Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DESEMBARGADOR(A) PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO .

DESTINATÁRIO DO AGRAVO - O agravo de instrumento será dirigido diretamente ao tribunal competente - Art.1016 do CPC.
EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. DECISÃO MONOCRÁTICA. ARTIGO 1.021 E §§ DO CPC. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PROTOCOLO EM JUÍZO INCOMPETENTE. ERRO GROSSEIRO. INTEMPESTIVIDADE DO RECURSO. A agravante não apresenta qualquer subsídio capaz de viabilizar a alteração dos fundamentos da decisão recorrida. O recurso não foi conhecido por intempestividade, ao ter sido interposto em Juízo ad quem incompetente, o que inviabiliza a suspensão ou a interrupção do prazo para a sua propositura, caracterizando erro grosseiro. A sentença concedeu o benefício de auxílio-doença, constante do artigo 60 da Lei n. 8.213/91. O precatório será pago por este Tribunal, o que ensejou a intervenção de terceiro, da agravante, na condição de cessionária dos créditos a serem recebidos pela parte autora. Está caracterizado o erro grosseiro, por ter sido protocolado o recurso em Juízo incompetente e, consequentemente, a sua intempestividade. A decisão agravada está suficientemente fundamentada e abordou todas as questões suscitadas, pretende a agravante rediscutir argumentos já enfrentados. Agravo interno desprovido. (TRF 3ª Região, 9ª Turma, AI - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 5026327-08.2019.4.03.0000, Rel. Desembargador Federal VANESSA VIEIRA DE MELLO, julgado em 07/08/2020, e - DJF3 Judicial 1 DATA: 13/08/2020) (in: Modelo Inicial: https://modeloinicial.com.br/peticao/11000654)

PRAZO DO AGRAVO: 15 dias úteis - Arts. 219 e 1.003, §5º. Os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento - Art. 224 do CPC.


Processo de Origem nº:

  • , , , inscrito no CPF sob nº , RG nº , , residente e domiciliado na , , , na Cidade de , , , vem à presença de Vossa Excelência, por meio do seu Advogado, infra assinado, ajuizar

AGRAVO DE INSTRUMENTO

em face de decisão que em ação ajuizada em face da .


BREVE SÍNTESE E DA DECISÃO AGRAVADA

Trata-se de Ação pleiteando a concessão de, requerendo como tutela incidental a .

Todavia, entendeu o MM. Juiz de Direito, em decisão interlocutória, que:

.

O que não deve prosperar, pois o pedido atende a todos os requisitos indispensáveis à concessão da tutela pleiteada, uma vez que ficaram demonstrados os requisitos legais para seu deferimento, como passa a demonstrar.

A jurisprudência compreende o Art. 1015 do CPC/2015 como um rol taxativo de hipóteses de cabimento do Agravo de Instrumento. Art. 1.015 Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: I - tutelas provisórias; II - mérito do processo; III - rejeição da alegação de convenção de arbitragem; IV - incidente de desconsideração da personalidade jurídica; V - rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação; VI - exibição ou posse de documento ou coisa; VII - exclusão de litisconsorte; VIII - rejeição do pedido de limitação do litisconsórcio; IX - admissão ou inadmissão de intervenção de terceiros; X - concessão, modificação ou revogação do efeito suspensivo aos embargos à execução; XI - redistribuição do ônus da prova nos termos do art. 373, § 1º; XII - (VETADO); XIII - outros casos expressamente referidos em lei. Parágrafo único. Também caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário. No entanto, em recente julgamento do STJ, em sede de Recursos Repetitivos, foi firmado entendimento que: "O rol do art. 1.015 do CPC é de taxatividade mitigada, por isso admite a interposição de agravo de instrumento quando verificada a urgência decorrente da inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação." (REsp 1.704.520-MT, Rel. Min. Nancy Andrighi, Corte Especial, por maioria, julgado em 05/12/2018, DJe 19/12/2018 (Tema 988)

