SUPORTE AO USUARIO

Perguntas frequentes

Editor

Como eu altero o tipo e tamanho da fonte dos documentos gerados (e-books e PDFs)?

Você pode definir o tipo e tamanho da fonte dos seus documentos gerados (PDFs) no menu Preferências. Também é possível definir o espaçamento padrão entre-linhas, as margens do documento e o cabeçalho e rodapé padrão nesta mesma tela.
Editor

Não posso definir o tipo e tamanho da fonte no próprio site?

Não. Os modelos publicados não possuem definições de layout, mas sim se ater unicamente ao conteúdo e formato das peças com o mínimo possível de formatação. A formatação (tipo de fonte, tamanho, cabeçalho, espaçamentos, etc) são preferências de quem utiliza o modelo para gerar o documento final (e-books, Word e PDF), e não de quem redige o modelo.


Logo, cada usuário pode configurar suas Preferências de formatação e, ao gerar um documento a partir de qualquer modelo, independente do autor, ter certeza que o PDF terá sempre a mesma fonte, tamanho e margens de sua preferência. Por exemplo, sem necesside de modificação do modelo original, um usuário poderá gerar um documento com a fonte Arial tamanho 12, enquanto outro usuário a partir do mesmo modelo gerará o PDF com Times New Roman tamanho 14. E todas os PDFs gerados por cada usuário terão sempre estas mesmas formatações e identidade visual.

Editor

O que são documentos privados

Documentos privados são cópias de versões de documentos do site que apenas você tem acesso. Este tipo de documento serve para você "congelar" uma versão específica do documento enquanto você faz eventuais preenchimentos, estudos e comentários.


Em geral, documentos privados são criados a partir de um modelo público da plataforma através da opção "Salvar uma cópia privada".

Editor

Fechei a janela do portal, perdi a peça que eu estava escrevendo?

Não. Toda e qualquer alteração na peça que não foi salva aparecerá no menu "Rascunhos" da tela inicial. Você pode recuperar os seus rascunhos ali. Observe que os rascunhos são salvos automaticamente no mesmo dispositivo que você estava trabalhando nele, ou seja: ele fica salvo localmente no seu computador, mesmo que você não tenha internet. 
Assinaturas

Como assino o Plano PRO ou mudo de plano?

Acesse o menu Minha Assinatura para assinar ou mudar seu plano.
Assinaturas

Como cancelo minha assinatura?

Você pode cancelar ou reativar a sua assinatura a qualquer momento no menu Minha Assinatura, no link "CANCELAR ASSINATURA".
Assinaturas

Como posso reativar minha assinatura após cancelá-la?

Você pode reativar sua assinatura a qualquer momento no menu Minha Assinatura. A reativação porém funciona como uma nova compra, gerando uma nova cobrança.
Assinaturas

Como mudo o método de pagamento ou cartão de crédito da minha assinatura?

Você pode alterar o método de pagamento ou cartão de crédito no menu Minha Assinatura.
Assinaturas

Quais são os recursos exclusivos para usuários PRO?

Assinantes PRO ganham acesso de download à nossa extensa biblioteca de produtos de apoio à prática jurídica, tais como:

- Visualizar e fazer download de E-books de modelos de Petições em formato e-Book (.epub),  Word (.doc) e PDF
- Visualizar conteúdos completos dos modelos de petições
- Baixar mais modelos diferentes por dia/mês
- Visualizar e fazer download de e-books de seleções de jurisprudência selecionada (mais de 60 tribunais)
- Visualizar e fazer download de e-books legislativos
- Visualizar e fazer download de e-books de artigos jurídicos exclusivos
- Configurar tipo da fonte, cabeçalho e margens dos PDFs baixados.

IMPORTANTE: conforme nossos termos de uso, o uso dos conteúdos é para uso exclusivo em casos concretos e reais na prática da advocacia. O uso dos conteúdos para qualquer finalidade diferente da proposta pelo site ou a identificação de padrões de uso fora do usual poderá acarretar no bloqueio de funcionalidades e/ou no banimento definitivo do usuário da plataforma.
Assinaturas

Como são registrados os acessos e downloads de e-books por dia e mês que tenho direito nos Planos PRO?

