Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

CABIMENTO: Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta total ou parcial de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. (Art. 2º Lei 13.300/2016)


, , , , , , residente e domiciliado na rua , vem, por seu advogado, infra firmado, impetrar

MANDADO DE INJUNÇÃO

contra ato omissivo do , agente público, endereço profissional na rua , e em face da , pessoa jurídica de direito público interno, CNPJ nº e sede na rua , pelos fatos e fundamentos a seguir.


DO CABIMENTO

Nos termos do Art. 5º, inciso LXXI, da Constituição Federal e Art. 2º da Lei 13.300/2016, cabível a presente demanda, por se tratar de situação em que a falta total ou parcial de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania do Autor.

DOS FATOS E DA LEGITIMIDADE

O Autor é busca obter , o qual necessita urgentemente de amparo legal. Ocorre que por ausência legislativa foi impedido de .

Dessa forma, fica perfeitamente caracterizado o direito do Autor, sendo legítimo para propor o presente remédio constitucional.

DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS

O mérito deverá abordar precipuamente o direito pleiteado e o impedimento ao exercício pela carência legislativa.

O direito mencionado, mesmo que assegurado na Carta Magna, depende de lei regulamentadora, ainda não editada. Em situação tal, só resta ao Impetrante, valer-se do Mandado de Injunção, como lhe assegura o artigo 5º, LXXI, da Lei Magna, verbis :

"Art.5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: [...]

LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;"

Assim, considerando tratar-se do direito constitucional a , faz-se necessária a edição de norma regulamentadora para fins do efetivo exercício do direito. Razão pela qual, deve ser determinado ao Réu a imediata providência.

DOS PEDIDOS

3

Comentários

Penso que deveria primeiro protocolar um pedido administrativo de aposentadoria por invalidez ou relocação para, em caso de indeferimento, ingressar com medida judicial. Mas pela data da postagem creio que já tenha sido resolvida a lide.
Responder
Boa tarde, por favor estou precisando de um modelo de petição "obrigação de fazer / não fazer. Afim de estabelecer demanda contra o Estado, pois sou funcionário público e tive aviltados meus direitos de trabalhar, promoção e outros conforme previsão da Lei 13.146/15 já que em razão de acidente fiquei paraplégico. Diante do exposto aproveito o ensejo para externar meus sinceros agradecimentos.Grato Edson Mendes
Responder
Muito bom.
Responder