Como o whatsapp pode influenciar no seu contrato de honorários

E-BOOK
 
Por Modelo Inicial
07/03/2018  
Como o whatsapp pode influenciar no seu contrato de honorários -
Uma das principais ferramentas de comunicação, o whatsapp pode ser o vilão ou um propulsor de produtividade. Saiba prever isto no seu contrato.

Dentre as redes sociais mais utilizadas no país, o whataspp ganhou muito espaço nos meios de comunicação, exigindo a avaliação do quanto esta ferramenta repercute no trabalho.

Sobre o tema, alguns pontos importantes devem ser considerados na utilização do aplicativo:

1. O tempo dedicado ao cliente demonstra atenção e pessoalidade ao caso, gerando mais empatia pelo cliente;

2. A agilidade na transmissão de informações e o compartilhamento de dados sobre um processo são peças essenciais na construção da credibilidade;

3. A acessibilidade e relação mais próxima criada com o cliente transmite a segurança e tranquilidade buscada para a solução de um conflito.

Em compensação, outras constatações em paralelo ganham espaço:

1. Não há hora marcada para que o cliente te acesse no seu trabalho, o cliente tem um canal direto e imediato à sua atenção, exigindo de você um posicionamento imediato;

2. Qualquer posicionamento exigirá uma postura profissional na resposta, pois independente do meio utilizado, qualquer manifestação fica registrada e formalizada para fins de responsabilização dos reflexos daquele entendimento transmitido;

3. Independente do horário, a resposta ao cliente acaba sendo sempre uma consulta, que pode demandar mais ou menos tempo de pesquisa, mas sempre exigirá alguma hora técnica;

4. Toda e qualquer pesquisa, ou mesmo os preciosos minutos dedicados a uma conversa por whatsapp, além de não ter a mesma eficácia que uma conversa verbal ou pessoal, consome ao longo do dia várias horas dedicadas nesta plataforma;

5. O tempo dedicado às redes, dependendo da forma emq ue é utilizada podem não gerar rentabilidade direta e repercutem no custo da oportunidade, pois se trata de tempo em que se perde de buscar novos empreendimentos ou de desenvolvimento de novas teses.

Tratam-se de algumas constatações obtidas com a realidade virtual que invadiu o ambiente de trabalho, devendo ser ponderadas e bem trabalhadas para fins de se obter o melhor aproveitamento destas ferramentas.

Todavia, não obstante as grandes vantagens destas facilidades, alguns pontos merecem especial atenção dos operadores de direito. Afinal, não são raras as cobranças dos clientes por respostas imediatas para assuntos complexos.

As horas dedicadas à comunicação com o cliente não podem deixar de ser computadas como horas técnicas para fins de avaliação do custo/hora em cada caso, razão pela qual se exige do profissional o máximo de transparência com o cliente no ato da contratação, deixando muito claro os limites e valores passíveis de cobrança nos casos que estes limites são ultrapassados.

Desta forma, se a comunicação via whatsapp é permitida, ela deve ser avaliada no custo. Caso não seja permitida, ela deve ser precificada, pois o uso é previsível.

Pensando nesta preocupação de máxima transparência, disponibilizamos um modelo de contrato de honorários, no qual se sugere a cláusula 8.5 de cobrança pela hora técnica dedicada à comunicação pelas redes sociais.

Acesse o modelo aqui, e, se tiveres alguma sugestão, deixei seu comentário.

Abraço da Equipe Modelo Inicial

PETIÇÃO RELACIONADA

Contrato Honorários 

  CADASTRE-SE GRÁTIS

Cadastre-se para receber conteúdos da área e poder comentar esse artigo.

Comentários

Excelente, M.I., parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar!
Responder
Muito bom.
Responder