Cada Plano PRO oferece um limite diferente de modelos que você pode acessar e fazer download por dia e por mês. Esses acessos só são descontados do seu limite diário quando você efetivamente abre o documento completo - ou seja: clica no botão CONTINUAR ou clica no corpo do documento ou baixa o documento.
Limite diário
O limite diário refere-se a quantos modelos você pode acessar por dia ao total. Ao atingir o limite de acessos em um determinado dia, você só poderá acessar mais modelos no dia seguinte (os limites de acesso diários são zerados todas as noites).
Limite mensal (período de 30 dias)
O limite mensal refere-se a quantos modelos você pode acessar ao total por mês (últimos 30 dias), independente do limite diário. Ou seja, se você atinge o seu limite de acessos mensal antes do final do seu primeiro mês de assinatura, só poderá voltar a baixar novos documentos no mês seguinte, independente do limite diário. Um "mês" é considerado como um período de 30 dias, logo, o sistema verifica o seu histórico de visualizações sempre baseado nos 30 dias anteriores ao dia corrente.
Busque livremente antes de escolher o modelo ideal
Se você faz uma busca e clica no documento para visualizá-lo, porém não interage com ele (não baixa nem clica em parte alguma do documento), este documento não será descontado do seu saldo diário. Desta forma você pode ver livremente a primeira página do documento e sua lista de conteúdo e só utilizá-lo quando tiver certeza que este é o modelo certo para você.
Esteja sempre atualizado
É importante salientar que o Modelo Inicial possui uma atividade de atualização muito forte em todos os modelos, com centenas de modelos atualizados semanalmente em suas jurisprudências, novos blocos e muitas melhorias que aumentam significativamente a eficácia das petições dia após dia. Portanto, para garantir que você alcance os melhores índices de sucesso em suas petições, utilize sempre a última versão de cada modelo!
Assinaturas

Quero assinar. Quais planos e preços disponíveis?

Você pode consultar e comparar os planos e preços das Assinaturas PRO disponíveis na página Planos e Preços.
Assinaturas

Posso pagar com boleto bancário?

O pagamento por meio de Boleto bancário está disponível através do seguinte link: Planos e Preços (pagamento por boleto).
IMPORTANTE: o pagamento por boleto bancário NÃO libera a assinatura imediatamente, como acontece com o pagamento por cartão de crédito. São necessários em geral de 1 a 3 dias úteis para o banco fazer a compensação e nos enviar a confirmação, dependendo de como o boleto é pago.
Na maiorias dos casos em que o boleto é pago por Internet Banking ou outro meio eletrônico, a compensação ocorre no próximo dia útil. Todos os dias às 9:10 da manhã nosso robô financeiro recebe a lista de compensações do banco e efetua automaticamente a liberação da assinatura, enviando um e-mail automaticamente para o usuário com os detalhes.
Assinaturas

Minha assinatura está acusando pagamento atrasado. O que houve?

Todo o nosso processo de cobrança e assinatura é automatizado, sem contato humano.
Se você pagou com cartão de crédito, é muito provável que o sistema não tenha conseguido fazer a cobrança da renovação de forma automática devido ao banco emissor recusar a cobrança, suspendendo temporariamente o seu acesso. Os principais motivos para isso ocorrer são: cartão vencido ou cancelado, saldo ou limite de crédito insuficiente, etc.
Quando isso ocorre você deve receber um e-mail com um aviso e instruções de como renovar manualmente, para sua conveniência.
Para resolver, acesse a página Minha Assinatura e siga as instruções de renovação. Você poderá tentar com o mesmo cartão e ver a mensagem de erro retornada pela operadora, para poder tomar as providências necessárias junto ao seu banco. Ou tentar com um novo cartão de crédito. Em caso de sucesso, sua assinatura será liberada novamente no mesmo instante.
Assinaturas

Sou assinante PRO porém não consigo ter acesso aos modelos

Se você já é assinante porém não está tendo acesso aos recursos PRO, é provável que você tenha feito a contratação com outro usuário ou e-mail de login. Temos um sistema próprio para ajudá-lo a encontrar o usuário/e-mail com o qual você fez a contratação: 
Encontrar meu usuário PRO
Assinaturas

Qual a licença de uso dos conteúdos baixados do site?

Ao baixar ou utilizar qualquer conteúdo do site você adquire o direito de utilizar o conteúdo exclusivamente para fins profissionais no exercício da Advocacia no âmbito processual administrativo ou judicial, em mídia digital ou impressa, para um ou mais casos concretos e pré-existentes de seu cliente final. Isso lhe permite portanto utilizar os conteúdos para todos os fins que envolvem o seu cliente final, desde a revisão do documento pelo cliente até o envio do documento final para o órgão de destino do processo. A licença de uso é individual e intransferível, não podendo ser vendida ou repassada a outra pessoa ou empresa que não o contratante. 

