Modelo de Petição: Pedido de Produção Antecipada de Provas - Novo CPC

AO JUÍZO DA VARA      DA COMARCA DE    

CABIMENTO Art. 381. A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que I haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação; II a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito; III o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação. § 5o Aplica-se o disposto nesta Seção àquele que pretender justificar a existência de algum fato ou relação jurídica para simples documento e sem caráter contencioso que exporá em petição circunstanciada a sua intenção.     inscrito no CPF sob nº residente e domiciliado na na cidade de              vem à presença de Vossa Excelência por seu representante constituído propor

PEDIDO DE PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS C/C PEDIDO LIMINAR nos termos do Art 381 do CPC

em face de     inscrito no CPF sob nº  RG     residente e domiciliado na  na cidade de          pelos fatos e motivos que passa a expor.

DO CABIMENTO

Nos termos do Art. 381 do CPC/15 pode o Autor utilizar-se do pedido de produção antecipada de provas para os casos previstos no referido dispositivo legal. Art. 382. Na petição o requerente apresentará as razões que justificam a necessidade de antecipação da prova e mencionará com precisão os fatos sobre os quais a prova há de recair. Desta forma considerando especialmente a possibilidade de que Há  fundado receio de que venha a tornar-se  impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na  pendência da ação  Art. 381 inc. I especialmente porque    A  prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de  conflito  Art. 381 inc. II pois com a confirmação de que     será desnecessário o pleito judicial O  prévio conhecimento dos fatos pode justificar ou evitar o ajuizamento de ação Art. 381 inc. III especialmente porque      Assim pelo exposto justifica o presente pedido pelos fundamento abaixo elencados.

DOS FATOS

Descrever os fatos relevantes e necessários a demonstrar a necessidade da antecipação das provas em especial o enquadramento a algum dos incisos do Art. 381 do CPC DAS PROVAS QUE PRETENDE PRODUZIR O Autor para fins de garantir o resultado útil de seu direito postula a produção antecipada das seguintes provas a depoimento pessoal do     para esclarecimentos sobre nos termos do Art. 385 do CPC b ouvida de testemunhas uma vez que     cujo rol segue abaixo       c a obtenção dos documentos abaixo indicados junto ao  nos termos do Art. 396 do CPC d análise pericial da e a quebra do sigilo        para fins de    DA TUTELA DE URGÊNCIA Este tópico só pode ser incluído se tratados pontualmente os requisitos das tutelas provisórias e de urgência previstas nos arts. 294 a 311 do CPC. DA PROBABILIDADE DO DIREITO Como ficou perfeitamente demonstrado o direto do Autor é caracterizado pelo . DO RISCO AO RESULTADO ÚTIL DO PROCESSO Trata-se de ou seja tal circunstância confere grave risco de perecimento do resultado útil do processo. Diante de tais circunstâncias é inegável a existência de fundado receio de dano irreparável sendo imprescindível a nos termos do Art. 300 do CPC     DA JUSTIÇA GRATUITA O Autor encontra-se desempregado não possuindo condições financeiras para arcar com as custas processuais sem prejuízo do seu sustento e de sua família conforme declaração de hipossuficiência cópia dos seus contracheques e certidão de nascimento dos filhos que junta em anexo. Por tais razões com fulcro no artigo  5º   LXXIV   da Constituição Federal  e pelo artigo 98 do CPC requer seja deferida a AJG ao requerente.

DOS PEDIDOS

Por todo o exposto REQUER   A concessão da gratuidade de justiça nos termos do art. 98 do Código de Processo Civil O deferimento da medida liminar/antecipação de tutela etc.. para      A citação do Réu para cumprimento à determinação liminar A total procedência do pedido para determinar imediatamente a produção de provas por meio de     A condenação do réu ao pagamento de honorários advocatícios nos parâmetros previstos no art. 85 §2º do CPC Dá-se à causa o valor de R$     Nestes termos pede deferimento        OAB/    
ATENÇÃO: Certifique-se sempre da vigência dos artigos legais referidos - a alteração de um dispositivo legal pode alterar embasamentos, suportes fáticos e prazos, podendo comprometer sua atuação.

Comentários