018.8.19.0043, Relator(a): DES. CAETANO ERNESTO DA FONSECA COSTA, Publicado em: 09/03/2020)


  • , , , inscrito no CPF sob nº , , residente e domiciliado na , , , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, requerer

ALVARÁ JUDICIAL

Para liberação de pequenos valores em nome de , inscrito no CPF sob nº , falecido em , o qual residia em , o que faz nos seguintes termos.

DOS FATOS QUE AMPARAM O PRESENTE PEDIDO

O Autor é , herdeiro legítimo do falecido , cujo óbito ocorreu em , conforme certidão de habilitação como dependente junto ao INSS, em anexo.

O Autor objetiva que seja expedido alvará para fins de liberação dos valores referentes a no valor de R$ .

Previamente a interposição da ação houve a tentativa de resolução administrativa junto ao Réu sem êxito, pelo contrário , razão pela qual move a presente ação.

DO DIREITO

O direito do Autor vem primordialmente amparado na Lei nº 6.858/80, que dispõe sobre o pagamento aos dependentes ou sucessores, de valores não recebidos em vida pelos respectivos titulares, nos seguintes termos.

    DOS PEDIDOS

          Comentários