Modelo de Petição: Pedido de remoção do inventariante

AO JUÍZO DA   VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE                          Por dependência ao processo nº                                                                               herdeiro de    cujo inventário se processa nos autos em epígrafe vem à presença de V. Exa. com fundamento no artigo 622 do CPC requerer a

REMOÇÃO DO INVENTARIANTE

pelos fatos e fundamentos que a seguir expõe Dispõe de forma clara o artigo 622 do Código de Processo Civil/2015 que Art. 622. O inventariante será removido de ofício ou a requerimento I se não prestar no prazo legal as primeiras ou as últimas declarações; II se não der ao inventário andamento regular se suscitar dúvidas infundadas ou se praticar atos meramente protelatórios; III se por culpa sua bens do espólio se deteriorarem forem dilapidados ou sofrerem dano; IV se não defender o espólio nas ações em que for citado se deixar de cobrar dívidas ativas ou se não promover as medidas necessárias para evitar o perecimento de direitos; V se não prestar contas ou se as que prestar não forem julgadas boas; VI se sonegar ocultar ou desviar bens do espólio. Ocorre que iniciado há mais de      anos o inventário não chega a termo porque o  Inventariante      .   Em virtude do mau desempenho o feito ainda se encontra em fase de avaliação que aliás não se efetua. Nesses termos REQUER 1 a autuação em apenso aos autos do inventário e a intimação da inventariante para manifestar-se em 15 quinze dias de conformidade com o previsto no artigo  623 do  Código de Processo Civil 2 seja julgado procedente o pedido de remoção da inventariante e a nomeação de      a fim de que o processo de inventário possa ter regular andamento e para correta administração dos bens do espólio. Os suplicantes pretendem provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos especialmente pelos documentos acostado com a presente além de outras que se fizerem necessários.         Nestes termos pede deferimento.                                    
ATENÇÃO: Certifique-se sempre da vigência dos artigos legais referidos - a alteração de um dispositivo legal pode alterar embasamentos, suportes fáticos e prazos, podendo comprometer sua atuação.

Comentários