MODELO DE PETIÇÃO

Modelo Recurso Inominado - Atualizado 2024 

Atualizado por Modelo Inicial em 16/02/2024
Quando é cabível o recurso inominado?
Recurso cabível em face de decisão do Juizado Especial, destinado às Turmas Recursais com a finalidade de rever a decisão recorrida, nos termos do art. 41º da Lei nº 9.099/95.
Qual é o prazo do recurso inominado?
O prazo de interposição do recurso é de 10 dias úteis - Art. 42 e 12-A da Lei 9.099/95. Os prazos passam a ser contados em dias úteis com base na Lei n. 13.728, de 31 de outubro de 2018.
Qual é a diferença entre recurso de apelação e recurso inominado?
O Recurso Inominado é cabível em face das decisões no juizados especiais, o qual será direcionado às Turmas Recursais, enquanto a Apelação é destinada aos Tribunais Regionais nos processos que não são de competência dos Juizados Especiais.
Quais os principais cuidados no recurso inominado?
Legitimidade para recorrer: A parte que deseja interpor um recurso deve ter legitimidade para fazê-lo. Isso significa que apenas as partes diretamente afetadas pela decisão judicial podem recorrer.
Tempestividade: Ou seja, o prazo deve ser observado.
Preparo do recurso: Se não houve deferimento expresso da Gratuidade de justiça, é necessário pagar uma taxa ou preparar o recurso de acordo com as regras específicas estabelecidas em cada estado.
Fundamentação do recurso: O recurso deve indicar expressamente os temas rebatidos, de forma fundamentada, sob pena de não atender ao princípio da dialeticidade.
Peças obrigatórias: O recurso deve conter todas as peças obrigatórias, documentos e provas necessárias para sustentar os argumentos apresentados.
Interesse recursal: A parte que apela deve ter um interesse legítimo na revisão da decisão. Isso significa que a decisão do tribunal de primeira instância deve afetar diretamente seus direitos ou interesses.
Protocolo correto: É importante seguir os procedimentos de protocolo adequados para a apresentação do recurso, incluindo a entrega no órgão jurisdicional correto e a observância das formalidades processuais exigidas em cada tribunal.
É obrigatória a assistência por Advogado no recurso inominado?
Nos termos do Art. 41 da Lei 9.099/95, "no recurso, as partes serão obrigatoriamente representadas por advogado.".

AO JUIZADO ESPECIAL DA COMARCA DE


PRAZO de interposição do recurso é de 10 dias úteis - Art. 42 e 12-A da Lei 9.099/95. Os prazos passam a ser contados em dias úteis com base na Lei n. 13.728, de 31 de outubro de 2018.

Processo n.


, por seus procuradores, vem, a Vossa Excelência, nos termos do art. art. 41º da Lei nº 9.099/95, interpor

RECURSO INOMINADO

em face da decisão que em ação ajuizada .

Requer desde já o recebimento do presente recurso e sua retratação.

Assim não sendo, requer seja remetida à Turma Recursal competente.

Termos em que pede e espera deferimento.


RAZÕES RECURSAIS

Recorrente:

Recorrido:

Processo de origem nº , do Juizado Especial Cível da Comarca de


TURMA RECURSAL DO ESTADO DE .

COLENDA TURMA,


BREVE SÍNTESE E DA DECISÃO RECORRIDA

Neste momento, descrever apenas o fatos relevantes à conclusão do necessário deferimento do pedido. Elencar, de forma sucinta os fatores que conduzem à conclusão desejada. Após citação breve da decisão, dispor o ponto exato do equívoco da decisão impugnada, de forma que nas primeiras páginas o julgador já compreenda o fundamento do



VER MODELO COMPLETO