Lei de Improbidade Administrativa (L8429/1992)

Artigo 23 - Lei de Improbidade Administrativa / 1992

VER EMENTA

Da Prescrição

Art. 23. A ação para a aplicação das sanções previstas nesta Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.
I - ;
II -
III - .
§ 1º A instauração de inquérito civil ou de processo administrativo para apuração dos ilícitos referidos nesta Lei suspende o curso do prazo prescricional por, no máximo, 180 (cento e oitenta) dias corridos, recomeçando a correr após a sua conclusão ou, caso não concluído o processo, esgotado o prazo de suspensão.
§ 2º O inquérito civil para apuração do ato de improbidade será concluído no prazo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos, prorrogável uma única vez por igual período, mediante ato fundamentado submetido à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.
§ 3º Encerrado o prazo previsto no § 2º deste artigo, a ação deverá ser proposta no prazo de 30 (trinta) dias, se não for caso de arquivamento do inquérito civil.
§ 4º O prazo da prescrição referido no caput deste artigo interrompe-se:
I - pelo ajuizamento da ação de improbidade administrativa;
II - pela publicação da sentença condenatória;
III - pela publicação de decisão ou acórdão de Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que confirma sentença condenatória ou que reforma sentença de improcedência;
IV - pela publicação de decisão ou acórdão do Superior Tribunal de Justiça que confirma acórdão condenatório ou que reforma acórdão de improcedência;
V - pela publicação de decisão ou acórdão do Supremo Tribunal Federal que confirma acórdão condenatório ou que reforma acórdão de improcedência.
§ 5º Interrompida a prescrição, o prazo recomeça a correr do dia da interrupção, pela metade do prazo previsto no caput deste artigo.
§ 6º A suspensão e a interrupção da prescrição produzem efeitos relativamente a todos os que concorreram para a prática do ato de improbidade.
§ 7º Nos atos de improbidade conexos que sejam objeto do mesmo processo, a suspensão e a interrupção relativas a qualquer deles estendem-se aos demais.
§ 8º O juiz ou o tribunal, depois de ouvido o Ministério Público, deverá, de ofício ou a requerimento da parte interessada, reconhecer a prescrição intercorrente da pretensão sancionadora e decretá-la de imediato, caso, entre os marcos interruptivos referidos no § 4º, transcorra o prazo previsto no § 5º deste artigo.
Arts. 23-A ... 23-C ocultos » exibir Artigos
FECHAR

Petições selectionadas sobre o Artigo 23


Jurisprudências atuais que citam Artigo 23

Lei:Lei de Improbidade Administrativa   Art.:art-23  
Publicado em: 13/05/2022 TJ-MG Acórdão

Apelação Cível

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO CIVIL PÚBLICA - IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA - PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE: RECONHECIMENTO DE OFÍCIO. 1. Prescreve em 8 (oito) anos contados da ocorrência do fato as ações para a aplicação das sanções previstas na Lei nº 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa - LIA). 2. Ocorrendo uma das causas de interrupção previstas no art. 23, §4º da LIA, o prazo volta a correr pela metade. 3. Decorrido o prazo da causa interruptiva, a prescrição intercorrente deve ser declarada de ofício pelo juízo. (TJ-MG - Apelação Cível 1.0422.13.000210-4/001, Relator(a): Des.(a) Oliveira Firmo, julgamento em 10/05/0022, publicação da súmula em 13/05/2022)
COPIAR

Publicado em: 31/01/2020 TJ-RJ Acórdão

APELAÇÃO - Violação aos Princípios Administrativos / Improbidade Administrativa / Atos Administrativos / DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO

