Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

AO JUÍZO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE .


CABIMENTO: A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. A necessidade de simples operações aritméticas para apurar o crédito exequendo não retira a liquidez da obrigação constante do título. (Art. 786 do Novo CPC)



AÇÃO DE EXECUÇÃO
POR QUANTIA CERTA


DA LEGITIMIDADE PASSIVA

Nos termos do 790 do CPC/15, a ação de execução alcança todos aqueles que possuem responsabilidade sobre o débito, direta ou indiretamente, conforme leciona o doutrinador Araken de Assis:

"Em última análise, e de olho na realidade prática, interessa definir a quem se rotulará parte legítima passiva na demanda executória. A resposta é simples: a quem não puder livrar-se de a execução recair no seu patrimônio. Essa responsabilidade recai sobre dois grupos: (a) os que assumiram a dívida mediante declaração de vontade; e (b) os que, apesar de não assumirem dívida alguma, expõem seu patrimônio à satisfação do crédito, porque são responsáveis pela solução da dívida. Essas últimas pessoas, envolvidas no processo pelo ângulo subjetivo (o credor propôs contra elas a execução) desde o início, ou em decorrência da constrição de algum bem dentro da sua esfera patrimonial (v.g., o bem gravado com hipoteca, que garante dívida de outrem que não o proprietário), ostentam-se partes." (ASSIS, Araken. Manual da Execução. Ed. RT, 2017. 19 edição. Versão ebook, 118 - Legitimidade passiva extraordinária)

Assim, nos termos da redação dada pelo Novo CPC:

Art. 789. O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei.

Portanto, demonstrada a legitimidade passiva dos réus, devem responder pela dívida executada.

DO VALOR ATUALIZADO DO DÉBITO

Até a presente data, o valor do débito é de , mediante a aplicação da taxa de juros de 1% e do a partir do mês subsequente ao da mora do Executado, conforme demonstra a planilha de cálculo anexa.

    DOS PEDIDOS

          10

          Comentários

          Gentileza, melhorar a lingua portuguesa. Do mesmo, da mesma não pode ser utilizado para pessoa, somente para indicar "coisa". Grata.
          Responder
          Boa tarde, preciso de um modelo de LEVANTAMENTO DE INTERDITADO. art. 756 CPC.
          Responder
          @Alexandre Claudio Cardoso:
          Olá! O seguinte modelo pode lhe ser útil: Levantamento curatela Como são modelos iniciais, precisam passar pela revisão do Advogado, o qual deve adequar à jurisprudência local, revisar a vigência das leis, necessidade de outras provas e adequação ao caso concreto.
          Responder
          Preciso de uma petição de compra TV on line paga a vista . Produto não entregue. Pedido restituição não cumprido. Dano moral e patrimonial
          Responder
          Bom dia, gentileza me esclarecer minha duvida, fiz um contrato de prestação de serviços, sendo que quem assinou foi a mãe da menor que teria proveito, como de fato teve na demanda, ocorre que na fase da execução de sentença, a mãe da menor mancomunada com um advogado, resolveram me destituir dos autos, necessito executar o contrato, no entanto me restou uma duvida, devo executa a mãe que representou essa menor no contrato e/ou a menor que foi a beneficiário da ação? grato desde já 
          Responder
          @Josafa Lopes Bezerr Bezerra:
          Bom dia! Entendo que a Execução será em desfavor de quem assinou o Contrato (mãe), pois, é representante legal do menor. Os honorários tem caráter alimentar, ou seja, há entendimento do TJSP que a pensão poderá ter ter o bloqueio de 20% mensal para satisfação dos honorários. Tive um caso idêntico, e deu certo.
          Responder
          @Josafa Lopes Bezerr Bezerra:
          Sugiro que execute a contratante, a genitora do menor.
          Responder
          Bom dia, precisava de um modelo que desse continuidade a execução de título extrajudicial Contrato de honorários, após a citação, que conste que o executado não respondeu a execução, não pagou, e se omite em sua residência. Obrigado. Aguardo retorno.
          Responder
          @Bruno Jahnel:
          Olá!O seguinte modelo pode lhe ser útil: Execucao forcada
          Responder
          Obrigado.
          Responder