Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

AO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE .


PRAZO CONTESTAÇÃO: Art. 335 do CPC: O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias (dias úteis, conforme Art 219 do CPC), cujo termo inicial será a data:
I - da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição;
II - do protocolo do pedido de cancelamento da audiência de conciliação ou de mediação apresentado pelo réu, quando ocorrer a hipótese do art. 334, § 4º, inciso I;
III - prevista no art. 231, de acordo com o modo como foi feita a citação, nos demais casos.
§ 1º - No caso de litisconsórcio passivo, ocorrendo a hipótese do art. 334, § 6º, o termo inicial previsto no inciso II será, para cada um dos réus, a data de apresentação de seu respectivo pedido de cancelamento da audiência.
§ 2º - Quando ocorrer a hipótese do art. 334, § 4º, inciso II, havendo litisconsórcio passivo e o autor desistir da ação em relação a réu ainda não citado, o prazo para resposta correrá da data de intimação da decisão que homologar a desistência.
ATENÇÃO: O prazo em dobro computado para réus com procuradores distintos só se aplica a processos físicos. §2º Art. 229 CPC/15.


Processo Nº


  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, ajuizar

CONTESTAÇÃO c/c RECONVENÇÃO

Em face da Ação Indenizatória movida por , dizendo e requerendo o que segue:


1. SÍNTESE DOS FATOS

  • Trata-se de ação de indenização proposta em face de acidente de trânsito ocorrido em , nesta cidade.
  • Alega o Autor que e almeja a indenização por danos materiais e morais.
  • Ocorre que a versão dos fatos é diferente do que foi narrado, uma vez que .
  • Razões pelas quais, requer a imediata improcedência da ação, conforme passa a dispor.

    12

    Comentários

    Boa tarde! Haveria algum modelo que eu pudesse somar a esse que tratasse de prescrição (não do prazo de ajuizamento da ação) mas do prazo para pagamento de créditos (mais de 5 anos do dano)? 
    Responder
    obrigado pela peça, seria interessante tópico sobre incompetência do juizado especial por complexidade da causa, necessidade de laudos perícias 
    Responder
    Seria interessante incluir um tópico de dano moral nessa peça
    Responder
    @Irineu Neto:
    Olá! Consta um tópico neste modelo chamado Danos Morais - Mero aborrecimento, que pode lhe ser útil.
    Responder
    poderia incluir o topico de chamamento ao processo de terceiro envolvido no acidente 
    Responder
    @Lis Costa:
    Olá! Obrigado pela sua mensagem! Dentre as preliminares já consta um tópico sobre o chamamento ao processo que pode lhe ser útil.
    Responder
    Então, na parte da reconvenção só seria necessário os fundamentos para tal, sem a necessidade de fatos e pedidos, pois esses mesmos seriam eivados nos tópicos da contestação em si. Ou estou errado? É uma dúvida forte!
    Responder
    @Vicente Rodrigo:
    Eu uso sempre fatos específicos apenas para relacionar a reconvenção com os fatos da ação principal, de forma a evidenciar o cabimento. Já os pedidos devem ser específicos da reconvenção, já que na contestação cabe o pedido apenas de improcedência da ação.
    Responder
    Ótima contestação, mas seria interessante adicionar a redação para um pedido subsidiário de responsabilidade concorrente para o caso do Contestante também estar errado no caso concreto (acima da velocidade, avançou sinal, etc)
    Responder
    @teosecco:
    Olá!  Agradecemos sua mensagem! Incluímos um tópico sobre o tema que pode lhe ser útil. Caso tenha novas ideias, não deixe de nos enviar suas sugestões!
    Responder
    ótima contestação
    Responder
    como salva o documento 
    Responder