Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO


AO JUÍZO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE


Para correr no rito especial, a ação deve ser proposta dentro do de ano e dia da turbação, sob pena de tramitar no procedimento comum. (Art. 558 do CPC/15)


  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, ajuizar

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE

  • em face de, , , inscrito no CPF sob nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , pelos motivos e fatos que passa a expor.


DO ESBULHO E DA PERDA DA POSSE

  • O Autor exercia a posse do bem desde conforme e objetiva a reintegração de sua posse em face do Réu, uma vez que .
  • Indispensável comprovar o exercício prévio da posse pelo Autor, o esbulho, datas e a perda da posse (Art. 561, I CPC/15): POSSESSÓRIA - Reintegração de posse - Imóvel - Esbulho praticado pelo réu não comprovado - A existência ou não de posse anterior é questão de fato, que deve ser demonstrado pela parte autora - Sentença mantida - Recurso não provido (TJSP; Apelação 1006327-88.2015.8.26.0269; Relator (a): Maia da Rocha; Órgão Julgador: 21ª Câmara de Direito Privado; Data de Registro: 20/02/2018) Caso não exista a comprovação de posse prévia, verificar o cabimento da ação Reivindicatória. ATENÇÃO: A descrição e individualização do imóvel deve ser completa. O pedido deve ser claro e preciso sobre a parcela do imóvel em litígio.
  • Trata-se de , conforme matrícula nº em que o Autor sofreu esbulho em pelo Réu, o que se comprova por meio de .
  • O Autor ocupava a referida fração de terras sem qualquer oposição. E desde então, vinha utilizando a área possuída sem qualquer impedimento.
  • Entretanto no dia , teve sua posse esbulhada, cercas danificadas, ingresso de maquinas e pessoas armadas que se dizem proprietárias do imóvel. Imediatamente o Autor deu ciência às autoridades policiais conforme Boletim de Ocorrência em anexo.
  • Previamente a interposição da ação houve a tentativa de resolução dos fatos junto ao Réu sem êxito, pelo contrário , razão pela qual move a presente ação.

        DOS PEDIDOS

              10

              Comentários

              Prezados, no meu caso trata-se de um terreno pertencente à união, em que meu avô plantava, reflorestava e criava alguns animais por mais de 20 anos e que foi invadido por terceiros Como poderei comprovar a posse deste terreno? É necessário especificar as dimensões pois é extenso e nunca foi medido. Obrigado!
              Responder
              @Rodrigo Santana:
              Reintegração de posse contra  a união, quase impossível. Mas em relação a terceiros, a dificuldade vai ser na prova da posse anterior e legítima. De toda forma, a medição é requisito da ação para demonstrar a extensão da perda. 
              Responder
              @Rodrigo Santana:
              Uma opção é verificar as imagens de satélite via google maps, se tiverem em diferentes períodos registrando a utilização da terra irá servir como prova .
              Responder
              Colegas, estou com uma dúvida e vendo a discussão...a minha cliente fez um acordo com um casal (comodato verbal), nada escrito, somente testemunhas, permitindo que o casal residisse na casa até se estabelecerem. O casal se divorciou e na mesma ação de divórcio consta que o casal não tem bens a partilhar, ou seja, a casa que residiam não era deles. o homem saiu da casa, porém a mulher se recusa a sair da casa da minha cliente. A minha dúvida é, essa ação de divórcio e o IPTU em nome da minha cliente não são suficientes para requerer a reintegração de posse.?
              Responder
              @Samantha Aguiar:
              Olá! O seguinte artigo pode lhe ser útil: https://modeloinicial.com.br/artigos-juridicos/58/entenda-diferencas-entre-acoes-possessorias-petitorias
              Responder
              @Samantha Aguiar:
              Se não há prova da posse anterior para evidenciar o esbulho poderias pensar em uma reivindicatória ou imissão de posse..
              Responder
              muito bom, so que, no lugar dos espeços , nao deveria estar sublinhado!
              Responder
              É preciso encontrar outra forma para provar o esbulho. As delegacias vêm se recusando a lavrar Boletim de Ocorrência com essa finalidade
              Responder
              @Carla:
              Dois desafios: Prova do esbulho e da posse prévia. Tive decisões em que a simples escritura não foi suficiente para provar a posse prévia, se fez necessário comprovar o uso do imóvel previamente, juntando provas da safra, por ex. O que dificulta cada vez mais a proteção do proprietário. Em relação ao esbulho, tenho adotado uma medida cara mas eficaz, ata notarial.
              Responder
              @Carla:
              Nesse caso como vc resolve??
              Responder