Aviso: Visualize um modelo grátis ao se cadastrar! Para baixar ou copiar o documento, assine Modelo Inicial PRO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR Vice-Presidente DO TRIBUNAL DO ESTADO DE.


DESTINATÁRIO: Destinar o recurso ao Presidente do tribunal recorrido e não diretamente ao STJ. CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. RECURSO MANEJADO SOB A ÉGIDE DO NCPC. RECURSO ESPECIAL INTERPOSTO DIRETAMENTE NO STJ. NÃO CONHECIMENTO DO APELO NOBRE. ART. 1.029 DO NCPC. AUSÊNCIA DE VÍCIO FORMAL. IMPOSSIBILIDADE DE CORREÇÃO. DECISÃO MANTIDA. AGRAVO INTERNO NÃO PROVIDO.1. (...).2. Nos termos do art. 1.029 do NCPC, o recurso extraordinário e o especial serão interpostos perante o presidente ou vice-presidente do tribunal recorrido, o que não ocorreu no caso em apreço. A interposição do recurso especial diretamente no STJ não se trata de mero vício formal, não sendo possível a sua correção.3. (...) .4. Agravo interno não provido. (STJ, AgInt no REsp 1765137/RJ, Rel. Ministro MOURA RIBEIRO, TERCEIRA TURMA, julgado em 29/04/2019, DJe 02/05/2019)

CABIMENTO: Recurso cabível quando esgotadas todas as possibilidades de recurso, inclusive embargos infringentes, e, somente quando a decisão recorrida a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal. (Art. 105, III, CF) Obs.: Não cabe recurso especial contra decisão proferida por órgão de segundo grau dos Juizados Especiais. (Súmula n. 203/STJ)

PRAZO: 15 dias úteis - Arts. 219 e 1.003, §5º. Os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento - Art. 224 do CPC. Enquanto perdurarem os recursos excepcionais, a sentença anterior já pode ser executada provisoriamente, exceto quando conferido pedido de efeito suspensivo. REsp e REX podem ser ajuizados simultaneamente no STF e no STJ, já que suas diferenças são bem delineadas pela Constituição, tratando-se de discussão de matérias distintas. Portanto, o prazo para apresentar os recursos corre simultaneamente.

Processo nº


, já qualificado no presente processo, vem, a presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo 105, III, da Constituição Federal, interpor

RECURSO ESPECIAL

Requer desde já seja o presente recurso recebido e processado para, após ouvido o recorrido e analisados os requisitos de admissibilidade abaixo indicados, seja remetido ao Egrégio Superior Tribunal de Justiça e ao final, ser provido em sua totalidade.


1. DOS REQUISITOS FORMAIS DE ADMISSIBILIDADE

1.1 Houve o esgotamento das instâncias ordinárias.

CUSTAS: Juntar guia e comprovante originais de pagamento. "A juntada apenas do comprovante de pagamento das custas processuais, desacompanhado da respectiva guia de recolhimento, é insuficiente à comprovação do preparo" (STJ, AgInt no REsp 1.622.574/RS, Rel.Ministro FRANCISCO FALCÃO, SEGUNDA TURMA, DJe de 27/04/2017).
Cuidar para não juntar "agendamento de pagamento".

1.3 Da tempestividade

Nos termos do art. 1.003, § 5º do CPC/2015, o prazo para interpor o presente recurso é de 15 dias úteis. Considerando que a decisão recorrida foi publicada em , perfeitamente tempestiva a interposição do recurso na presente data.

Assim, interposto o recurso dentro do prazo legal, tem-se por tempestivo o presente recurso.

Nestes termos, após o juízo de admissibilidade, seja dado o devido seguimento ao recurso.

  • , .

ATENÇÃO: Não utilizar esta via recursal sem concreto cabimento sob pena de multa. De acordo com o Art. 80. Do CPC, considera-se litigante de má-fé aquele que: ... VII - interpuser recurso com intuito manifestamente protelatório. O juiz condenará o litigante de má-fé a pagar multa, que deverá ser superior a um por cento e inferior a dez por cento do valor corrigido da causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou. PROCESSO CIVIL. AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. RECURSO MANEJADO SOB A ÉGIDE DO NCPC. (...) RECURSO MANIFESTAMENTE INADMISSÍVEL. APLICAÇÃO DA MULTA DO ART. 1.021, § 4º, DO NCPC. AGRAVO NÃO PROVIDO. 1. (...)6. Em virtude do não provimento do presente recurso, e da anterior advertência quanto a aplicação do NCPC, incide ao caso a multa prevista no art. 1.021, § 4º, do NCPC, no percentual de 3% sobre o valor atualizado da causa, ficando a interposição de qualquer outro recurso condicionada ao depósito da respectiva quantia, nos termos do § 5º daquele artigo de lei. 7. Agravo interno não provido, com imposição de multa. (AgInt no REsp 1695676/SP, Rel. Ministro MOURA RIBEIRO, TERCEIRA TURMA, julgado em 05/06/2018, DJe 18/06/2018)



1. SÍNTESE


2. DOS REQUISITOS MATERIAIS DE ADMISSIBILIDADE

      2.2 DO FILTRO DE RELEVÂNCIA DAS QUESTÕES DE DIREITO INFRACONSTITUCIONAL

      3. REQUERIMENTOS

        11

        Comentários

        cada peça encontrada aqui tem sido muito util ao dia dia da profssão.
        Responder
        EM SUMA, gosto muito das peças que encontro aqui. Sempre aprendo muito. 
        Responder
        Muito boa, mas quanto a primeira peça, será que não teríamos que fazer um parágrafo demonstrando os requisitos de admissibilidade (tempestividade, preparo etc.)?       Visto que trata-se de um recurso que deve atentar-se a demonstrar esses requisitos em primeira peça, já que, no entanto, foi reestabelecido a esse recurso o chamado DUPLO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE. (igualmente acontece no R. EXTRAORDINÁRIO) - Recursos extremos para os Tribunais Superiores.      obs: essas modificações foram introduzidas pela lei 13.256\2016 - antes da entrada em vigor do NCPC\15 - em observância a chamada VACATIO LEGIS de 1 ano do nosso CPC.  Obrigada!! 
        Responder
        A peça está boa. Sinto que falta mais aprofundamento e conteúdo.
        Responder
        Sandra Oliveira 04/06/2019 - Gostei a peça ajudou  no  meu caso concreto.
        Responder
        Alguém pode me ajudar? tenho que fazer um recurso especial pleiteando tutela provisória que o relator indeferiu porque o recurso não foi acompanhado da procuração outorgada ao advogado do agravante, trabalho de faculdade 
        Responder
        Razões do recurso especial "após ser ouvido o RECORRENTE" está errado, pois é após ouvir o RECORRIDO.
        Responder
        Gostei muito pois os prequestionamentos já estão implícitos. Basta buscarmos as leis, artigos e o que não foi observado.. Dispensando os Embargos   
        Responder
        @Maria Araujo:
        Olá! Entendo que a argumentação do prequestionamento implícito deve ser utilizado somente quando, por um lapso, não se fez os embargos... Pois, considerando os critérios do STJ, não se pode arriscar deixando de embargar..
        Responder
        Excelente! é um norte para quem nunca fez este tipo de recurso.
        Responder
        Parabéns, ajuda bastante que está começando!! Obrigada!!
        Responder