Você NÃO PODE baixar, revender, divulgar, distribuir ou publicar mesmo que gratuitamente o conteúdo para fins não diretamente ligados à petição do seu cliente final em um caso concreto.

Após baixar o conteúdo, posso utilizá-lo em quantos processos desejar?

Sim. Ao baixar um documento você pode utilizá-lo como base para quantos processos desejar, mesmo que de clientes diferentes, desde que estes sejam casos concretos. Não é permitido baixar os documentos apenas para armazenamento local sem haver uma previsão imediata de uso e um caso concreto. 

Ao cancelar minha assinatura, qual a licença aplicada aos conteúdos que já baixei?

Mesmo que você cancele sua assinatura, a licença de uso dos conteúdos já baixados permanece a mesma: você poderá continuar utilizando o modelo baixado pelo tempo que for necessário ao seu caso concreto.

Posso revender o conteúdo, ou ceder a outra pessoa?

Não. A licença é individual e intransferível.

Posso publicar o conteúdo em meu blog, página pessoal, site, livro ou periódico?

Não. A publicação do conteúdo em qualquer meio com um objetivo não diretamente ligado ao exercício profissional da Advocacia no âmbito processual administrativo ou judicial não é permitido.

Posso publicar ou utilizar versões alteradas do conteúdo?

Não. Exceto quando as versões alteradas serão utilizadas por você no exercício profissional da Advocacia no âmbito processual administrativo ou judicial, você não pode alterar o conteúdo para distribuição em outros meios.

O que ocorre se eu violar estas regras?

Conforme nossos termos de uso prevêem, comportamentos de usuários não condizentes com o uso profissional direto e em casos concretos são automaticamente identificados, acarretando em limitação de acesso ou até o banimento definitivo do usuário de todas as plataformas de conteúdo.

Onde posso saber mais?

Todos os conteúdos do site são registrados junto à Biblioteca Nacional brasileira e biblioteca do congresso dos EUA, estando sujeitos portanto às leis internacionais e locais de direito autoral: Lei 9.610 de 1998 no Brasil, 1976 Copyright Act e 1998 Digital Millennium Copyright Act nos EUA). 

Consulte nossos Termos de Uso para mais informações específicas de nossa licença de uso.

Assinaturas

Como faço um pedido de reembolso?

O Modelo Inicial prioriza a total transparência na relação com seus clientes, assim como a qualidade dos produtos e e-books fornecidos e a satisfação dos usuários. Se por alguma razão você não está satisfeito ou não tenha usufruído conforme expectativa dos nossos produtos, veja abaixo quais situações são previstas para reembolso:
1) Caso a relação entre as partes seja consumerista, fica assegurado ao USUÁRIO o direito de arrependimento por 7 (sete) dias, nos termos do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.  
2) Se por alguma razão você não utilizou os produtos em um determinado mês (não acessou a plataforma e não visualizou, copiou ou baixou nenhum conteúdo), você pode solicitar um pedido de reembolso referente ao mês sem uso, ou uma extensão sem custo da sua assinatura (consulte o seu histórico completo de acessos aqui).
3) Impossibilidade de uso da plataforma por limitações técnicas, legais ou contratuais.
Como efetuar o pedido: O pedido deve ser feito utilizando o formulário de suporte no próprio site ou para o e-mail midia@modeloinicial.com.br, e o reembolso será efetuado na forma de estorno de transação caso a última cobrança tenha sido realizada através de cartão de crédito há menos de 24 horas. Após este prazo, ou para pagamentos por boleto, é indispensável encaminhar os seguintes dados para depósito: Banco, Agência, Número da Conta, Nome completo e CPF.
Assinaturas

Meu cartão de crédito não autorizou a cobrança. O que eu faço?

Existem diversos motivos que podem levar o banco a recusar a cobrança, desde simplesmente a necessidade burocrática de solicitar liberação de compras online até a simples falta de saldo. Veja abaixo uma passo a passo resolver problemas de não autorização:

1. Se este é sua primeira compra no site, certifique-se que os dados estão corretos e o cartão possui a função CRÉDITO habilitada. NÃO são aceitos cartões de DÉBITO no momento.
2. Certifique-se que o seu cartão possui saldo e está ativo.
3. Muitas vezes, alguns bancos são excessivamente restritivos com compras online. Tente utilizar um cartão diferente, caso o possua.
4. Entre em contato com o seu gerente e solicite liberação da cobrança em nome de MODELO INICIAL. Depois disso, tente novamente com o mesmo cartão.
5. Se nenhuma das opções acima resolver, entre em contato conosco.

