Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

ESCRITURA PÚBLICA
Declaratória de reconhecimento e dissolução de
União Estável com Convenção de Bens

Saibam quantos esta pública escritura virem que, no ano de , aos dias do mês de , nesta cidade de , Estado do , neste Tabelionato, compareceram as partes entre si justas e contratadas, como outorgantes declarantes:

, , , portadora da carteira de identidade RG nº , expedida pela , inscrita no CPF/MF sob nº , e,

, , , portador da carteira de identidade RG nº , expedida pela , inscrita no CPF/MF sob nº , ambos maiores, residentes e domiciliados na Rua , nº , apartamento , nesta cidade.

Os comparecentes, pessoas juridicamente capazes para o ato, identificados documentalmente e reconhecidos como os próprios por mim Tabelião, do que de tudo dou fé. E, perante mim Tabelião, pelos outorgantes declarantes, me foi dito que desejam regulamentar a união estável constituída e sua regular dissolução.

PRIMEIRA: Os conviventes tiveram relacionamento pessoal e íntimo em termos de namoro, desde do ano de , no regime de coabitação, reunindo os pressupostos necessários à configuração da União Estável.

SEGUNDA: Os Conviventes reconhecem o fim do relacionamento amoroso, de modo que estão de acordo quanto ao lapso temporal que perdurou a união e, declaram que, nesse ínterim, constituíram patrimônio, o qual será nesse momento consensualmente partilhado.

TERCEIRA: Declaram que o regime de bens adotado é o da Comunhão Parcial, nos termos do Art. 1.658, do Código Civil, mas que o patrimônio comum será partilhado por livre disposição.

QUARTA: O acervo patrimonial é composto por BENS e DÍVIDAS abaixo elencados:

BENS:

  • Bens imóveis:
  • Bens móveis:
  • Quotas sociais: referentes à empresa no percentual de

DÍVIDAS:

  • R$ referente a parcelas correspondente ao financiamento junto à por meio do contrato n°;

3

Comentários

Colegas, minha dúvida é a seguinte: como acontece o procedimento, na prática, da partilha de bens? Quero somar o valor de uma empresa entre os bens a serem partilhados, mas não sei como fazê-lo. Devo indicar uma estimativa de valor e pedir perícia judicial ou da Secretaria da Fazenda no processo? Nesse caso, o divórcio é consensual e os bens já estão todos divididos, mas precisamos somar os valores para calcular o imposto de doação que vai recair sobre a diferença.Agradeço a quem puder me ajudar.
Responder
@Anonymous LGPD Request:
Bom dia ! O certo é dar o valor de acordo com o capital integralizado na empresa dividindo-se a cota parte de cada um.
Responder
@Anonymous LGPD Request:
Você junta o ultimo balanço da empresa e atribui o Valor do Ativo, não esqueça de incluir como dividas o Passivo da mencionada empresa...
Responder