VOLTAR
Das redes sociais à robotização da Advocacia - Geral

Das redes sociais à robotização da Advocacia

  Por  

Há tempos que as redes sociais já são utilizadas como ferramentas de network dos advogados. Tecnologias de gestão de processos, plataformas digitais de visibilidade e marketing já fazem parte da rotina de muitos escritórios no país.

Inspirados por grandes nomes no mundo jurídico norte americano, os escritórios tem investido cada vez mais em sistemas de gestão, TI e plataformas que garantam praticidade no trabalho. Atividades gerenciais e de pesquisa tem dado espaço a sistemas programados para substituírem de vez a atuação pessoal. Investimento em programadores e softwares especializados ganham cada vez mais prioridade frente a investimentos em Recursos Humanos.

A robotização da advocacia não esta longe de ser uma realidade. Softwares desenvolvidos para encontrarem a tese mais adequada ao caso concreto, como o Donotpay.co. Uk utilizado nos EUA, já mostra agilidade e eficiência nos resultados ao utilizar a plataforma de interação direta com o cliente gerando imediatamente o recurso à infração de trânsito.

Plataformas que agilizam a formatação de documentos, ou trazem modelos completos também já são de conhecimento geral da categoria. Outras novidades que também ganham espaço são as plataformas que viabilizam a interação com cliente e maior visibilidade dos Advogados como o Jusbrasil, ou mesmo, disseminam a rede de informações e atualização como o Espaçovital.

Mais recentemente foi lançada uma plataforma que fomenta a criação colaborativa de peças jurídicas. Reunindo contribuições e críticas de profissionais de várias áreas, o site Modelo Inicial traz um ambiente interativo entre profissionais para aplicar a melhor tese a cada caso, com sugestões de melhorias e esclarecimentos de dúvidas entre os Advogados.

Esse é o lado bom da modernidade, afinal, a tecnologia não poderia se resumir à dor de cabeça que muitos tribunais nos dão com plataformas de processos eletrônicos que não funcionam e mais emperram a vida do Advogado do que contribuem.

O conhecimento das mais diversas plataformas, apesar de passar longe das disciplinas acadêmicas, ganham cada vez mais espaço como disciplinas indispensáveis à competitividade no mercado. Especialmente quando lidamos num ambiente com mais de UM MILHÃO DE ADVOGADOS inscritos e com restrição pré-histórica à publicidade.

Cabe então ao Advogado iniciante ou aquele de longa data a busca constante pelo aprimoramento e atualização das novas tecnologias e desafios que a modernidade trouxe à nossa profissão.

Forte abraço!

Equipe Modelo Inicial

www.modeloinicial.com.br

  CADASTRE-SE GRÁTIS

Cadastre-se para receber conteúdos da área Geral e poder comentar esse artigo.

MODELOS RELACIONADOS