Clique no botão abaixo para gerenciar sua assinatura:
Geral

O que são os modelos relacionados?

Modelos relacionados são outros modelos que tem alguma relação com o modelo em questão. Por exemplo com um conteúdo mais abrangente, ou mais específico, ou próprio para uma instância diferente, ou da mesma especificidade porém com um conteúdo um pouco diferente.
Geral

Posso alterar meu nome de exibição?

Sim. Você pode alterar o seu nome em Preferências.
Geral

Como altero minhas preferências de recebimento de e-mails?

Você pode alterar suas preferências de recebimento de e-mails em Preferências.
Geral

Como posso entrar em contato

Nosso principal e mais eficiente canal de atendimento é através de atendimento online, pois permite delegar a solicitação diretamente ao profissional mais preparado para responder a pergunta específica do usuário. Envie-nos uma mensagem através do link abaixo e tenha certeza que será prontamente atendido:


IMPORTANTE: suporte técnico online ou por telefone é oferecido exclusivamente para clientes PRO e para dúvidas técnicas relacionadas à plataforma. NOSSO ATENDIMENTO NÃO ESTÁ AUTORIZADO A PRESTAR QUALQUER TIPO DE CONSULTORIA OU TREINAMENTO JURÍDICO. 

Para casos em que o atendimento por voz se faça necessário, oferecemos suporte técnico nos seguinte números, exclusivamente para suporte de nível 1:

Fone: (11) 4130.3734


* IMPORTANTE: todas as ligações podem ser gravadas - atendimento disponível exclusivamente de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 18:00, exceto feriados.

Geral

Como sugerir um novo modelo de petição?

IMPORTANTE: O Modelo Inicial NÃO presta serviços de qualquer natureza, treinamentos ou consulturia jurídica seja para advogados ou clientes finais. Nossos produtos limitam-se unica e exclusivamente à publicação de literatura de apoio à prática jurídica em formato de e-books para download.
Periodicamente, novos conteúdos passam a fazer parte do nosso acervo, assim como atualizamos os conteúdos já existemtes. Se você possui uma sugestão para melhorar nossos produtos, antes de enviar-nos uma nova sugestão de petição, certifique-se que você buscou adequadamente no site pelas palavras que melhor descrevem a ação ou a sua necessidade, inclusive utilizando possíveis sinônimos para as palavras. Você pode utilizar a caixa de busca no topo da tela ou através da própria Página inicial
Se você não encontrar o que está procurando, envie-nos uma sugestão. Todas as sugestões serão analisadas, porém SEM GARANTIA de que tal sugestão passará a integrar o nosso acervo no futuro.
Geral

Quais as características do plano grátis?

Usuários do Plano Grátis tem direito a acessar com limitações a consulta da base legislativa, a consulta de jurisprudência e visualizar em tela de forma parcial 1 (um) modelo de sua escolha ao efetuar o cadastro. 
Por "visualizar o modelo" entende-se unicamente visualizar o modelo em tela, sem direito a copiar, compartilhar ou baixar o conteúdo. Por "usuário" entende-se uma única "pessoa natural". Qualquer tentativa de burlar tais regras acarretará o banimento permanente do usuário e possivelmente infra-estrutura utilizada por ele.
Todos os usuários dos Planos Grátis e PRO estão sujeitos à Licença de Uso dos documentos conforme descrito em nossos Termos de Uso, de forma que, ao utilizar acessar ou baixar os nossos produtos (incluindo e-books e demais materiais) de qualquer forma, o usuário manifesta sua concordância total com os mesmos. Por favor entre em contato conosco em caso de dúvidas.
Aviso legal: o Modelo Inicial se reserva o direito de alterar as regras expostas acima a qualquer momento sem prévio aviso.
Geral

Onde encontro os modelos salvos por mim?

Os modelos salvos por você (privados) podem ser acessados através da página inicial. No menu à esquerda da tela, logo abaixo da frase "Todos os modelos", clique na opção "Criados por mim". Você também poderá acessar os modelo "Compartilhados" com você nesta mesma tela.
Ou se preferir, este é o link direto para essa página de modelos criados por você: https://modeloinicial.com.br/index/usuario
Geral

Termos de uso e privacidade

Ao cadastrar-se no portal Modelo Inicial, você declara que concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Por isso, não deixe de ler estes documentos com atenção.

Caso você tenha qualquer dúvida a respeito, por favor não deixe de entrar em contato conosco para esclarecimentos.
Geral

Como faço uma citação a uma página do Modelo Inicial conforme as normas da ABNT?

