Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO


Processo originário:

CABIMENTO: A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando: I - se verificar que foi proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz; II - for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente; III - resultar de dolo ou coação da parte vencedora em detrimento da parte vencida ou, ainda, de simulação ou colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei; IV - ofender a coisa julgada; V - violar manifestamente norma jurídica; VI - for fundada em prova cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou venha a ser demonstrada na própria ação rescisória; VII - obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável; VIII - for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos. (Art. 966 CPC) NÃO cabe rescisória: a) Por ofensa a literal disposição de lei, quando a decisão rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretação controvertida nos tribunais. (Súmula 343, do STF) b) Corrigir injustiça: PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. AÇÃO RESCISÓRIA. (...).3. O STJ possui o posicionamento de que a Ação Rescisória não é o meio adequado para a correção de suposta injustiça da Sentença, apreciação de má interpretação dos fatos ou de reexame de provas produzidas, tampouco para complementá-la. Para justificar a procedência da demanda rescisória, a violação à lei deve ser de tal modo evidente que afronte o dispositivo legal em sua literalidade. (...)(REsp 1726992/AL, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 12/06/2018, DJe 23/11/2018)

PRAZO DECADENCIAL: O prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial. O direito à rescisão se extingue em 2 (dois) anos contados do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo. (CPC Art. 975) "Inexistindo homologação judicial do pedido de renúncia, não se pode permitir a abertura do prazo decadencial de dois anos para propor ação rescisória antes que ocorra a indispensável intimação da parte interessada." (REsp 1.344.716-RS, Rel. Min. Gurgel de Faria, Primeira Turma, DJe 12/05/2020)

AÇÃO RESCISÓRIA COM PEDIDO LIMINAR

    • visando desconstituir Acórdão prolatado pelo Tribunal Pleno, na Ação monitória movida por , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº , , com sede na , , , na Cidade de, , , pelos motivos e fatos que passa a expor.


DO CABIMENTO DA RESCISÓRIA

Nos termos do art. 966 do Código de Processo Civil, a ação rescisória é cabível em face de qualquer decisão transitada em julgado, uma vez que o NCPC ao inovar a redação, excluiu a exclusividade do cabimento deste tipo de rescisão somente às sentenças, in verbis:

A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
I - se verificar que foi proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz;
II - for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente;
III - resultar de dolo ou coação da parte vencedora em detrimento da parte vencida ou, ainda, de simulação ou colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei;
IV - ofender a coisa julgada;
V - violar manifestamente norma jurídica;
VI - for fundada em prova cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou venha a ser demonstrada na própria ação rescisória;
VII - obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável;
VIII - for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos.

Assim, diante de prova inequívoca de que , requer a desconstituição da coisa julgada e o rejulgamento da causa, correspondendo ao juízo rescissorium.

DA TEMPESTIVIDADE

Considerando tratar-se de decisão transitada em julgado em , ou seja, dentro do prazo de 2 anos previstos no Art. 975 do CPC.

DOS FATOS

  • A ação originária visou a , obtendo como sentença:
  • Decisão:
  • Data do trânsito em julgado:
  • Ocorre que para tal conclusão, , razão pela qual se fundamenta a presente ação rescisória.

        12

        Comentários

        HUDSON PABLO APOLINÁIO: DR(A)s  BOM DIA!  sei que não é o ambiente adequado mas, se algum colega puder me ajudar  agradeço, estou ajuizando ação rescisória baseado em provas novas,  e o processo transitou em julgado em primeira instância mesmo, nesse caso o endereçamento é para esse juízo de 1º grau ao para o tribunal? obg.
        Responder
        @HUDSON S. ADVOCACIA:
        Ao Tribunal. Compete aos Tribunais de Justiça dos Estados julgar as ações rescisórias de seus julgados ou dos juízes estaduais a ele vinculados (art. 125, §1º, CF). Se os fatos alegados pelas partes dependerem de prova, o relator poderá delegar a competência ao órgão que proferiu a decisão rescindenda, fixando prazo de 1 (um) a 3 (três) meses para a devolução dos autos. (Art. 972 CPC)
        Responder
        DR(A)s  BOM DIA!  sei que não é o ambiente adequado mas, se algum colega puder me ajudar  agradeço, estou ajuizando ação rescisória baseado em provas novas,  e o processo transitou em julgado em primeira instância mesmo, nesse caso o endereçamento é para esse juízo de 1º grau ao para o tribunal? obg.
        Responder
        muito bommm
        Responder
        Excelente. Muito obrigado.
        Responder
        esta petição esta bem incompleta para açao rescisoria. Não ha sequer topico quanto a tempestividade, não obrigatoriedade de deposito cauçao, etc. Precisam melhorar. 
        Responder
        Adorei 
        Responder
        OK
        Responder
        EXCELENTE MODELO. mUITO OBJETIVO
        Responder
        Petição abrangente, direta, com linguagem clara, mas sem deixar de observar as normas da linguística jurídica.
        Responder
        Dos modêlos já pesquisados  foi o que verifique um redação sussinta e querente .
        Responder
        @DEUSDEDIT CAVALCANTE DE ALMEIDA:
        muito obrigada
        Responder