      35

      Comentários

      Bom dia,, nobres colegas! Preciso de um agravo de instrumento contra uma decisão do juiz que vem se esquivando de  cumprir as decisões do tribunal de Justiça. Algum de vocês teriam um modelo? 
      Responder
      Alguém já fez algum modelo de Agravo que indeferiu a Curatela de urgência em Ação de Interdição?
      Responder
      Muito bom!
      Responder
      boa noite a todos! alguém ja entrou com AGRAVO DE INSTRUMENTO em ação que pede desconsideração da pessoa jurídica que possa me ajudar. Meu cliente foi citado para apresentar defesa de decisão interlocutória, o mesmo teve sua assinatura falsificada no termo de posse em uma associação de moradia 
      Responder
      @rodrigo melo:
      Não sei qual seria sua dúvida, mas eu atentaria para entrar com o Agravo e com a defesa na ação principal, pois no caso de indeferimento do agravo, o processo sege contra o sócio. Sobre a falsidade, traga como preliminar de contestação e no bojo do agravo, cabendo ao Juiz determinar se segue como incidente (Art. 430 CPC). 
      Responder
      Boa noite Drs! Estou fazendo um Agravo de Instrumento pela primeira vez contra decisão que indeferiu o pedido de justiça gratuita, minha dúvida é se esse modelo esta atualizado, pois não se coloca mais os dizeres " Colenda Turma, Nobre Julgadores"?
      Responder
      @Carmelice Santana:
      Os dizeres e Colenda Turma são comumente utilizados na apelação, quando a inicial do recurso é encaminhado ao Juiz, o qual fará o encaminhamento para a turma. No Agravo, entendo que por ser encaminhado para o Des. que faz a primeira análise seja desnecessário. Mas, opinião pessoal, acredito que seja apenas uma questão de preciosismo, sem relação a estar atualizado ou não..
      Responder
      Doutores, preciso de um auxilio, alguém já fez algum processo utilizando o principio da DA BOA FÉ DO ADVOGADO: ? 
      Responder
      No Novo CPC, o prazo é de 05 dias, e não mais de 15.
      Responder
      @Valdeir Veloso:
      Pelo NOVO CPC, o prazo do Agravo, interposição e resposta, é de 15 dias úteis (regra geral para todos os recursos, à exceção dos embargos de declaração, que continuarão com prazo de 05 dias – v. NCPC, arts. 219, 1.003, §5º e 1.023) 
      Responder
      boa tarde drs. preciso de um modelo de agravo de instrumento contra indeferimento de levantamento de valores de precatório já disponibilizados. a juíza quer discutir  a liquidacao de sentença após 23 anos
      Responder
      PODERIA ME ENFORMA COMO E O MANDATO DE SEGURANÇA....PARA UM DECORRENTE ...DE UMA CNH...
      Responder
      PRECISO DE UM RECURSO DE RESTITUIÇÃO DODINHEIRO PAGO DE UMA MULTA DE TRANSITO........OBRIGADO.
      Responder
      BOA TARDE...PRECISO DE UMA PETIÇÃO DE RECURSO DE PONTUAÇÃO DA CNH SUSPENSÃO E BLOQUEADA......OBRIGADO..
      Responder
      Doutores, preciso de um auxilio, alguém já fez algum processo utilizando o principio da fungibilidade recursal? 
      Responder
      @Bruna Advocacia Oliveira:
      Boa tarde! Este modelo pode lhe ser útil: Agravo Interno Novo CPC Principio Fungibilidade Recursalnjjyki6ah2gxn
      Responder
      Ótimo modelo. Perfeito
      Responder
      Bom Tarde a todos! Preciso de um auxílio. Em uma Ação de Sobrepartilha com Reabertura de Inventário a Juíza deu Decisão Interlocutória abrindo prazo para o Inventariante apresentar os recolhimentos de ITCD, de modo que,  preciso recorrer e estou na dúvida se Agravo de Instrumento (sou de trabalhista). Qual medida para atacar essa decisão? Obrigado.
      Responder
      @Hélio Marcio Alencar Silva:
      Olá! Pelo rol taxativo do 1.015 do CPC entendo não ser cabível o Agravo. Qual seria o prejuízo a fundamentar um recurso sobre tal deferimento?
      Responder
      @Hélio Marcio Alencar Silva:
      O STJ, e vários Desembargadores, não consideram o roll TAXATIVO.
      Responder
      @Hélio Marcio Alencar Silva:
      Verdade, desde que comprovada urgência. "O rol do art. 1.015 do CPC é de taxatividade mitigada, por isso admite a interposição de agravo de instrumento quando verificada a urgência decorrente da inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação." (REsp 1.704.520-MT, Rel. Min. Nancy Andrighi, Corte Especial, por maioria, julgado em 05/12/2018, DJe 19/12/2018 (Tema 988)
      Responder
      bom dia, preciso de uma ação para restabelecimento de auxilio doença , a segurada tem câncer de mama, e o seu benefício foi cortado.
      Responder
      Por favor, preciso entrar com Agravo denegação de justiça gratuita para empresa que passa por momento delicados e esta sem rendimentos.
      Responder
      Parabéns!! 
      Responder
      Parabéns!! 
      Responder
      Parabéns! estou utilizando o modelo em razão de um despacho do Juíz que negou a tutela apesar dos laudos psicológicos e indo frontalmente contra o posicionamento do MP - SEQUER FUDAMENTANDO. Depois venho informar se consegui a tutela  junto ao tribunal.
      Responder
      @Marta Rodrigues:
      Estou com caso similar
      Responder
      Excelente trabalho, parabéns!!!
      Responder
      na união homoafetiva um dos conjuge morre e deixa uma casa, sendo que esse conjuge tem uma irma que entra com uma ação para abrir o inventario. qual a ação que deve tormar? seria agravo de instrumento?
      Responder
      @Djalma Junior:
      Djalma, não trabalho muito na área, mas, pelo que conheço, nos termos do Art. 628. do NCPC "Aquele que se julgar preterido poderá demandar sua admissão no inventário, requerendo-a antes da partilha."  Tem um modelo aqui: Pedido ingresso herdeiro Inventario Art 628 NCPC
      Responder
      boa noite! parabéns
      Responder
      Otimo material
      Responder
      Gratulações! bom material.
      Responder
      PARABÉNS PELA BELA INICIATIVA. 
      Responder
      Parabéns pelo material! Obrigada por compartilhar.
      Responder