Caso você escreva um artigo, monografia, trabalhos acadêmicos ou precise fazer referência a uma página do Modelo Inicial conforme as normas da ABNT, você deverá utilizar o seguinte formato:

Na citação: (Modelo Inicial, 2021).
Na referência: Modelo Inicial. Título da página do site. [S.I] [2021]. Disponível em: <Endereço da página> Acesso em: 30 maio 2021.

Por exemplo, se você está fazendo uma citação ao modelo de petição "Testamento cerrado", esta deverá ficar da seguinte forma:

Na citação: (Modelo Inicial, 2021).
Na referência: Modelo Inicial. Testamento cerrado. [S.I] [2021]. Disponível em: <https://modeloinicial.com.br/peticao/11003831/testamento-cerrado> Acesso em: 30 maio 2021.

Caso tenha qualquer dúvida sobre a licença de uso dos nossos conteúdos didáticos, por favor não hesite em entrar em contato conosco.
Geral

Minha conta foi bloqueada por violar os Termos de Uso. Como faço para reativá-la?

Muitos bloqueios podem ocorrer automaticamente por nossas ferramentas de auditoria e segurança da informação, de forma autônoma. Além disso, a Modelo Inicial reserva-se no direito de bloquear temporariamente ou banir definitivamente, de forma parcial ou total, cadastros envolvidos direta ou indiretamente em algum tipo de violação, sem aviso prévio. Se você teve o seu cadastro bloqueado por algum motivo, leia atentamente os nossos Termos de Uso para verificar a violação envolvida e poder solicitar revisão.


Política Interna de Governança e Transparência


Conforme nossa política interna de governança e transparência, a maioria dos bloqueios quando ocorrem pela primeira vez podem ser reconsiderados e revogados, caso o usuário repare o problema e informe as ações tomadas para corrigir a violação, de modo a evitar que não ocorra novamente. Se este for o caso, você pode enviar solicitação de revisão, EXCLUSIVAMENTE, através do nosso sistema de governança acessível pelo link mais abaixo.


Em caso de reincidência, todos os cadastros envolvidos, direta ou indiretamente, no evento, serão banidos DEFINITIVAMENTE da plataforma sem aviso prévio e possibilidade de reanálise ou reativação.


É importante que, ao ocorrer o primeiro bloqueio, o usuário somente solicite revisão APÓS ter resolvido todas as questões pendentes - do contrário, a liberação será feita no primeiro momento, mas voltará a ocorrer bloqueio depois quando for identificada nova violação, desta vez com banimento definitivo do usuário devido a reincidência.


Por exemplo, dependendo do caso, ações para solucionar a violação pode incluir: informar todos os e-mails utilizados em cadastros duplos, ou remover possíveis conteúdos publicados fora dos limites da atuação profissional em tribunais, ou remover os plugins do navegador que possam estar inspecionando ou alterando o código fonte do site, desativar VPNs anônimas, etc.


Se você é um usuário pago, foi bloqueado e é reincidente, envie um e-mail para midia@modeloinicial.com.br, a fim de solicitar o reembolso proporcional, conforme disposto nos termos de uso.


Como faço para reativar a minha conta?


Você poderá solicitar reativação da sua conta, caso tenha corrigido o problema (motivo da violação) e não seja reincidente, informando as ações tomadas para resolver o problema no nosso formulário de solicitação de revisão, no link abaixo:


SOLICITAR REVISÃO

Mensagens e Notificações

Onde leio ou respondo minhas mensagens de suporte recebidas?

Acesse o ícone de mensagens ( ou ) no topo da página ou clique aqui.
Mensagens e Notificações

Quando eu receber uma mensagem, receberei uma notificação por e-mail também?

Se você não mudou suas configurações iniciais, sim. Consulte suas Preferências de recebimento de email para ter certeza sobre quais notificações estão ativadas ou não.
Perfil

Como altero a minha foto de perfil?

Você pode alterar sua foto de perfil fazendo login com sua conta Google, Facebook ou Microsoft. Sua foto de perfil será automaticamente atualizada para a foto da conta utilizada no momento do login.

Caso você tenha feito login via e-mail, faça login via Google, Facebook ou Microsoft utilizando o mesmo endereço de e-mail - o sistema irá ligar automaticamente as contas e configurar seu perfil para usar sua foto de perfil desses provedores.

Caso você não possua conta no Google, Facebook ou Microsoft, sugerimos que crie uma conta gratuitamente em uma dessas redes. É grátis e agilizará seu login. Do contrário, você não poderá ter uma foto personalizada em seu perfil.