Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO


AO JUÍZO DE DIREITO DA VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE



  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, ajuizar

AÇÃO DE ALIMENTOSCOMPENSATÓRIOS

  • em face de, , , inscrito no CPF sob nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , pelos motivos e fatos que passa a expor.

DOS FATOS

  • As partes constituíram um relacionamento por mais de anos, rompida em , momento em que o Requerido deixou a residência onde morava junto com a Autora.
  • Nesse rompimento, a Autora perdeu sumariamente a qualidade de vida que auferia ao longo destes anos na relação, especialmente pela perda do .
  • Foi acordado entre as partes que o Requerido auxiliaria na manutenção do Autor mensalmente.
  • Porém, por mais de meses, o requerido não deposita qualquer valor, dificultando a manutenção da Autora. Apesar da Autora ter uma atividade remunerada, esta renda é insuficiente para cobrir necessidades básicas, como
  • Trata-se de ação que busca resguardar a dignidade e subsistência da Autora.
  • A fixação de alimentos é medida urgente e indispensável à garantia de condições mínimas de sobrevivência, razão pela qual busca a intervenção estatal.

          8

          Comentários

          bom dia, gostaria de saber sobre exoneração de pensão, mesmo que a parte que recebe não ter melhores condições para sua subsistência?
          Responder
          @Camila Costa:
          Boa tarde! Camila, de que tipo de pensão esta falando? Alimentos? Pessoa menor ou ex conjuge?
          Responder
          Bom dia não encontrei sobre alimentos transitórios, pode me ajudar ?
          Responder
          @Eline:
          Olha, posso estar enganada, mas pelo que sei os alimentos transitórios podem ser denominados também como alimentos compensatórios. Não?
          Responder
          @Eline:
          Alimentos compensatórios possuem cunho indenizatório a fim de reparar desequilíbrio patrimonial ocasionado pelo fim da sociedade conjugal, como é o corriqueiro caso de ex-cônjuges que esbulham o outro da posse dos bens comuns e usufruem exclusivamente de tudo que foi construído em conjunção de esforços. Os transitórios se dão com base no princípio da solidariedade e da mútua assistência a fim de garantir ao alimentando o mínimo existencial até que volte a ser independente.
          Responder
          Olá pelo que tenho observado de professores de diversas áreas, não é crível que se escreva no final da peça: PEDE E ESPERA DEFERIMENTO A alegação é no sentido de que se você esta pedindo consequentemente esta esperando.... É o que estão nos repassando  Isso procede?? AguardoAtt; Veridiana
          Responder
          @Veridiana Pasqualotto:
          Sobre o tema não há certo ou errado. É a mesma discussão sobre o destinatário, se é ao Exmo. Sr. Dr... ou ao Juízo, como refere o NCPC. Preciosismos. Ao fim não influenciam no resultado. 
          Responder
          bom dia tenho uma dúvida
          Responder