EMENTA:  
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. IMPUTAÇÃO AOS RÉUS DA PRÁTICA DE ATOS COMISSIVOS E OMISSIVOS, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE AGENTE PENITENCIÁRIO, QUE RESULTARAM NA FUGA DO DETENTO (...), VULGO ¿BATMAN¿, DA PENITENCIÁRIA PEDROLINO (...), QUE INTEGRA O COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE GERICINÓ, NO DIA 27/10/2008. SENTENÇA QUE, RECONHECENDO A PRESCRIÇÃO, JULGOU IMPROCEDENTES OS PEDIDOS, EXTINGUINDO O FEITO. CONTROVÉRSIA ACERCA DO TERMO INICIAL DA CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL. ART. 23, II, DA LEI Nº 8.429/92. DECRETO ESTADUAL Nº 2.479/79, QUE REGULAMENTA O ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DISPONDO QUE A FALTA SUJEITA À PENA DE DEMISSÃO PRESCREVE EM 5 ANOS, SENDO CERTO QUE O CURSO DO PRAZO COMEÇA A FLUIR DA DATA DO EVENTO, OU DO SEU CONHECIMENTO, INTERROMPENDO-SE PELA ABERTURA DE PAD (ART. 303). FATO OCORRIDO EM 27/10/2008, TENDO SIDO A FUGA COMUNICADA NO DIA SEGUINTE, DIA 28, DATA EM QUE A ADMINISTRAÇÃO TOMOU CONHECIMENTO DO EVENTO NARRADO, INICIANDO-SE O PRAZO PRESCRICIONAL. NOS TERMOS DO ART. 303, §2º, DO DECRETO Nº 2.479/79, O PRAZO FOI INTERROMPIDO EM 14/01/2009, MEDIANTE A INSTAURAÇÃO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR, QUE FINDOU-SE EM 2012, RECOMEÇANDO O PRAZO A CORRER ATÉ A DATA DO AJUIZAMENTO DA PRESENTE DEMANDA, EM 16/10/2015. INOCORRÊNCIA DE PRESCRIÇÃO. ANULAÇÃO DA SENTENÇA PARA PROSSEGUIMENTO DO FEITO. RECURSO A QUE SE DÁ PROVIMENTO. Conclusões: Por unanimidade, deu-se provimento ao recurso, nos ternos do voto do Des Relator. Usou da palavra, pelos apelados (1,2 e 3) o Dr. (...). Presente pelo MP, a Dra (...). (TJ-RJ, APELAÇÃO 0423270-58.2015.8.19.0001, Relator(a): DES. MARCIA FERREIRA ALVARENGA, Publicado em: 31/01/2020)
COPIAR

Publicado em: 23/08/2019 TJ-PR Acórdão

EMENTA 1) DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. IMPROBIDADE

EMENTA:  
1) DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. IMPROBIDADE. AUSÊNCIA DE REPASSE DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA AO INSS. IMPUTAÇÃO DE CONDUTA CULPOSA. PRESCRIÇÃO. TESE ASSENTADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. a) O Supremo Tribunal Federal decidiu, recentemente, que a pretensão de ressarcimento por ato de improbidade administrativa é imprescritível apenas quanto aos atos dolosos, não abrangendo os culposos (cf. RE 852475). b) O artigo 23, inciso I da Lei 8.429/92 estabelece como termo inicial do prazo prescricional quinquenal, o término do exercício do mandato, cargo em comissão ou função de confiança. c) No caso, a pretensão de Municipalidade está prescrita, na medida que passaram mais de cinco anos entre a exoneração dos Secretário de Saúde e Diretor da Autarquia Municipal de Saúde e o ajuizamento da ação. 2) DIREITO ADMINISTRATIVO. IMPUTAÇÃO DE CONDUTA CULPOSA AO EX-PREFEITO. CULPA NÃO DEMONSTRADA. ENTE INTEGRANTE DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. INDEPENDÊNCIA ORGANIZACIONAL E FINANCEIRA. DESCENTRALIZAÇÃO. a) Quanto ao ex-Prefeito, o Apelante foi incapaz de demonstrar o elemento subjetivo imprescindível para condenação nas penas da Lei de Improbidade Administrativa. b) O só fato de ser Chefe do Executivo não o torna responsável por toda e qualquer irregularidade ou desvio da Administração Municipal. c) No caso, além de não ficar comprovado que o Prefeito tinha conhecimento do não repasse da verba, não há nada a indicar que constituía obrigação sua o recolhimento ou fiscalização da transação, tendo em vista que a Autarquia de Saúde Municipal constitui entidade que goza de autonomia financeira e administrativa, não se submetendo, portanto, ao controle direto do Prefeito Municipal. 3) APELO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. (TJPR - 5ª C.Cível - 0013700-36.2013.8.16.0044 - Apucarana - Rel.: Desembargador Leonel Cunha - J. 20.08.2019)
COPIAR

Mais jurisprudências
TERMOS DE USO DA JURISPRUDÊNCIA
Arts.. 24 ... 25  - Capítulo seguinte
 Das Disposições Finais

Início (Capítulos neste Conteúdo) :